16.6.14


Fazer o Bem

A paz que invade o meu coração neste momento é tamanha.
Sei dos imensos desafios que abriga a minha alma, mas tenho a certeza que, um a um, serão vencidos porque me dedico, com todas as minhas forças, a tarefa do bem e isto, por si só, já é sinal inequívoco de vitória.
Quem se dedica ao bem, quem deposita todas as suas forças na tarefa de ajudar aos outros, possui a semente de esperança em dias melhores. Não se abate diante das injustiças. Não se cansa de lutar por um mundo melhor. Não se limita a apenas falar e reclamar.
Fazer o bem, meus irmãos, é dever moral daqueles que se declaram cristãos. Ele mesmo, Jesus, não se conteve em apenas falar, ensinar, discernir. Jesus era, antes, um prático, alguém que demonstrava pelas ações o que pela palavra fluía.
Prefiro, mil vezes, um homem que faz a um homem que apenas fala. É claro que tem aqueles que inflamam qualquer plateia, que emocionam com o verbo, tem aí uma finalidade interessante e importante, mas o que faz depois disso?
Sou daqueles que preferem um homem acanhado, calado, na sua, mas que aproveita todas as oportunidades da vida para fazer o bem – e não olha a quem. Vive no mundo para servir. 
Que maravilha!
Já imaginaram, meu povo, o que seria deste mundão de Deus se todos tivessem esta inclinação natural? Se cada um se preocupasse apenas em fazer o bem, sem alarde, sem outro propósito que senão ajudar ao irmão de caminho?
Sei que isto é possível. Tenho fé nisto e por esta razão jamais me cansarei de dizer e incentivar que não percamos a oportunidade de produzir o bem onde quer que estejamos.
Fazer o bem faz um bem imenso não apenas para quem é objeto das nossas ações, mas traz para o nosso coração uma tranquilidade enorme, uma paz indefinível.
Quando o Nosso Senhor Jesus Cristo proclamou que devêssemos amar uns aos outros como Ele nos amou disse, claramente, que era possível fazer do jeito que Ele fez, que amar não era apenas um privilégio Dele, mas de todos os seus irmãos.
Façam o bem! 
Façam agora e a toda hora.
Um gesto amigo, um pedaço de pão.
Uma lembrança qualquer, um aperto de mão.
Uma palavra de fé, um consolo ao coração.
Seja o que fizer, faça sempre com fé, faça sempre por amor ao seu irmão.
Um abraço,
Helder Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário