3.12.13


LIDANDO COM AS CRÍTICAS

- Dr. Inácio – perguntou alguém, na rápida entrevista a que me submeteu deste Outro Lado da Vida –, como o senhor lida com as críticas?
- Eu não lido – simplesmente, eu não lido.
- Por quê?!
- Porque a crítica sincera é rara, e, como é difícil identificá-la, eu prefiro não perder tempo.
- O senhor, então, as ignora por completo?
- É um direito que me assiste.
- O senhor não crê em crítica nenhuma?
- Em 99% delas, não!
- No entanto, sobra 1%...
- A estas, embora não pareça, quando posso efetuar uma pausa no serviço, eu as levo em consideração.
- E isto acontece com frequência?
- Devo dizer que não!
- Então, o senhor se considera acima de toda e qualquer crítica?
- Absolutamente! Eu não disse isto!...
- Mas... por que não liga importância aos críticos?
- Porque, em geral, a não ser criticando a quem trabalha, eu não os vejo fazendo mais nada... A crítica sistemática é o ofício de quem não tem vocação para servir.
- Assim, os seus críticos se sentirão frustrados...
- Problema deles.
- Porventura, como espírito, considera-se infalível?
- Não como espírito, e, principalmente, não como espírita – cara (desculpe-me a expressão que estou roubando de seu vocabulário) eu sou um ser humano! Mesmo estando morto, você me dá o direito de continuar a sê-lo?!
- As críticas não o desanimam?
- Ao contrário: elas me incendeiam!...
- Então?...
- Devo muito aos meus críticos! Não fosse por eles, o meu humilde trabalho passaria completamente ignorado – eles são os meus melhores propagandistas!
- Nada pode atingi-lo?...
- Eu sempre tive muito medo de raio... Sob tempestade, costumo não sair de casa.
- O senhor se considera irônico?
- Nem um pouco! Graças a Deus, o que eu sou é uma pessoa de bem com a Vida, e comigo mesmo!...
- Partindo de quem uma crítica o abalaria?...
- De Jesus Cristo! Porém, como sei que Ele nunca faria isto comigo e nem com você, ou com qualquer um de nossos irmãos em Humanidade...
- Uma última pergunta.
- Manda...
- Quando é que o senhor pensa em parar de escrever para a Terra?...
- Ah, esta é fácil! – respondi sem conseguir conter o sorriso. – Quando o médium desencarnar! – naturalmente ou, quiçá, assassinado!...

INÁCIO FERREIRA
Uberaba – MG, 2 de dezembro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário