31.8.18

A TRANSFORMAÇÃO DA TERRA


    Informam, os Espíritos superiores, que são chegados os tempos marcados pela Divindade, em que grandes acontecimentos se vão dar para regeneração da humanidade.
    O nosso globo, como tudo o que existe, está submetido à lei do progresso. Progride fisicamente, pela transformação dos elementos que o compõe e, moralmente, pela depuração dos Espíritos encarnados e desencarnados que o povoam.
    De duas maneiras se executa esse duplo progresso: uma lenta, gradual e insensível; a outra caracterizada por mudanças bruscas, a cada uma das quais corresponde um movimento ascencional mais rápido, que assinala os períodos progressivos da humanidade.
    Estamos vivendo, hoje, uma dessas mudanças bruscas, em que o orbe terráqueo vai sofrer profundas transformações quanto às populações de Espíritos vinculadas a ele, pois, informam-nos os diversos autores espíritas que, no próximo milênio, a Terra vai deixar de ser um Mundo de Provas e Expiações e alçar-se-á a categoria de Mundo de Regeneração.
    Esta transformação admirável do planeta, consequência mesmo da força das coisas, foi predita em várias passagens do Evangelho. Sob forma figurada, às vezes com expressões duras, os evangelistas e os apóstolos puderam pressentir que esse momento não lhes estava longe.
    "O meu reino ainda não é deste mundo."(Jesus)
    "Bem aventurados os mansos porque herdarão a Terra..."(Jesus)
    "Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus." (João Batista)
    "Nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão avarentos, egoístas, arrogantes, etc., todavia eles não irão avante" (Paulo à Timóteo)
    Assevera, Allan Kardec "que aqueles que esperarem ver as transformações por efeitos maravilhosos, serão decepcionados", porque esse processo de evolução espiritual do planeta, vai desenrolar-se sem cataclismos, sem traumas físicos, sem abalos ou comoções no orbe. Não haverá guerras exterminadoras, flagelos gravíssimos, epidemias cruéis, grandes desastres ecológicos. A transformação é puramente espiritual e vai desenvolver-se paulatinamente.
    Kardec ensina:
    "Uma mudança tão radical como a que se elabora não pode realizar-se sem comoção: haja luta inevitável entre as ideias.
     É pois da luta das ideias que surgirão os graves acontecimentos anunciados, e não de cataclismos ou catástrofes puramente materiais. Os cataclismos gerais eram a consequência do estado de formação da Terra, hoje não são as entranhas do globo que se agitam, são as humanidades. A geração atual desaparecerá gradualmente, e a nova lhe sucederá do mesmo modo, sem que nada seja mudado na ordem material das coisas."
    Segundo Kardec, o que ocorrerá é uma seleção de Espíritos: Espíritos endurecidos no mal, recalcitrantes no erro, insensíveis ao convite para a renovação moral não mais se reencarnarão no globo, sendo degredados para mundos inferiores. Por outro lado, a Terra estará recebendo Espíritos sensíveis, conscientes da necessidade de se esforçarem na conquista do bem comum. Este processo segundo os benfeitores, deverá concretizar-se durante o terceiro milênio.
    Lembra ainda o Codificador que "A regeneração da humanidade, não exige absolutamente a renovação integral dos Espíritos: basta uma modificação em suas disposições morais. Essa modificação se opera em todos quantos lhe estão predispostos, desde que sejam subtraídos à influência perniciosa do mundo. Assim, nem sempre os que encarnarem serão outros Espíritos; são com frequência os mesmos Espíritos, mas pensando e sentido de outra maneira.
    Uma comparação vulgar ainda melhor fará compreender o que se passa nessa circunstância. Figuremos um regimento composto na sua maioria de homens turbulentos e indisciplinados, os quais ocasionarão nele constantes desordens. Esses homens são os mais fortes, porque mais numerosos do que os outros. Eles se amparam, animam e estimulam pelo exemplo; os poucos bons nenhuma influência exercem; seus conselhos são desprezados; sofrem com a companhia dos outros, que os achincalham e maltratam.
    Suponhamos que esses homens são retirados um a um, dez a dez, cem a cem do regimento e substituídos, mesmo por alguns dos que, já tendo sido expulsos se corrigiram. Ao cabo de algum tempo, existirá o mesmo regimento, mas transformado. A boa ordem terá sucedido à desordem."
___________________________________
QUADRO XIII

Sinais Sugestivos de Transformação da Terra

* Fundação de instituições protetoras, civilizadoras e emancipadoras
* Leis penais impregnadas de sentimentos mais humanos
* Enfraquecimento dos preconceitos
* Supressão de barreiras que separam os povos
* Repulsão às ideias materialistas
___________________________________
QUADRO XIV

Esboço Histórico da Terra

Mundo Primitivo  -->  há 4,5 bilhões de anos  --> Formação da Terra
                          --> há 2 bilhões de anos  -->  Aparecimento da Vida
                          -->  há 200 mil anos  -->  Conquista da Razão

Mundo de Expiação e Provas  -->  ?  -->  Chegada dos Capelinos
                                            --> ano 0  -->  Vinda de Jesus
                                            --> 2000  -->  Início da Fase de Transição

Mundo de Regeneração  -->  3° milênio  -->  Terra Transformada

Apostila Original: Instituto de Difusão Espírita de Juiz de Fora - MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário