19.8.19

Entrelinhas

As anotações são, muitas vezes, mais significativas do que a própria leitura de um livro em si, porque representa, na prática, as suas conclusões acerca dos assuntos lidos. É uma espécie de releitura, ao seu modo, daquele livro. Na verdade, não se lê um livro se não se consegue extrair dele a sua essência. Mais do que isso, em outras vezes, as anotações são conclusões daquilo que sequer está escrito, mas que podem se encontradas nas entrelinhas...
Foi assim que sempre li meus livros, buscando neles a sua alma. O que estava escrito sem estar escrito. Os livros foram, depois das pessoas, a minha fonte inesgotável de inspiração. Pelos livros que li pude viajar no tempo e no espaço. Fui ao passado e toquei no futuro. Os livros me proporcionaram ter muitas vidas numa só.
Ainda hoje leio livros. Onde moro há uma grande biblioteca de livros famosos que foram, de certo modo, transcritos na Terra, e de outros tantos que ainda estão para serem lançados pelos homens.
A leitura renova o espírito e transforma a humanidade. Os livros inspiram sonhos e permitem o autoconhecimento.
Sou grato ao Criador pela possibilidade de adentrar em mundos não imaginados e olha que eu nunca tive a pretensão de ser um conhecedor completo da verdade.
Aos que cultuam o bom hábito da leitura, o meu estímulo para que jamais percam este costume divino que é aprender indefinidamente.
Livro é luz para as almas perdidas na escuridão de si mesmas.
A leitura abre as portas para sermos mais humanos e estarmos, de alguma forma, mais próximos da perfeição divina.
Helder Camara – Blog Novas Utopias
Texto recebido no dia 16 de agosto de 2019, na Universidade Católica de Pernambuco, durante o lançamento do livro "O DOM DA LEITURA - HELDER CAMARA E SUAS BIBLIOTECAS", de Lucy Pina Neta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário