25.4.14


Educar-se

Educar-se para viver, que tremendo desafio, não?
Na realidade, vivemos a vida em contínua educação de nós mesmos. Educar-se significa aprender consigo mesmo e com os outros. Aprender com a natureza e as situações da vida.
Educar-se e aprender são sinônimos. Somente se educa quem se permite aprender e nisto está um problema de base.
Há gente que não se permite aprender com a vida, é reticente com o que vem de fora, acha-se sabedor de tudo, tem sempre uma explicação para tudo que acontece. Pessoas assim, os “sabichões”, são uma chatice.
Os sabichões passam pela vida e perdem enorme possibilidade de aprender. Quem acha que tudo sabe, na verdade, nada sabe.
Tenho uma sede imensa de aprender. Em tudo, vejo oportunidade boníssima de aprendizagem. Quando aprendo, proponho-me automaticamente a educar-me naquilo.
Educar-se exige atenção constante. Somente quem está atento, a tudo e a todos, pode aprender.
A vida convida-nos, o tempo todo, a exercitar esta auto-aprendizagem. “Conhece-te a ti mesmo”, que bela e formidável frase para conduzir-nos pela vida inteira.
Tenho em particular uma enorme admiração nos versos do Gonzaguinha quando convida-nos a viver sem ter a vergonha de ser um eterno aprendiz.
Que versos maravilhosos, não? Viver a vida é aprender sempre. É ter espírito de aprendiz sempre. O aprendiz é exatamente o inverso do sabichão.
Quem dera um dia, nas curvas da eternidade, dizer para mim mesmo, quão belo é ser feliz porque constatei que nada sei e, por causa disso, uno-me ao Pai.
Educar-se exige reflexão permanente. Quem não se observa, não se estuda, não se conhece, ficará sem a auto-aprendizagem.
Educar-se também serve para educar o outro, aliás, como nos educamos na relação com o outro.
O outro nos ensina muito. Ensina o que fazer e, sobretudo, o que não fazer.
Educar-se significa, igualmente, controlar impulsos, ressignificá-los dentro de nós. Não deixemos de aceitar nunca o que somos para depois trabalharmo-nos por dentro para algo melhor.
Eduque-se sempre e cada vez mais. Não se perde tempo nesta escuta interior e nesta observação de fora. Somente quem se conhece e consegue ler as coisas do mundo pode, de verdade, educar-se.
Fique em paz!
Helder Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário