29.1.15

O Amor sempre vence


As palavras dizem muito, mas os gestos falam mais alto.
Uma mulher, certa vez, pediu-me um conselho. Disse-me:
- Dom Helder, eu estou muito aflita, não sei o que fazer da minha vida. Todos os dias o meu marido bebe. Chega em casa bêbado, uma lástima, só o senhor vendo. Pois bem, um dia ele quis me bater. Não deixei, estava enfurecido, parece que estava com o diabo no corpo. O que eu devo fazer?
- Minha filha, Deus te abençoe! A vida é cheia de muitas surpresas. Casa-se com alguém esperando amor eterno e a bebida transforma a pessoa amada, mas é aí, minha filha, que o amor precisa falar mais alto. Ora, seu marido está doente, doente da alma. Por que ele bebe tanto assim? Já parou para perguntar isto a ele?
- Não, Dom, ainda não. Acho que é coisa do trabalho. Ele bebe assim, talvez, porque seja muito pressionado no trabalho dele. É o que eu penso.
- Faça o seguinte, minha filha. Dê a ele mais atenção. Quando ele estiver em casa sem ter bebido, fique mais com ele. Trate ele mais carinhosamente. Peça para sair com ele, ir para qualquer lugar. Veja o que vai dar.
Aquela senhora foi embora, nunca mais a vi. Outro dia, ela chegou para falar comigo.
- Dom, posso lhe dizer algumas coisas?
- Pode sim, minha família, sente-se aqui.
Ela, então, passou a narrar todo o seu drama novamente, no entanto, ia colocando alguns elementos que não havia falado da outra vez.
- Dom, meu marido é um homem bom, mas a bebida estava lhe tirando a vida aos poucos. Passei a fazer o que senhor pediu. Quando ele chegava em casa mais sóbrio, eu lhe dava toda a atenção do mundo. Parava tudo que fazia para prestar atenção nas suas histórias. Beijava ele quando podia. Fazia ele parecer que era um rei. Aos poucos fui notando a sua mudança, ele ia bebendo cada vez menos do que antes e chegar mais cedo em casa. Um dia, ele chegou para mim e disse que não queria mais beber e precisava da minha ajuda para isso.
- E o que você fez, minha filha?
- Eu dei apoio a ele. Fui buscar ele no trabalho todos os dias, isto porque ele ia beber justamente depois que saia do trabalho. Pensei que se eu evitasse que ele parasse numa barraca dessa qualquer seria mais fácil parar de beber.
- E o que aconteceu?
- Ele, no início, ficava meio aborrecido. Sentia que ele queria parar num lugar para beber, mas ia resistindo porque eu estava junto. Não foi fácil, Dom, ele ficava muito irritado. Eu me redobrava de carinhos para compensar aquilo tudo. Ele entendeu que eu queria o seu melhor. Um dia fui ao cinema com ele depois do trabalho. Outro dia fomos passear no parque. Todo dia, antes de chegar em casa, dava um jeito de fazer algo diferente. Ele foi gostando e aí um dia ele me disse:
- Minha querida, minha tarefa agora é não beber mesmo se você não for me buscar. Deixe eu tentar, por favor.
De coração pesado concordei com ele, Dom, disse-me aquela mulher.
- E ele parou de beber?
- Parou sim. No início, ele chegava em casa muito cedo, parece até que vinha correndo do trabalho para casa. Aos poucos, percebi, que ele chegava no horário de sempre e mais calmo. Não perguntava nada, até porque sentiria o bafo da bebida se ele tivesse parado em algum lugar. Era um sacrifício para ele e ele resistia a cada dia.
- E aí, como está hoje?
- Tudo muito bem, graças a Deus. Ele se recuperou, não totalmente, segundo ele, porque ele me diz que ainda sente umas tentações, mas está vencendo a cada dia e eu fazendo mais carinho para ele e ele para mim. Obrigado, Dom, seu conselho valeu a pena.
- Nada, minha filha, foi o amor que venceu. O amor sempre vence, é só esperar que ele mostra que é superior a tudo.
Meus queridos amigos, esta pequena história vem demonstrar, mais uma vez, a excelência do amor. Uma pessoa que vive com amor faz prodígios que nem imagina. Foi o amor que moveu aquela mulher para falar desesperadamente comigo. Foi o amor que fez ela tomar a iniciativa de fazer carinho e tudo que ele pedia. Foi o amor que lhe deu a paciência para esperar a sua mudança de vida. Foi o amor que venceu.
O amor é feito de palavras também, é claro, mas é composto principalmente de ações no bem, ações concretas. A mãe de família foi movida pelo amor o tempo inteiro. Suas palavras sinceras levaram a executar a estratégia que lhe sugeri. Os méritos foram todos dela. O amor venceu porque encontrou no marido a resposta certa. Só o amor conversa com o amor, então sua atitude fez despertar o amor adormecido no coração do marido.
O amor é, portanto, feito de gestos, gestos largos e firmes, gestos sinceros e produtivos. Amar é ação e ela agiu no bem, por isso deu certo e sempre dará para quem tentar.
É o conselho que deixo esta manhã para todos vocês. Se algo está dando errado na sua vida, procure observar onde o amor pode ajudar e execute a estratégia definida, vai dar certo, não tem como não dar.
Espere no amor, mas, fundamentalmente, aja no amor. O amor mobiliza as principais forças da natureza e transforma qualquer pessoa ou situação.
Jesus sabia bem disso e por esta razão nos ensinou a amarmos uns aos outros.
É isto aí!
Helder Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário