30.6.14


Tempo Presente

Eu sei que os dias passam, vão embora e não voltam mais. Escampam das nossas mãos, como se água fosse, e deixam de existir. O que passou, passou, não volta mais. O que fazer? Olhar para frente e seguir. Não há alternativa na vida.
A vida é assim, é desse jeito, então nos adaptemos a ela. Sejamos como ela é. A opção que temos é viver o momento presente em plenitude. O que quer dizer plenitude? É viver intensamente, por completo, por inteiro, estar todo imerso no agora. Esta alternativa, para quem vive assim, é de alívio. Alivia a alma porque não vai ficar choramingando o passado que não foi como deveria e mais ainda projetando um futuro sem nada fazer.
A vida nos oferece estas lições, aproveitemo-las em nosso favor. Quem me dera poder incutir isto na mente das pessoas. É, porque vejo tanta gente voltada para o futuro e esquecendo-se de fazer o essencial nos dias de hoje. Outras, não conseguem se desarnar do que aconteceu ontem e vivem repetindo aquela ladainha:
- No meu tempo não era assim...
Eu vejo o futuro, mas ajo no hoje. O presente me oferece oportunidades mil e só depende de mim, de mais ninguém. Sou eu quem diz para onde devo ir e, sobretudo, para onde não quero ir. Se vou deixando a vida me levar sem ter um norte definido, poderei chegar à deriva e indo precipício abaixo me quebrar completamente. Não vou deixar isso acontecer, de jeito algum. Vou ter atitude na vida, vou ser eu, vou colocar em prática os meus sonhos.
O problema, muitas vezes, é que as pessoas não sonham. Não possuem propósitos na vida. Vão vivendo por viver. Que tristeza o peso dos dias sem razão para viver.
Viver é ter sonhos, é ter um ideal, é ter uma causa maior, é ter algo que valha a pena acordar todos os dias, que faça ter valor cada respiração que der. Isto é viver.
Não pense no futuro de braços cruzados. Pense no futuro agindo, movimentando forças para o alcance de seu ideal de vida. Você verá que a vida ficará bem mais divertida e interessante.
Quem, porém, apenas transfere para o futuro as realizações que deveria fazer hoje, engana-se e engana os outros. É adiando que nunca se faz. Desculpas e mais desculpas e nada acontece. Isso não!
Pois bem, refaça a sua vida já, agora. Disponha-se a melhorar a qualidade de seu viver. Seja ativo e empondere-se da sua vida, afinal de contas, ela é sua e de mais ninguém.
Levante-se, homem e mulher de Deus, e seja co-criador do Pai na edificação de uma Terra melhor que depende muito da sua ação em particular, senão Ele, o Altíssimo, sequer teria perdido o tempo precioso Dele para lhe criar.
Paz,
Helder Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário