19.12.13


Encontro com Deus

Expressões de sectarismo e apropriação exclusiva da verdade não ajudam ao progresso e a união do povo de Deus.
Vi, há pouco, vídeo onde padre expressava a sua angústia da confusão que se fazia entre Espiritismo e Catolicismo. Lamentável, mas vou tecer algumas considerações.
Em primeiro lugar, não gosto de passear neste terreno movediço das contradições de credo. Penso que cada um procura a sua verdade e ao encontrá-la haverá de segui-la. Cada um é responsável pela sua própria consciência e a Deus ele responderá. Portanto, eu não posso dizer o que é certo ou errado para ninguém. Eu posso dizer que acredito nisto ou naquilo e justificar a minha crença, mas não posso, de maneira alguma, desautorizar a fé de quem quer que seja, por mais que dela discorde.
Outro argumento poderoso é o respeito à verdade. A verdade, meus queridos, há de prevalecer. Queiramos ou não, acreditemos ou não, a verdade prevalecerá. Se hoje defendo algo, se eu estiver certo, aquilo crescerá de tal forma e se estabelecerá sem que eu nada faça para alimentá-la. Se, porém, é falso, então ela se sucumbirá naturalmente, mesmo que eu não a admita. Tarda, às vezes, mas a verdade é fulminante, meus caros.
Em artigo de fé, creio, há as convicções pessoais. Cada filho de Deus tem um jeito próprio de encarar a vida e interpretá-la. Deus está em tudo e em todos e não haveria de apropriar a verdade verdaderíssima unicamente a um povo e a uma gente. Isto não.
Eu penso que a fé católica é suficiente para mim, mas isto é meu artigo de fé. Creio que ela se abrirá a verdades que ainda não conseguiu enxergar e enfrentar, mas isto o tempo demonstrará, mas a minha trincheira de luta pela verdade e pela felicidade é, e continua sendo, a trincheira católica romana. Isto, porém, não me dá o direito de condenar a quem quer que seja, repito.
O respeito à fé do outro é fundamental para todo o povo de Deus.
Encontro a Deus nas mesquitas mulçumanas.
Encontro a Deus num mosteiro budista.
Encontro a Deus num terreiro de candomblé.
Encontro a Deus num centro espírita.
Encontro a Deus num templo protestante.
Encontro a Deus até onde nem se acredita Nele.
Deus está em tudo e em todos que desejam o bem e a felicidade.
Ora, não foi o próprio Jesus que nos disse que “quem não estiver contra mim, estará por mim”? Pois, então, Jesus disse que está com tanta gente que você nem imagina. Diria, sem medo de errar, que Ele está com toda a humanidade.
Não façamos das nossas pequenas diferenças de pensamento e de fé o sustentáculo para as nossas relações religiosas. Vejamos a todos como irmãos que somos. Basta isso.
Tenho fé de ver na Terra o encontro de todos com Deus como vejo aqui no mundo dos espíritos.
Tenho fé de ver todos cantarem a canção da liberdade e do amor.
Tenho fé de ver todos abraçados para trabalhar juntos pelas grandes causas que atrapalham o progresso da humanidade.
Tenho fé de ver todos se respeitarem e caminharem juntos na construção do reino de Deus entre os homens.
Esta fé é viva e imorredoura. É que alimenta a vida, do lado de cá, de milhares de líderes religiosos, representantes e servidores de um mesmo Pai.
Sejamos um com Deus respeitando as diferenças e unindo-nos naquilo que nos aproxima.
Dê uma oportunidade para Deus, alie-se ao seu irmão de caminho, qualquer que seja o seu credo ou fé.
Deus nos abençoe neste propósito.
Helder Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário