4.4.14


Vigiar

Como é que você toma conta da sua vida?
Você pensa o que faz e depois põe em prática ou você vai logo fazendo aquilo que lhe venha à mente?
Você é impulsivo, daquele que vai logo fazendo e depois verifica as consequências ou é daquele que não tira o pé do lugar enquanto não tiver a mais absoluta segurança que está no caminho certo?
A mente viaja sempre para onde dermos pernas para ela, cuidado. Por esta razão, creio, que o Nosso Senhor Jesus Cristo foi taxativo em pedir que vigiássemos – e imediatamente orássemos também.
Vigiar é estar em atenção, em alerta, de olhos abertos. Isto nos faz bem ou não? Isto me é satisfatório ou não? O que está por trás de algumas intenções dos outros? Para onde irá esta minha decisão? E assim por diante.
Vigiar é despertar para o que pode acontecer-nos no futuro com esta ou aquela decisão. É estar de “orelhas levantadas” para palavras sutis, mas que querem dizer muita coisa.
Esta atenção concentrada não nos deve fazer uma pessoa ansiosa ou desconfiada, isso não, mas uma pessoa precavida, atenta.
Temos a impressão na vida que tudo acontece espontaneamente, não é bem assim, há muita coisa envolvida em nossos atos e nos acontecimentos do dia a dia. Muita “gente” circula entre nós sugerindo pensamentos na nossa mente e tendemos a embarcar de vez sem examinarmos detalhadamente para onde aquilo vai nos levar.
Vigiar os pensamentos para evitar ações inconsequentes.
Vigiar as atitudes dos outros que pode nos levar ao desespero.
Vigiar as pequenas coisas que aparentemente parece-nos inofensivas, mas que guardam sementes de desilusão e fracasso.
Preste atenção na vida para não fazer escolhas que mais tarde possa se arrepender, das pequenas às grandes, afinal, o que é a vida senão de escolhas.
Escolha bem, mas preste atenção nos detalhes...
Avancemos com Jesus!
Helder Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário