19.1.15

Renovar-se

Hoje é um novo dia, já parou para pensar nisso?
Não é apenas um novo dia porque o sol raiou novamente entre nós. É novo dia porque podemos fazer tudo novo – de novo.
Só quem dorme na vida é que não aproveita um novo dia para renovar-se.
Renovar-se significa ficar novo a cada dia. Significa mudar os pensamentos, a forma de agir e de ser. E isto é oportunidade bendita que o Pai nos oferece.
Não sejamos petulantes em dizer que a vida não nos traz oportunidades. Traz, sim, e como traz. É só estar aberto para o novo que ela nos oferece mil e uma oportunidades.
Será, porém, que as pessoas, de maneira geral, estão abertas para as novidades?
Penso, cá com os meus botões, pelo que vejo por aí, que não, absolutamente não.
As pessoas, em regra, querem manter tudo como está, sem mudança alguma. Compraz a elas deixar tudo como está porque se torna mais fácil viver. Não tem que pensar muito, não tem que agir diferente, não tem que quebrar a cabeça pensando nas mudanças.
Ora, meu povo, a vida é constante movimento e mudança. Nada fica parado, incólume às mudanças. “Tudo muda o tempo todo no mundo”, não é assim que diz a canção?
É exatamente isto que acontece: mudança constante.
Então, se o mundo literalmente gira, não fica parado, por que é que você tem que ficar?
Por isso que digo e repito: “é necessário na vida, mudar sempre para se continuar o mesmo”.
Em outras palavras, para acompanhar o movimento de mudanças no mundo é preciso que nos renovemos sempre e cada vez mais, somente para estar no mesmo lugar, porque se a Terra se move e não acompanhamos o seu ritmo, então ficaremos para trás.
É necessário estar em movimento porque tudo ao nosso redor está em constante mudança. Se você não muda, fica parado, imóvel, você perde o “bonde” da história, meu filho.
Hoje, sobretudo, como as coisas ficam rapidamente obsoletas, se você não agir logo, você fica com o prazo de validade vencido.
É  preciso, portanto, estar em movimento sempre. Nada de ficar por aí recordando os “bons tempos”. Aliás, bom tempo se faz quando aproveitamos as oportunidades com qualidade. Quando agimos em prol de uma boa causa. Quando tiramos o pé do lugar e avançamos de algum modo.
Vejo gente por aí reclamando da vida. Ora, veja. Querem que o mundo obedeça às suas ordens. Desejam que o mundo se mova para seu próprio umbigo. Não é assim que acontece, não é mesmo?
Portanto, meu caro, mova-se, saia do lugar, crie coisas novas, faça por onde a vida valer a pena.
Somente quem é acomodado, preguiçoso, lento, é que não quer ouvir falar em mudança, em transformação, em coisa nova na vida.
O movimento é coisa sagrada, então, recrie-se constantemente. Refaça a sua trajetória de vida quantas vezes forem necessárias. Esteja atento às mudanças e acompanhem elas, quando não, antecipe-se a elas, pois você só terá a ganhar.
É por aí que o mundo move. É assim que o mundo funciona.
Fique em paz!
Helder Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário