4.1.22

A LEI DE DEUS

Questão 621 do Livro dos Espíritos

A lei de Deus se encontra escrita na consciência; o Senhor a escreveu com todo o Seu amor, na qualidade de Pai que ama profundamente Seus filhos.
Muitos dos nossos companheiros pesquisam, querendo saber onde fica a consciência e qual a sua engrenagem espiritual. Já falamos, com a humildade que pensamos ter, que não podemos viver no futuro, se precisamos do presente para aprendermos o que ele pode nos dar. Falta paciência nos afoitos, porque o aprendizado melhor é aquele feito passo a passo.
A própria lei de Deus nos ensina que o Pai é Amor, e sendo Ele amor, tudo que Lhe pedimos com sinceridade e necessidade, Ele nos dá, e dá com abundância. Para que possamos firmar essa nossa fala, vamos consultar o livro luz, na palavra de Mateus, anotando os ensinamentos de Jesus:
Pois todo o que pede recebe; o que busca, encontra, e a quem bate, abrir-se-lhe-á. (Mateus, 7:7)
Se o Mestre é o revelador de todas as leis do Pai que está no céu da nossa intimidade e fora de nós, como não acreditar nas Suas palavras que são vida, verdade e o verdadeiro caminho? Batamos às portas da sabedoria maior, que elas abrir-se-ão, pela lei que orienta os nossos esforços, por ser digno o trabalhador do seu salário.
A lei de Deus, diz "O Livro dos Espíritos", se encontra escrita na consciência, e logo o raciocínio nos pede explicações desta referência: se ela está escrita na consciência, não precisamos que ninguém nos fale sobre eía, se já a temos. Mas, a intuição nos revela com sabedoria que a alma, movendo-se na carne, perde certas sensibilidades, de modo a esquecer-se da própria irradiação dos conhecimentos doados por Deus, pela escrita de luz no centro do Espírito e que, com a maturidade, vão nos chegando ao coração, que passa a ser ar que podemos respirar.
O desprezo do que temos conosco não é por conveniência. Ninguém, em sã consciência, joga fora o tesouro que possui. São modalidades da própria vida, para o despertamento gradativo dos talentos divinos que todos temos. Essa conversa sobre a consciência e as íeis de Deus pode ser estendida ao infinito. Avançamos nesses conhecimentos de acordo com a nossa elevação. Se queres saber mais, procura Jesus, do modo que Ele nos ensinou a procurá-Lo, tomando a nossa cruz e seguindo Seus passos, o que desperta o mais profundo sentimento de Amor.
Deus, na Sua bondade, quis e quer nos lembrar sempre sobre Suas leis, e para tanto envia os grandes benfeitores para instruir a humanidade e fazer lembrar o que Ele disse. Para conhecê-los, basta analisar suas vidas, comparando-as com a vida do Mestre. Assim podes sentir de onde eles vieram e quais as suas missões junto aos homens.
É profunda a pergunta de numero seiscentos e vinte e um:
- "Onde está escrita a lei de Deus?"
A resposta é muito mais profunda, nos dando segurança em todas as direções, quando o benfeitor sintetiza, usando a sua cultura universal:
- "Na consciência".
Se queremos melhorar a nossa vida, vamos orar vigiando, pensar sempre no melhor, porque nesse interesse, o melhor, por afinidade, nos virá nas ondas de luz que as bênçãos de Deus desprende em favor dos que O buscam.

Livro: Filosofia Espírita - João Nunes Maia - Miramez
Livro a venda na LER Livros Revistas Papelaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário