26.12.21

Desculpa, Jesus!

Amigo Jesus!
Permita assim lhe chama-lo, porque sei que és o nosso grande amigo, quero te pedir desculpas, em nome dos nossos irmãos de caminho.
Desculpa por te ignorar nas nossas vidas. Esquecemos, deliberadamente, os teus ensinamentos. Lemos a Bíblia, refletimos sobre teu Evangelho, mas parece que nada retemos na nossa mente.
Desculpa por te ignorar mesmo quando queres nos lembrar que estamos à tua frente. Sim, porque quando tu nos envias um mendigo, uma pessoa aflita, alguém para pedir a nossa ajuda, és tu que estais lá, e deixamos de te atender Jesus.
Desculpa por não te tratar bem no nosso ambiente de trabalho. Quando um colega nos procura perguntando-nos algo; quando alguém está triste ao nosso lado; quando um companheiro de mesa está assoberbado; enfim, quando em qualquer situação que presenciamos e podemos colaborar e nada fazemos, é a ti, somente a ti, que viramos a face.
Desculpa por não ler os escritos santos. Parece, muitas vezes, que eles não existem. E pensamos que tudo aquilo que tu nos ensinas não passa de uma obra de ficção porque parece impossível que alguém possa fazer o que tu nos recomendas.
Desculpa por não te honrar as juras que fizemos nos nossos momentos de dor, quando apelamos a ti em nosso socorro e, depois que tu nos assistes, somos lerdos em não agradecer o nosso pedido assistencial.
Desculpa, Jesus, a todos os meus irmãos, teus irmãos, que já sabendo que a tua palavra é salvadora e libertadora, ainda percorrem os trilhos do materialismo e da morte; da injustiça e da violência; da miséria e do infortúnio.
Mas queremos aprender contigo, Jesus!
Pedimos a ti um pouco mais de paciência com teus irmãos de caminho. Somos assim mesmo. Meio tontos e lentos, mas, no fundo, queremos acertar e caminhar contigo. Acredita nisto!
Estou aqui por eles e por mim. Para te pedir uma chance a mais, neste teu Natal grandioso, que possamos contigo renascer, na carne e no espírito. Dê-nos uma chance a mais, por favor.
Tu nascestes para engrandecer a humanidade, para dar esperança a todos nós, para mostrar que temos um caminho para a salvação definitiva das nossas almas. Aprendamos logo contigo e façamos a parte que nos cabe neste plano divino.
Amor – eis a palavra para a nossa libertação.
Amar – eis o sentimento sublime para nossa redenção.
Ajuda-nos, portanto, Senhor Jesus, a aprendermos a amar, pois foi este o teu compromisso maior com o nosso Pai e cumpriste a tua parte. Ajuda a cumprir a nossa.
Que neste teu Natal possamos verdadeiramente renascer em espírito e verdade e que seja no amor uns aos outros, como tu nos ensinastes e exemplificastes.
Paz a todos!
E um feliz natal com Jesus!
Helder Camara - Blog Novas Utopias

Nenhum comentário:

Postar um comentário