19.6.20

Apascentar as Ovelhas

- João, 21:15-17

Após a refeição que oferecera aos discípulos, Jesus conversou com Simão Pedro.
Em dado momento, perguntou-lhe:
- Simão, filho de Jonas, tu me amas?
- Sim, Senhor, tu sabes que te amo.
- Apascenta as minhas ovelhas.
Após breve pausa, reiterou:
- Simão, filho de Jonas, tu me amas?
- Sim, Senhor, tu sabes que te amo.
- Apascenta as minhas ovelhas!
Novo silêncio, nova expectativa, e a mesma indagação:
- Simão, filho de Jonas, tu me amas?
O apóstolo entristeceu-se com aquela insistência, que parecia transpirar um sentimento de dúvida quanto à sua fidelidade.
- Senhor, conheces todas as coisas e sabes que te amo!
- Apascenta as minhas ovelhas.
***
Não apenas Simão Pedro, mas outros discípulos presentes terão estranhado que o Mestre houvesse indagado três vezes quanto à autenticidade de seu afeto.
Obviamente, Jesus tinha plena consciência do carinho que os companheiros lhe devotavam.
Mas sabia, também, que na gloriosa jornada de divulgação do Evangelho haveriam de enfrentar problemas e dificuldades, lutas e perseguições.
Para que obtivessem sucesso, fundamental o amor pela causa. Somente assim teriam o ânimo necessário para perseverar.
Ao insistir com Simão Pedro, Jesus passava essa mensagem à comunidade cristã.
O amor por ele deveria derramar-se no trabalho que lhes competia. 
Apascentar as ovelhas seria transmitir suas lições pelo exemplo de amorosa dedicação ao Bem.

Richard Simonetti  

Nenhum comentário:

Postar um comentário