19.10.21

Se Eu Pudesse

Se eu pudesse ajudar o irmão que dorme ao léu, eu daria a ele uma cama quentinha e uma casa para morar. E que seu teto seja sempre protegido das intempéries.
Se eu pudesse dar um prato de comida para aquele que tem fome que eu pudesse antes dar a ele um emprego digno. Um emprego para que ele possa conquistar com seu próprio suor o dinheiro de sustentação e comprar a sua própria comida.
Se eu pudesse dar amor ao que se desespera sem uma razão para viver que eu possa abrigá-lo em meus braços e mostrar que ele, como eu, é também filho de Deus e que foi criado para a vida, bela e próspera, e que, por maior que seja a noite, há de raiar um novo dia com raios fortes e céu azul.
Se eu pudesse acabar com a opulência dos ricos que menosprezam os pobres, eu diria a eles que dividisse melhor a sua riqueza de modo a garantir o mínimo de sustentação aos mais desvalidos pela sorte.
Se eu pudesse imantar a terra com o bem, eu permitiria que os esquecem de Deus pudessem lembrar Dele nas coisas mais simples e que sua revolta ou dor se transformasse em colaboração divina com os mais sofredores do que ele.
Se eu pudesse mudar os governos tiranos, pediria às nações que buscassem a solução dos seus problemas com o povo que seria o protagonista e beneficiado de todas as decisões, mesmo que eventualmente errasse em algo, aprenderia a fazer melhor depois.
Se eu pudesse dizer algo para os líderes religiosos, pediria que eles fossem leais às palavras santas, sendo eles mesmos as cartas vivas do que pregam. Isso eu diria com todas as minhas forças.
Se eu pudesse chegar neste momento ao seu coração, diria da minha enorme alegria de poder compartilhar meus pensamentos pós-morte e afirmar com todas as letras: a vida, definitivamente, vence a morte.
Ah, se eu pudesse...
Helder Camara - Blog Novas Utopias

Nenhum comentário:

Postar um comentário