31.12.20

Mensagem de Esperança

A felicidade está nas pequenas coisas.
Não pense que ser feliz está resumido ao ganho desenfreado de riquezas. Felicidade tem a ver com a conquista interior e não com o acúmulo de bens materiais.
Quando falo em felicidade, falo daquela que pode ser adquirida no âmago do coração. Esta felicidade reside simplesmente, por exemplo, no prazer de servir, de dar, de ser útil a uma causa.
No meu momento presente, onde estou, minha causa é a de servir para o bem da humanidade da maneira mais ampla possível.
Sou espírito, estou na condição espiritual plena, portanto, “minhas armas” têm a ver com a possibilidade espiritual de me deslocar para promover o bem onde seja possível.
Neste sentido, vou ao Camboja ou a Madagascar, a Chechênia ou a Paris, não há lugar circunscrito para se fazer o bem.
Nesta direção, faço coro com aqueles que defendem a justiça social em todos os continentes e dou a minha humilde contribuição.
Quando estava no corpo físico sofria as limitações da matéria, mas agora, desprovido dela, posso me deslocar livremente e influenciar onde me for permitido.
Agora mesmo, nestes dias do Natal de Jesus, encontro-me em Roma. Vim ver a Missa Natalina com o nosso querido Papa Francisco.
Que homem extraordinário! Simples e de uma força de trabalho espetacular. Sua determinação em fazer o bem, sobretudo aos menos afortunados, é surpreendente.
Na sua homilia, o Papa lembrava a todos da necessidade de servir, de fazer aquilo que estivesse nas suas possibilidades. Todos podemos fazer algo, todos. Não e necessário ter recursos vultosos para ajudar alguém e fazê-lo naturalmente feliz.
Esta força para fazer o bem do nosso Papa influencia igualmente a milhões e milhões de pessoas que, inspirados na sua palavra e no seu exemplo, permitem-se sair das suas acomodações e ir ao encontro de quem mais precisa. E isto é sinônimo de felicidade.
O ato de ser fraterno nas relações da vida cotidiana nos traz imensa felicidade. Se soubessem o que significa tratar o outro como irmão de verdade... É felicidade das grandes.
Sou feliz do jeito que estou. Vou ao encontro de quem mais precisa e dou aquilo que tenho, “não tenho ouro nem prata”, mas o que tenho dou de todo meu coração.
Meus queridos irmãos! Vivendo ainda os últimos sinais do Natal de Jesus, trago a vocês a mensagem da esperança.
Tivemos um ano difícil para muitos. A pandemia desequilibrou boa parte da humanidade. Deixou muitos sem empregos. Levou vidas dos amigos e parentes e causou medo e ansiedade para outros tantos.
Como superar a tudo isto senão por meio da esperança¿
Nestes dias, portanto, de evocação ao Cristo de Deus, a mensagem da esperança em dias melhores se faz cada vez mais oportuna.
Acreditar no Cristo, nas suas palavras de esperança eterna, que tudo isso passa e que somos maiores que toda calamidade que aparentemente possa nos abater.
Somos mais fortes do que tudo porque somos filhos do Altíssimo e temos em nós a marca inconfundível da divindade.
Acreditemos que tudo passa e nos fortalecemos no Senhor Jesus. De outro modo, nada fará sentido.
Acreditemos que tudo que acontece serve de teste para demonstrarmos a nossa fé viva e imorredoura.
Acreditemos que o amanhã será menos sombrio e que, renovados na esperança cristã, aprendendo com as lições do caminho, traremos mais felicidade a nós e aos nossos irmãos de jornada.
Sejamos fortes, tudo vai passar e com Jesus no leme do planeta não há o que temer.
Estejamos juntos com o Cristo no alvorecer dessa nova humanidade.
Helder Camara - Blog Novas Utopias

Nenhum comentário:

Postar um comentário