1.8.21

OS TRÊS REINOS:

    "O Espírito dorme no mineral, sonha no vegetal, agita-se no animal e desperta no Homem".
    - No reino mineral:
    O princípio inteligente tem uma atitude receptiva. Limita-se a atrair e armazenar os elementos fluídicos por meio da ação magnética: dilatações e retrações moleculares, desagregações, oxidações, efeitos da temperatura, luz, som, etc.
    "Cristais": evolução menos rudimentar: já há uma certa organização - emitem filamentos luminosos uns em direção aos outros; vibrações moleculares que se afinam, influenciando-se entre si; há um senso de melodia, ordem e simetria (formas e desenhos perfeitos) e são sensíveis ao calor, ao frio e reagem na presença de outros minerais. (O espírito dorme)
    - No reino Vegetal:
    O princípio inteligente passa a participar da vida das células, já dotadas de sensibilidade. A Mônada passa a receber, armazenar e reagir ao meio exterior (se colocarmos um vaso com uma planta perto de um toca CD e deixarmos o aparelho ligado o tempo todo numa música agitada, a planta crescerá no sentido oposto do aparelho; mas se deixarmos tocando o tempo todo música suave ou clássica, a planta crescerá em direção ao aparelho); já tem uma espécie de instinto (ou sensibilidade?) - procuram o que é útil e evitam o que é prejudicial. Respira, se move, reage, sente, fecunda e se reproduz. (O espírito sonha)
    - No reino Animal:
    A Mônada participa em profundidade da vida celular - é o centro motor do ser, seu comando. O corpo que habita é um mundo em miniatura. Sua presença mantém a coesão, o equilíbrio, a unidade e a interdependência. Ela se educa, vive experiências, progride (sempre registrando tudo). O instinto é predominante. Já existe uma inteligência rudimentar. O animal pensa, apesar de ainda não ter um raciocínio lógico, sequencial, contínuo. (O espírito agita-se) A interligação desses três reinos é muito importante para a evolução deles. No princípio da Criação, quando ainda não havia essa interação, a evolução era mais "lenta", pois cada reino teve que caminhar sozinho dependendo da ajuda dos elementais. A partir do momento em que a interação teve início, os componentes de um reino aprendem muito com os componentes do outro.
    Ex: Os minerais sofreram a ação do tempo durante séculos até chegarem a se formar cristais. Com a interação, os cristais passaram a ser lapidados por ferramentas e o processo de "evolução" foi agilizado.
    Os vegetais eram engolidos pelas ervas daninhas e eram "selvagens, grosseiros". Com a participação do homem, passou-se a cuidar deles e a se produzir frutas, legumes, grãos e verduras com mais rapidez, variedades e sabor (a evolução foi agilizada).
    Os animais mudaram muito seu comportamento com essa interação. Podemos perceber a diferença dos que convivem com os homens daqueles que ainda vivem no meio de florestas sem acesso.
    * Lembrando, porém, que devemos participar dessa evolução, mas sem exageros. Devemos nos limitar ao nosso papel, respeitando a natureza, as leis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário