2.6.14


PERGUNTA DE LEITOR PARA DOM HÉLDER CÂMARA

O Senhor já deve está sabendo que o Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife vai encaminhar um processo de beatificação ou canonização ao Vaticano, solicitando a sua Santidade Dom Helder.
O Senhor já se expressou aqui (neste blog) sobre a Santidade com relação aos outros, nossos irmãos em Cristo, mas, agora é com o senhor.
Em tempo, a Comissão da Verdade conseguiu provar que o Padre Henrique, seu assessor, foi assassinado pelo regime militar, eu particularmente acho que eles tentaram o senhor, mas como o alarde poderia gerar proporções alarmantes, preferiram o Padre Antônio Henrique como um recado maléfico do que eles poderiam fazer.
A propósito o senhor já deve há muito ter reencontrado o Padre Antônio Henrique aí neste outro lado da vida, ele já se comunicou Dom Hélder e como ele tem vivido e atuado neste outro lado da vida?

RESPOSTA DE DOM HÉLDER CÂMARA

- Meu querido irmão, Deus nos abençoe!
Estou atento a tudo que se passa na terra e, logicamente, aquilo que se passa na nossa província. Acompanho os trabalhos da Comissão da Verdade e fico na expectativa que ela, de fato, transpareça para todos. Não como um ato de vingança, nada disso, mas de resgate do fato histórico como ele aconteceu na realidade.
Padre Antônio Henrique está bem. Como veio para o lado de cá bem antes do que eu, não perdeu tempo, e se ocupou com várias outras atividades sacerdotais, digamos assim. Não quis interromper o trabalho que vinha exercendo. Influencia, no bom sentido, padres jovens no início de sua carreira. Foi o que quis fazer deste lado da vida e o faz com muito carinho e alegria.
Nem se lembra mais dos fatos que o tiraram da vida física, isto é página virada na vida dele. Não se preocupa mais com isto há bastante tempo. Nem eu.
A verdade é que quando as pessoas estão na atividade no corpo físico possuem um ângulo próprio de ver as coisas, mas quando “mortos” veem de maneira bem mais ampliada, ver em conjunto, e aí têm outra concepção do que ocorreu. Portanto, não me atingiram com a morte do Padre Antônio Henrique como queriam. Gostariam que eu colocasse o “pé no freio”, repensasse as minhas posições, mas foi exatamente o contrário, ali é que se fortaleceu o meu compromisso com a justiça e a verdade.
Por outro lado, vejo como uma demonstração de carinho todo este movimento do nosso querido Saburido e de diversos amigos em me colocar no altar dos santos da Igreja Católica.
Meus queridos irmãos, eu estou aqui e bem vivo. Sinto que vocês não deem a devida atenção a estas palavras, que não reciclem vossos pensamentos e comecem a enxergar as coisas como elas são. Entendo-as, mas não posso, como dever a verdade que sempre preguei e defendi, de deixar de me expressar. O convite está feito para “ouvir-me” nestas palavras. Paciência e compreensão de minha parte.
Não sou santo. Já disse outras vezes e repito: não sou santo. E na expressão real do que seja santidade, ponho-me a muita, muita distância disto, meus queridos.
Agradeço o apreço, mas, definitivamente, este título não me pertence.
Um abraço a todos,
Helder Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário