16.12.13


Mandela - Exemplo de Líder

Nos funerais de Mandela que fui acompanhar, encontrei muita emoção. Como foi interessante ver a alma do povo sul africano dando adeus ao seu Madiba.
Meus queridos, como é forte a influência de um verdadeiro líder para sua gente.
Havia pessoas que choravam da saudade que teriam – e olha que viviam distante do seu líder maior.
Outras o reverenciavam pelo que ele representa. “Um homem assim jamais viverá na Terra”, chegava a dizer outro em não conseguir expressar o tamanho de sua admiração.
Quilômetros de fila para ver rapidamente a face inerte de Mandela. E isto já bastava. Guardar na memória a última expressão do homem que libertou a África do Sul da escuridão do Apartheid.
Nelson Mandela é exemplo para o mundo. É exemplo para todos os líderes mundiais de como se deve governar um povo, servir a sua gente, defender e engajar-se numa causa coletiva.
Mandela poderia ter elegido o ódio mesmo depois de preso, mas não, compreendeu que sua forma de libertar o seu povo era equivocada, que a violência nada valeria, e aí, semelhantemente a Gandhi, reorientou seu modo de proceder. Os vinte e sete anos de cárcere serviram para amadurecer a alma deste grande homem.
Este período de maturação íntima todos nós somos chamados a fazer, meus queridos. Para ele custou mais de um quarto de século, mas para você pode representar menos. O indispensável é pensar sobre a sua própria vida e mudá-la de verdade. Ele fez isso.
Houve dois Mandelas. Um antes e outro depois das grades da prisão.
É este o convite permanente do Cristo: a busca pela transformação interior.
Mandela fez a sua e você, o que está esperando?
As mudanças no mundo começam inicialmente no coração de cada ser humano. Não há como apostar numa mudança da multidão se cada um, individualmente, não tomar a decisão de mudar de verdade.
Mandela fez isso e mandou um grande recado a sua gente: “Se eu posso fazer, por que você não pode?”
Meus irmãos, é por esta grande mudança de ver as coisas e de senti-las que vejo muitos missionários indo à Terra, sobretudo nestes tempos difíceis que estamos vivendo.
Uns pregam pela via de Buda, outros de Maomé.
Uns falam de Bahai, aqueloutros de Krishna.
Eu falo de Jesus.
Não importa. Importa aquilo que Mandela nos ensinou. Todos nós nos encontraremos no amor e na paz. É este o grande desafio e a grande missão.
Bem-vindo, Madiba.
Como diz o poeta popular: “E já escuto os teus sinais...”
Abraços,
Helder Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário