30.9.25
Mensagem publicada na página 04 da Gazeta de Limeira em 30/09/2025
O SEGREDO DO ESPAÇO
O espaço
é infinito, do contrário a pergunta seguinte será mais difícil: - "e
depois do limite, o que existe"? Falando que é infinito, cessam as
interrogações, porque a mente humana não é capaz de perceber o que é o
infinito. Falta-lhe sentido para tal reconhecimento, valor esse muito comum nas
regiões superiores onde residem os Espíritos puros. A humanidade vive em uma
pequena terra que, em comparação com a vastidão infinita, nem existe, pelo
tamanho diante da criação de Deus. O espaço entre os mundos, onde não existe
ar, está vazio? Não, não existe vazio na criação. O Éter Cósmico interpenetra
tudo como agente da vida, levando a mensagem de Deus em todos os rumos. Se os
maiores cientistas do mundo percebem uma mecânica universal perfeita em todos
os rumos, foi alguém que a estruturou, pela feição inteligente da criação da
natureza!... Como negar a intervenção de uma sabedoria maior atrás de tudo que
existe? E se existe Deus, nós também existimos, e é isso que tentamos explicar
e levar os homens a compreender: a necessidade do intercâmbio entre os
Espíritos desencarnados e os encarnados, para que os segredos, ou alguns deles,
sejam desvendados. Eis a missão da Doutrina dos Espíritos que, cada vez mais,
cresce no mundo, induzindo os homens à modificação interior, à vivência dos
preceitos ensinados e vividos por Jesus. Por enquanto, estamos vivendo em um
mundo relativo, para depois entrarmos na vida eterna, na vida absoluta. Desejamos
às criaturas que despertem os valores, como luzes para os próprios caminhos. E
que seja a fé a semente divina a nos levar para o maior entendimento das coisas
necessárias. Os segredos de Deus são igualmente infinitos, e pela nossa vontade
e esforço eles irão desabrochando diante de nós, em sequências intermináveis.
Filosofia Espírita L.E.35 – João N. Maia
– Miramez – Toninho Barana.
29.9.25
Sem a Reencarnação,
Sem a Lei da Reencarnação, Deus não existe, ou não existiria.
Simples assim.
Poderia até ser a “causa primária de todas as coisas”, mas não a “Inteligência Suprema”.
Sem a Reencarnação, “Deus” não passaria de um átomo, de uma molécula primordial, de que outras se geraram, ou se geram, por obra do acaso.
Sem a Reencarnação, “Deus” seria um criador ao qual faltaria o atributo do Amor, porque a sua insensibilidade, ante tantas aparentes injustiças, saltam aos olhos de qualquer.
Jesus Cristo, com o “amai-vos uns aos outros como eu vos amei”, estaria tentado “consertar” os desajustes da Criação, dando-lhe a ética que ela não teria, e não tem, sem a Reencarnação.
As religiões não reencarnacionistas estão cegas pelos interesses subalternos de seus líderes, que as transformaram em “empresas” de enriquecimento ilícito, porque, em verdade, estão trabalhando “contra” Deus – sustentar a existência de um Deus que é “Todo Bondade e Todo Misericordioso e Todo Sábio”, enfim, Infinito em todas as Suas perfeições, sem a lógica da Reencarnação, é ludibriar a Humanidade.
Sem a Lei da Reencarnação, a Vida se reduz a um tremendo caos, na qual átomos, combinando-se fortuitamente, fazem-na ser a confusão e o incompreensível que parece ser.
Não há caminho: ou a Reencarnação, por necessidade racional da fé, será admitida e comprovada – sem, no entanto, sem necessidade empírica de o ser –, pela Ciência, ou a Terra não evitará ir ao encontro de seu fatídico destino, destino fatídico que os homens enlouquecidos haverão de lhe dar...
A denominada Nova Ordem Mundial, ou “ordens” congêneres, é forte sintoma da loucura que está se apoderando do homem-robô feito de carne e osso, do homem desprovido de alma, dos “átomos” que se aglomeraram para brincar de seres humanos.
A Reencarnação não carece de prova alguma para ser real, porque, por extrema carência lógica de tudo que existe, ela se impõe por si mesma.
Não, sem a Lei da Reencarnação, que pressupõe, evidentemente, a Imortalidade e a Evolução, a Criação é uma nau à deriva, e, então, os descrentes não são os que padecem de ilusão, mas, sim, os crentes.
Quem ousar pensar um pouquinho além do que pregam o sacerdote e o pastor, interessados em manter o “rebanho” em seus respectivos pastos, ruminando de maneira incessante, concluirá que, sem a Reencarnação, a Vida é uma “matrix” sem fundamento algum, na qual, sem graça alguma, os homens se encontram sofrendo fora da Graça do Pai.
INÁCIO FERREIRA - Blog Mediunidade na Internet
Uberaba – MG, 28 de setembro de2025.
28.9.25
Renovação no Bem
As fileiras do bem pedem passagem. O que está em curso no planeta é uma transformação jamais vista em qualquer outra época. Literalmente, deserda-se toda uma geração de espíritos para dar lugar a uma outra casta de servidores do bem.
Há um deslocamento gradual de forças emergentes que vislumbram um novo estado de coisas bastante diferentes daquele que se convive hoje.
Muitas vezes pela incompreensão de algo que ainda não está em vigor - uma ideia nova, outra situação - logo se afirma que não há outra alternativa a não são aquelas que atualmente está em voga, no entanto, foi exatamente para se contrapor a tudo isto que surgiu a Doutrina Espírita.
Isto que não quer dizer que os ensinos do espíritos sejam diferentes dos que são trazidos por outras correntes do pensamento religioso ou espiritualista, mas como se mostra uma realidade com lentes bem vívidas torna-se, desta maneira, mais clara e transparente para o entendimento geral.
As hostes espíritas, por esta mesma razão, possuem uma responsabilidade maior, tão-somente, afinal, "muito será pedido a quem muito for dado", não foi assim que ensinou-nos o Mestre de Nazaré?
Esta responsabilidade recai, portanto, aos conhecedores da Boa Nova revivida de maneira mais eloquente, dado que não poderá justificar incompreensão à mensagem chegada.
O que se espera nos dias de hoje aos espíritos renovados no saber espiritual é entender e praticar o ensinamento bendito com todas as suas forças porque tempo outro não há.
Este é o momento da divisa.
Esta é a época da renovação sem precedente.
Esta é a ocasião do desprendimento de si mesmo.
Ideias libertárias são aquelas que transformam o espírito humano para melhor e é isso que a filosofia dos imortais nos traz de maneira inequívoca.
Fazei, assim, oque a responsabilidade te impõe por dever de consciência.
Seja instrumento vigoroso da nova revelação.
Não se comportando com um messias salvador, mas como um colaborador fiel da nova leira do bem.
Contraiste núpcias com Jesus para com ele impetrar os novos valores de redenção da humanidade. Cumpre, logo, os teus votos sagrados.
O bem não mais espera pela tua iniciativa atemporal. Ele reclama ação urgente.
O Senhor das nossas vidas convida-nos para este instante pleno de renovação.
Calça as sandálias das atitudes de amor e faze, no melhor que possas, o bem que consiga envidar.
Da servidora humílima de Jesus,
Maria Modesto Cravo
- Blog de Carlos Pereira.
26.9.25
TRANSIÇÃO
153 –Se a hora da morte não houver chegado, poderá o homem perecer sob os perigos que o ameacem?
-Nos aspectos externos da vida, e desde que o Espírito encarnado proceda de conformidade com os ditames da consciência retilínea e do coração bem-intencionado, sem a imponderação dos precipitados e sem o egoísmo dos ambiciosos, toda e qualquer defesa do homem reside em Deus.
154 –Quais as primeiras impressões dos que desencarnam por suicídio?
-A primeira decepção que os aguarda é a realidade da vida que se não extingue com as transições da morte do corpo físico, vida essa agravada por tormentos pavorosos, em virtude de sua decisão tocada de suprema rebeldia.
Suicidas há que continuam experimentando os padecimentos físicos da última hora terrestre, em seu corpo somático, indefinidamente. Anos a fio, sentem as impressões terríveis do tóxico que lhes aniquilou as energias, a perfuração do cérebro pelo corpo estranho partido da arma usada no gesto supremo, o peso das rodas pesadas sob as quais se atiraram na ânsia de desertar da vida, a passagem das águas silenciosas e tristes sobre os seus despojos, onde procuraram o olvido criminoso de suas tarefas no mundo e, comumente, a pior emoção do suicida é a de acompanhar, minuto a minuto, o processo da decomposição do corpo abandonado no seio da terra, verminado e apodrecido.
De todos os desvios da vida humana, o suicido é, talvez o maior deles pela sua característica de falso heroísmo, de negação absoluta da lei do amor e de suprema rebeldia à vontade de Deus, cuja justiça nunca se fez sentir, junto dos homens, sem a luz da misericórdia.
Livro: “O Consolador” – Francisco C. Xavier – Emmanuel
25.9.25
Comentário Questão 786 do Livro dos Espíritos
O "Livro dos Espíritos" nos afirma que não há regressão. Assim, naqueles povos a quem chamamos degenerados, a regressão está apenas na forma, e não no Espírito.
Tomemos como exemplo o caso dos dois continentes submergidos, Lemúria e Atlântida: eram duas civilizações altamente intelectualizadas, em relação aos povos de então; quando da súbita invasão das águas, muitos escaparam de diversas maneiras, visto que a catástrofe já era prevista.
Vários sobreviventes alcançaram as Terras do Oriente e outros vieram ter ao continente americano, inclusive onde, bem mais tarde, viria a ser o Brasil e onde se reuniram em tribos. Ainda hoje, a semelhança entre os indígenas sul-americanos e os povos asiáticos e orientais é evidente.
Os Espíritos remanescentes dos continentes desaparecidos, terminando sua programação terrena, regressaram à sua pátria quase todos ao mesmo tempo, usando as asas da verdade, deixando sua herança física para os Espíritos primitivos que viriam a ocupar este continente.
Não houve degeneração física ou espiritual, mas apenas a substituição de Espíritos mais evoluídos por outros mais ou menos primitivos, que vieram ocupar corpos mais aperfeiçoados.
Os que ficaram porque ainda não haviam atingido a conveniente evolução espiritual, ficaram mais tempo e deixaram sinais evidentes da sua estada na Terra. A história nos mostra os seus feitos, obras de pedra mas que mostram certa luz de desenvolvimento intelectual e mesmo moral da sua civilização. A Indochina e o Egito foram herdeiros desses valores inesquecíveis dos povos expatriados dos seus mundos de luz. A eles agradecemos o muito que aprendemos pelas suas heranças valiosas.
Alguns ficaram por amor à Terra e deixaram muitas marcas indeléveis nas pedras, a servir de lições para os homens do futuro. Mesmo assim, alguns ignoram suas heranças.
Vamos anotar o que nos diz Paulo, em Coríntios II, no capítulo três, versículo quinze:
Mas até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles.
Somente a reencarnação trará luz para todos os entendimentos. Deus fez as leis; o nosso dever é obedecer a elas em todos os seus aspectos.
A nação brasileira não poderia receber, naquela época, Espíritos que desenvolvessem o intelecto nestas terras, porque a sua missão para o futuro já estava delineada para a nova vinda do Cristo, como aconteceu no Oriente. Tudo está certo, dentro dos desígnios de Deus. Sentimos muita alegria, por sentir e saber que nada se faz sem a permissão de Deus, e no caso desta pátria abençoada, até o sol que a aquece tem menos brilho do que aquilo que representa o Evangelho na Pátria do Cruzeiro.
Que Deus nos abençoe a todos, no Brasil e no mundo, fazendo mais visível a esperança, dando o próprio tempo a nos mostrar um futuro de esplendor, que anuncia a tranqüilidade imperturbável das consciências.
Livro Filosofia Espírita - João Nunes Maia - Miramez
24.9.25
COMPAIXÃO
Modera a exaltação dos teus sentidos,
Não te faças distante ou displicente,
Ouve as preces, as pragas e os gemidos
Da fornalha em que clama a luta ingente.
Passa e fita os olhares doloridos
Que traduzem a dor de tanta gente,
Qual se avistasses corações queridos
Rogando alívio à mágoa impenitente.
Serve, socorre e ampara a criatura
Que vagueia a pedir de porta em porta,
Revolvendo as entranhas na amargura.
Por ti mesmo, sê brando sem disfarce.
Liberta a luz do amor que te conforta
E anseia por sair a derramar-se...
_____________________
(*)(Poetisa de grande emoção religiosa), no dizer de Afrânio Peixoto, órfã de pai e mãe, AS, desde cedo, enfrentou o mar de provações redentoras, no qual vogou por toda a sua curta vida física. Educada no Estado de Pernambuco, amargou uma existência de acerbos sofrimentos. (Sua vida)- di-lo Hostílio Montenegro - (foi uma coroa de espinhos atada com a tuberculose.) Seu livro Horto (1899) traz um prefácio de Olavo Bilac, no qual o poeta, após dizer que o volume (vem revelar uma poetisa de raro merecimento), faz esta ressalva: (não há nas estrofes do Horto o labor pertinaz de um artista.) ( Talento e sensibilidade) – observa Domingos Carvalho da Silva (Vozes Fem. da poesia Brás., pág. 25) - (Não faltaram à triste moça tísica do Nordeste, que cometeu todavia, o equívoco irreparável de fixar os olhos brilhantes em Lamartine, quando já brilhava a estrela de Mallarmé e Verlaine.)(Maracaiba, Rio Grande do Norte, 12 de Setembro de 1876 – Natal. Rio Grande do Norte, 7 de Fevereiro de 1901.)
BIBLIOGRAFIA: Horto. A 3ª edição, Rio de Janeiro, 1936, é prefaciada por Alceu Amoroso Lima.
_________________________
25-32. Ler com hiato: so/fre e/ er/ra;
De/ que o /ho/mem.
__________________________
39. Leia-se to/da a/ ho/ra, em três sílabas.
___________________________
62. Cf. a nota n° 39 deste capítulo.
__________________________
82. Observe-se a enumeração.
Livro: Antologia dos Imortais - Psicografia de Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira
23.9.25
Mensagem publicada na Gazeta de Limeira no dia 19/09/2025
FORMA MOLECULAR
A matéria
primitiva escapa aos aparelhos físicos porque se encontra em dimensões
diferentes das de ordem material. Ela foge mesmo às vistas dos Espíritos, a não
ser daqueles que se encontram em alta escala, os Espíritos perfeitos. Deus só coloca
nas mãos da criatura o que pode suportar, e esconde o que ainda não pode ver,
para o bem e a felicidade de todos. A humanidade se encontra num fechamento de
ciclo evolutivo, onde a terapia da dor é necessária para despertar nos corações,
os sentimentos de fraternidade, no entanto a dor pode ser aliviada. A política
se afoga num mar de sangue, usando a ciência que terá de ser pacífica e
benfeitora. A ciência é uma divisão da sabedoria muito elevada, da qual todos
precisamos; todavia ela nada conseguirá sem o amor. A pergunta é se as
moléculas têm forma. O elemento primitivo que vibra no seio da natureza, não
constatado pelo homem, tem forma determinada imutável, é uma energia pulsante, elemento
além da luz, sendo a fonte desta. A molécula física secundária formada de
aglomerações da primitiva, se reúne por afinidade, e por determinação dos
agentes altamente inteligentes da criação. Jesus nos convida a estudarmos a
ciência dos pensamentos que a nossa mente pode reunir no serviço da caridade.
Quando essa formação existir nas bases do amor, receberemos de volta suas
próprias vibrações. Conhecer a composição das formas materiais não irá nos
salvar dos infortúnios que os descuidos geraram. As trevas estão cheias de
inteligências e cientistas sofrendo as consequências das suas invigilâncias, acerca da ciência mal aplicada e do
desenvolvimento mental mal dirigido. Mas não existe um, preso nas correntes
inferiores, porque amou, porque fez caridade e porque usou o bom senso na sua
educação espiritual. Devemos conhecer, em primeiro lugar, a forma molecular do
amor, pois é ele que nos garante a paz de consciência.
Filosofia Espírita L.E.34 – João N. Maia
– Miramez – Toninho Barana
22.9.25
Um Filho de Deus
Rossano Sobrinho é (era) terapeuta transpessoal, psicopedagogo, educador, expositor espírita e autor de 20 livros sobre saúde, educação e espiritualidade. Coordenador do grupo de estudo do Evangelho da Sociedade Espírita Paz, Amor e Caridade e do Grupo Fraterno de Espiritualidade (GFE Chico Xavier) em Espera Feliz-MG. Apresentador do quadro Liberte-se da sua Mente na TV Mundo Maior.
Além disso, realizava palestras e seminários em diversas cidades brasileiras e concedia entrevistas a programas de rádio e tevê.
Foi, sim, um incansável ativista do bem, inspirado pelas luzes da Filosofia Espírita e do Evangelho de Jesus.
Afirmo ativista porque efetivamente esta foi a sua marca até há pouco tempo entre nós. Ativo, participante, presente, idealista de uma causa.
Como todo ativista um inquieto, alguém atento ao que passava ao seu redor e ao seu radar. Nele, vibrava a urgência de fazer algo para ajudar o outro e a humanidade – um típico cidadão da nova era de regeneração.
Suas reflexões poderão ser encontradas nos seus livros e vídeos e será uma maneira de tê-lo mais próximo de nós daqui por diante.
Não nos conhecíamos pessoalmente, mas trocávamos constantemente impressões sobre diversos assuntos. Sentirei falta destas oportunas conversas geralmente sobre temas controvertidos.
Rossano Sobrinho fará falta sim, não apenas por estar presencialmente entre nós, mas porque ajudava a nos manter igualmente ativos. Foi, qual Jesus nos recomendou, Sal da Terra.
Nas suas últimas publicações fez duas referências que gostaria de lembrar.
A primeira transcrevendo Luiz Gasparetto quando afirmava que “A gente está onde se põe”. Então será fácil deduzir que neste momento você está bem porque sempre se pôs a serviço da transformação da humanidade.
A segunda foi a sua última transmissão de live. No encerramento dela lembrou as palavras de Jesus: “Bem-aventurados os pacificadores porque serão chamados filhos de Deus.” Pela sua trajetória, você o foi e continuará sendo um deles e, portanto, legitima-se a ser denominado de filho de Deus.
Continue nesta paz, a paz de Jesus, meu irmão!
Recupere-se logo e quando puder, se desejar, estarei por aqui para você prosseguir seu ativismo espiritual e evangélico.
Avancemos com Jesus!
Carlos Pereira -Blog de Carlos Pereira
21.9.25
O Brasil de Amanhã
A escuridão precede o romper de novo dia.
As tormentas de agora haverão de passar.
São transitórias.
Ninguém deterá a força da nova geração.
Espíritos comprometidos com o Cristo estão, muitos, ainda na adolescência, mas outros já estão quase prontos.
Nada haverá de detê-los.
O Brasil não será loteado.
A determinação é do Cristo.
Provável, no entanto, que qual a imagem do Senhor no Corcovado, o Brasil tenha que abrir os braços para receber os inúmeros refugiados.
As chamas que hoje se acendem em quase todos os países da Europa ainda são fogueiras tímidas, perto do fogaréu...
Os insanos não abdicarão do poder, ceifados que serão pela morte, sem que apertem “botões” – imaginam que reinarão para sempre...
É de sua insanidade – olhos esgazeados, postura de semideuses, palavras destilando fel, sorrisos sarcásticos, carnes fétidas...
Não consideram tumores malignos, leucemias e AVCs a caminho, e demências...
No tabuleiro, as peças mudarão de lugar – as que estão dentro e as que estão fora...
Não há de demorar.
Daqui em diante, tudo haverá de se alterar.
Não sem certa resistência, é verdade.
O povo brasileiro – nós! – carece de aprender a reivindicar o que seja correto para toda a coletividade.
Nada de pessimismo.
“Ajuda-te e o Céu te ajudará.”
O Brasil de amanhã – não daqui a dez ou vinte anos –, será grande e livre.
A Lei fará o seu trabalho.
Forças imponderáveis já se desencadearam.
Sem retrocesso.
Mas, convém ao lavrador erguer a enxada e cavar a terra, a fim de que a semente floresça e a colheita seja farta.
O Brasil de amanhã será um exemplo de autossuperação – Brasil de paz e solidariedade.
Suporta, pois, Brasil o cinzel que te fere, mas que, de ti, fará nascer uma obra-prima.
O teu organismo social está na fase de criar anticorpos para que, com 500 anos, deixes de ser a frágil criança que ainda és perante o mundo que te ironiza e não te respeita.
INÁCIO FERREIRA - Blog Mediunidade na Internet
Uberaba – MG, 21 de setembro de 2025.
20.9.25
A Hora da Partida
O instante de retorno ao Mais Além,
Haverás de partir sem que ninguém
Os passos te acompanhe ao fim da lida...
Flores, por certo, em tua despedida
Cobrir-te-ão o corpo sem desdém,
E as copiosas lágrima de alguém
Hão de dizer-te adeus de alma sofrida...
Porém, após teu último suspiro,
Seguirás em demanda ao teu retiro,
Sem nada a colocar-te em evidência...
De coração premido de aflições,
Deixando para trás as ilusões,
Partirás abraçado à consciência!...
Baccelli/Formiga - Blog Espiritismo em Prosa e Verso
Lar Espírita "Pedro e Paulo"
Uberaba - MG, 13 de setembro de 2025.
19.9.25
Bem-aventurados os pobres de espírito
As diferentes ações meritórias do Espírito depois da morte são, sobretudo, as do coração mais do que as da inteligência. Bem-aventurados os pobres de espírito não quer dizer unicamente bem-aventurados os imbecis, mas bem-aventurados aqueles que, cheios dos dons da inteligência, deles não fazem uso para o mal, porque é uma arma muito poderosa para arrebatar as massas. Entretanto, como dizia Gérard de Nerval, recentemente, a inteligência desconhecida sobre a Terra será um grande mérito diante de Deus. Com efeito, o homem poderoso em inteligência, e lutando contra todas as circunstâncias infelizes que vem assaltá-lo, deve regozijar destas palavras; "Os primeiros serão os últimos, e os últimos serão os primeiros", o que não deve se entender na ordem unicamente material, mas também para as manifestações do Espírito e das obras da inteligência humana. As qualidades do coração são meritórias, porque as circunstâncias que podem impedi-las, são bem pequenas, bem raras, bem fúteis. A Caridade deve brilhar por toda a parte, apesar de tudo, para todos, como o Sol está para todo o mundo. O homem pode impedir a inteligência de seu próximo de se manifestar, mas nada pode sobre o coração. As lutas contra a adversidade, as angústias da dor, podem paralisar os impulsos do gênio, mas não podem parar as da caridade.
Livro: Revista Espírita - tomo V - 1862 - Allan Kardec - Lamennais
18.9.25
Anjos Caídos
Antes de chegar à perfeição, o Espírito ignorante e fraco, entregue ao seu livre arbítrio, se entrega, muito frequentemente, à corrupção, e mergulha com prazer no oceano da iniquidade; mas o que causa sobre tudo a sua perda, é o orgulho. Ele nega Deus, atribui ao acaso sua existência, as maravilhas da criação e a harmonia universal. Então, infeliz dele! É um anjo decaído. Em lugar de avançar para mundos felizes, é mesmo exilado do planeta em que habita para ir expiar, em mundos inferiores, a sua rebeldia incessante contra Deus.
Guardai-vos, irmãos, de imitá-los: são os anjos perversos; fazei todos os vossos esforços para não lhes aumentar o número, que a luz da fé espírita vos esclareça sobre os vossos deveres presentes e sobre os vossos interesses futuros, a fim de que possais, um dia, evitar a sorte dos Espíritos rebeldes, e subir a escala espiritual que conduz à perfeição.
Livro: Revista Espírita - tomo 5 - 1862 - Allan Kardec - Haia
17.9.25
CONFISSÃO
Quando a cela de carne vira pó,
A gente volta vivo para cá,
Lembrando com saudade de dar dó
Essa bóia daí que aqui não há...
Moqueca, caruru, mãe-benta, efó,
Quibebe, canjiquinha, munguzá,
Sequilhos, abará, manuê, bobó,
Tutu, acarajé e vatapá...
Vivo morto de fome por aqui!
Para que eu não embirre igual guri,
É preciso ter muita e muita fé...
Puxa, meu pessoal! Que sururu!
Ouçam meu coração que fala nu :
Cuidado, pois o garfo dá banzé!
(*) Devotado jornalista, e poeta de humor fino e original. Manteve, de 1891 a 1919, uma seção diária de versos humorísticos no Jornal de Notícias, de Salvador, intitulada «Cantando e Rindo»,assinando-a Lulu Parola, pseudônimo literário com que se popularizou. Foi um dos fundadores da Academia de Letras da Bahia, ocupando a cadeira n 2. Deputado estadual. Redator de A Tarde, de 1925 até o dia de sua desencarnação. Florêncio Santos, no seu artigo – Reminiscências da «A Tarde» – estampado no Jornal do Commercio de 28 de Outubro de 1962, assim se referiu a ele : «Homem bom e amigo leal, era Aloísio um chefe de família exemplar. Desprovido de bens materiais, foi um nababo da inteligência e do idealismo.» (Salvador, Bahia, 27 de Março de 1S66 – Salvador, 2 de Fevereiro de 1942.)
BIBLIOGRAFIA: Cantando e Rindo, 14 Série; Cantando e Rindo, 2’ Série ; etc.
Livro: “Antologia dos Imortais” - Psicografia de Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira.
16.9.25
Comentário Questão 785 do Livro dos Espíritos
O maior obstáculo ao progresso são dois monstros que devoram a sociedade na atualidade, e mesmo sendo eles perseguidos pela filosofia cristã, ainda vivem em quase seu apogeu; no entanto, a sua glória é terrena e transitória. Esses dois monstros são o orgulho e o egoísmo.
O progresso moral tem sido atingido por estas duas forças das sombras, mas nunca interrompem sua marcha, por ser ela a força do próprio Criador, e lutar contra o Senhor é perder tempo. Por vezes, a marcha do progresso pode tornar-se mais lenta, pelos entraves criados pelos homens que ignoram a verdade, todavia, quando se faz necessário, o progresso moral quebra todos os obstáculos, desata todas as peias com que quiseram amarrá-lo, e feixes de luzes desimpedem todos os caminhos por processos variados, como flagelos, fome, guerras e, ainda mais, pelo anjo da dor.
O progresso intelectual vem sempre primeiro, pelos seus oferecimentos imediatistas, e os seres humanos, no estágio em que se encontram, são levados para o conforto exterior, que é o mais fácil, por não requerer renúncia. Abraçando o desenvolvimento intelectual, com o tempo o homem passará a sentir necessidade do aprimoramento espiritual, que lhe falta, no tocante à felicidade, a qual todos aspiramos.
Jesus foi, é e será sempre a nossa meta de luz, de modo a nos mostrar o equilíbrio da vida que viveu, ensinando o melhor para a nossa libertação. No plano espiritual, em todas as faixas de vida, exercitam-se os preceitos do Divino Amigo, porque os Seus ensinamentos têm o condão de desatar todas as amarras que impedem a marcha do progresso moral, que tem o poder de disciplinar, iluminando o intelecto.
O ignorante da vida espiritual se apega muito ao progresso intelectual, porque neste se vêem seus efeitos mais visíveis, por conseguinte, mais aceitáveis. O progresso moral é menos visível em seus resultados, mais demorados seus efeitos, mais difíceis seus frutos; assim, os imediatistas desistem de sua busca, mesmo que sejam incentivados para tal.
Meditemos em Paulo, em sua segunda epístola aos Coríntios, no capítulo quatro, versículo dezoito, nesta exposição de valores: Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que não se vêem são eternas.
A própria ciência, nos dias que correm, já descobriu que as coisas que não se vêem pelos olhos da carne, a olhos nus, são mais poderosas em todas as aplicações e, por vezes, são deduzidas das coisas que se vêem. Eis porque o progresso moral chega depois do material. Quando as que se vêem cansam com as suas ilusões, a alma passa a buscar as coisas eternas, que agradam ao coração e fazem livres os sentimentos.
Devemos compreender que nada impede a vontade de Deus. O mundo atual está passando por duras provações, pelo esquecimento do progresso moral, todavia, a natureza se encontra em reação, para ensinar a humanidade o que foi esquecido por ignorância ou conveniência. As lições não deixam de ser aplicadas aos filhos pródigos, para que eles voltem à casa paterna.
A Doutrina dos Espíritos tem a sagrada missão de mostrar aos homens a moral cristã na sua limpidez espiritual, para que sejam dominadas e expulsas todas as idéias das sombras, recamadas nas consciências pelas mãos duvidosas da ignorância. Nada vai se perder nem acabar, porém, o que vai acontecer é transformação, de modo que as próprias trevas darão nascimento à Luz.
Livro Filosofia Espírita - João Nunes Maia - Miramez
15.9.25
Reeencarnação – Transplante Completo
Não cogitavam como, certamente, não cogitam da imortalidade do espírito, mas de sua “imortalidade” biológica, tão imensa é o seu desejo de continuarem no poder, oprimindo a “plebe”, qual, aliás, é do feitio de todos os ditadores.
Chegaram a falar ao “indiscreto” microfone que lhes captou que, na atualidade, quase todos os órgãos já podem, ou poderão, ser transplantados – com certeza, mandando executar um de seus subalternos mais dotados de vigor.
Coitados, não passarão de múmias fora dos sarcófagos...
São eles dos principais articuladores da Nova Ordem Mundial, que, inconscientemente, temem o Julgamento Divino e... pretendem ficar por aqui mesmo.
Eles estavam como que se consolando uns aos outros, ignorando que, provavelmente, células rebeldes já estarão preparando a sua própria libertação do cativeiro do corpo, promovendo um “motim” silencioso...
Entrando na conversa dos três, eu que ainda só não fui chamado de ditador ou tirano, dir-lhes-ia que estão muito atrasados, porque, através da reencarnação, eles poderão ganhar um corpo novinho em folha, sem garantia, porém, de que continuem a serem os machões poderosos que se supõem ser – talvez, o corpo para o qual haverão de ser transplantados seja o de... não sei, não, e nem quero saber. Mas, que vai ser interessante, e muito engraçado, vai.
Convém, pois, que eles se preparem para, quem sabe, serem atração no “Bataclan”.
INÁCIO FERREIRA - Blog Mediunidade na Internet
Uberaba – MG, 14 de setembro de 2025.
14.9.25
Desvarios dos Governantes
Eu tenho muito o que falar sobre diversos assuntos. Em minha mente corre um turbilhão de coisas que acredito serem importantes que sejam ditas para o povo de Deus que está no corpo físico, mas tenho sempre que me deter a uma delas por texto.
O que mais interfere hoje na humanidade?
Poderia dizer que seria a fome que ainda grassa na vida de milhões e milhões de pessoas – e não estaria de todo equivocado.
Poderia afirmar que as drogas e seu poderio paralelo têm provocado o desarme das criaturas às coisas boas da vida para se entregarem a ilusão dos alucinógenos tecendo uma rede social apodrecida e decadente.
Há muitos outros assuntos que pauto interessantes e indispensáveis, mas, neste instante, me debruçarei sobre os fatos recentes oriundos da cabeça de um certo governante mundial e suas peripécias em querer implantar um novo modo de ver a vida.
Este descontentamento de muitos, imaginando que a Terra passa por dias difíceis não é sem razão. É verdade que as notícias que nos chegam daí são, até certo modo, aterrorizantes, porém, num contexto geral, eu diria, que elas são até normais.
Digo normais porque sempre nos defrontaremos, seja qual for a época, com um déspota qualquer desejando dominar a humanidade. Exemplos não faltarão ao longo da história.
Estes do presente são apenas os protagonistas das inquietações atuais e não devem ser considerados apocalípticos, embora tragam no bojo das suas ideias e atos um caráter bastante tenebroso.
O que vemos particularmente nos Estados Unidos é o brotar de uma liderança que espelha o pensamento de alguns milhões de seus compatriotas e ele apenas reflete com a sua hediondez a turba desequilibrada de outros mais.
Ele é perigoso? Sim, é, mas outros também que sentaram naquela cadeira presidencial também foram a seu modo e desestabilizaram a paz mundial.
O que vemos, porém, nos dias de hoje é que esta forma distorcida de ver o mundo impacta na vida de milhões e milhões de pessoas ao mesmo tempo.
É um choque completo de idiotez, mas tem cura.
Dizem que o remédio para os adoentados por determinado veneno vem do próprio veneno e creio que este seja o caso.
É a partir do brotar de tamanhas sandices que o seu próprio povo e a comunidade mundial repensarão as suas práticas até o momento e tomarão novos rumos possivelmente mais sensatos.
Deram poder demais a alguns homens e eles os exercem da maneira mais torpe possível, mas, repito, acho que sempre foi assim. A escala, no entanto, das suas decisões e a repercussão na vida de milhões de pessoas num tempo ultra rápido é o que tenha efetivamente mudado.
Há perigo nuclear? Claro que há! Mas a humanidade está razoavelmente vacinada para tentar evitar uma catástrofe que venha eliminá-la, ao mesmo tempo, que forças espirituais e extraterrenas impedirão fortemente que uma tragédia desse porte viesse a ocorrer.
Muito se tem falado nos tempos atuais sobre o anticristo. Ora, ele já está aí há bastante tempo e tem nome: capitalismo delirante.
A frenética vida em torno da acumulação do capital e sua concentração tem levado a humanidade a sua própria derrocada.
Este senhor Trump – e muitos outros – reverenciam este anticristo tão somente. É dominado e orientado por ele. Pode notar que tudo gira em torno de dinheiro, dinheiro, dinheiro e mais dinheiro.
O que devemos ter medo é sermos contaminados por esta onda negativa e de ódio que este senhor e seus parceiros tendem a inflamar numa humanidade sem o filtro das coisas espirituais.
Deixai vir a mim os pequeninos, dizia Jesus. O que isto significa além de se referir às crianças? Permite que vá até Ele os que possuem a pequenez do entendimento das coisas espirituais, mas que sejam puros de coração.
Este senhor e muitos outros, cedo ou tarde, virão até Jesus, pois verdadeiramente não o conhece.
Jesus governará a humanidade pelo seu Evangelho, o Evangelho do Amor.
Respeitando as diferenças fundamentais nas crenças dos diversos povos fará brotar o mais puro dos sentimentos a todas as criaturas que despertarem para seu chamado definitivo.
As agruras da humanidade continuarão acontecendo porque são inevitáveis e creio que o tempo das tribulações já esteja chegando.
Mantenhamo-nos em paz e na confiança de que tudo literalmente neste planeta está nas mãos do Senhor das nossas vidas.
Confiemos e sigamos adiante!
Helder Camara - Blog Novas Utopias
13.9.25
Grandeza de Deus
Uma mesa sem gente
Um parque sem flores
Uma chuva sem dores
Como passa o dia e fica sem sentido
Quando não temos o Pai para preenchê-lo
Em grandiosidade e paz
Somos tão pequenos diante do Altíssimo
Imensuravelmente pequenos
Mesmo assim Ele aposta em nós
Afinal, somos suas criaturas queridíssimas
Seus filhos em desenvolvimento
No espírito e na verdade
Queremos servir ao Pai
Queremos estar com Ele
Na grande tarefa de renovar o mundo
Mas sabemos também que Ele aposta no escuro
Na solidão de acreditar nos homens
Ele aposta na fé e na esperança
Eu sei que você pode não acreditar em mim
Não importa, que tolice é acreditar neste velho padre
O importante mesmo é acreditar em você
Nas suas potencialidades
Nas suas capacidades
No seu jeito de fazer as coisas
Isto, acredite!
Portanto, Pai!
Seja conosco todos os dias
Chova ou faça sol
Escureça ou clareie
Mas seja conosco
Não nos deixe jamais
Um dia, quem sabe, não muito distante
Haveremos de refletir finalmente a Tua imagem
A Tua santa e imensa imagem
De bondade e perfeição
Neste dia seremos verdadeiramente felizes
E um contigo, Pai.
Helder Camara - Blog Novas Utopias
12.9.25
Decálogo da Desobsessão
2 -Abençoe quantos lhe censuram a estrada sem criticar a ninguém.
3 -Jamais obrigue essa ou aquela pessoa a lhe partilhar os pontos de vista.
4 -Habitue-se a esperar pela realização dos seus ideais, trabalhando e construindo para o bem de todos.
5 -Abstenha-se de sobrecarregar os seus problemas com o peso inútil da ansiedade.
6 -Cesse todas as queixas ou procure reduzi-las ao mínimo.
7 -Louve, - mas louve com sinceridade, - o merecimento dos outros.
8 -Conserve o otimismo e o desprendimento da posse.
9 -Nunca se sinta incapaz de estudar e de aprender, sejam quais forem as circunstâncias.
10 -Esqueçamo-nos para servir.
Livro: Paz e Renovação – Francisco C. Xavier - André Luiz
11.9.25
Comentário Questão 784 do Livro dos Espíritos
O recuo na caminhada das criaturas é apenas aparente. Nada na vida regride; todos os momentos, pode-se dizer os minutos e mesmo os segundos, têm a sua cota de avanço espiritual. A ciência astronômica nos mostra que nada pára. Os astros, em particular os conjuntos de sóis e as galáxias, tudo se encontra em plena movimentação, e todos os movimentos interatômicos e galáticos se operam em função progressiva, obedecendo à lei que é caminho para a perfeição.
Não tendo outra palavra para explicar a vida, vamos dizer que a vida é movimento. Esse cinetismo divino e humano é para dar mais vida aos seres e às coisas.
O homem, no princípio, nos parece bom, obediente a certas leis e o seu comportamento pode dizer algo de elevado, no entanto, depois que ele passa a despertar os seus dons, antes em estado de sono, caminha para o desregramento. Ele sente poderes sob seu comando e abusa deles. Este é um estágio pelo qual todos passamos, para depois ganhar o melhor. Não passando por ele, como aprender? O aprendizado é conquista no dia-a-dia, sob o guante da dor e dos inúmeros problemas, que são os instrutores da alma.
A regressão dos Espíritos é ilusória, a não ser quando a reencarnação nos mostra uma regressão da forma e do ambiente em que o Espírito pode renascer, porém, a alma, seus celeiros, sua luz já conquistada, ela não perde nunca. É qual diamante jogado na lama, que fica escondido por algum tempo, mas, quando retirado dali, é a mesma pedra preciosa. Ele não deixou de ser diamante por se encontrar envolvido no barro.
Podemos estudar a história da humanidade e notar o quanto ela cresceu na esteira do tempo. As qualidades dos seres humanos evoluíram no perpassar do tempo. Jesus, para nós, foi um centro de luz que nos deixou todos os conhecimentos capazes de nos ajudar a conhecer a verdade e nos libertar da ignorância.
Anotemos o que diz Paulo a Timóteo, em sua primeira carta, no capítulo quatro, versículo quinze:
Medita estas cousas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto.
Não é preciso muita meditação para que se descubra o progresso manifestando-se em tudo e em todos; basta dizer que hoje, mesmo com todas as paixões dominando os sentimentos humanos, quase todas as criaturas da Terra já conhecem o Evangelho de Jesus ou, pelo menos, já ouviram falar d'Ele como o Senhor do mundo e Pastor do rebanho terreno. Informemo-nos, se possível, sobre as leis dos países, que notaremos nelas certa fraternidade, e mesmo caridade, ao contrário das leis do passado. Hoje existem leis para segurança até dos animais e vegetais. O que falta é mais um pouco de ajustamento dos sentimentos humanos, o que não vai demorar.
O mal que estamos presenciando no mundo vai ainda crescer mais, porque é desse crescimento, gerando mais sofrimento, que a humanidade deverá acordar para o amor. Somente a lei de amor estabiliza a vida natural e moral das criaturas. Não existe felicidade sem amor.
Todos os recuos dos homens são aparentes; estão avançando dia-a-dia, hora-a-hora e minuto-a-minuto, porque a lei de Deus é progresso.
Livro Filosofia Espírita - João Nunes Maia - Miramez
10.9.25
CONFIDÊNCIA DE MÃE
Dei-te um berço de rendas e de flores,
Adorei-te por nume excelso e amigo
E inclinei-te, meu filho, a ser comigo
Soberano de sonhos tentadores.
Ordenava, no orgulho que maldigo :
– “Não te curves nem sirvas, onde fores...”
Entreguei-te mentiras por louvores
E enganosa fortuna por abrigo.
Hoje, de alma surpresa, torno a casa ;
Tremo ao ver-te no luxo que te arrasa,
Como quem dorme em trágico veneno!
E choro, filho meu, choro vencida,
Por guardar-te entre os grandes toda a vida,
Sem jamais ensinar-te a ser pequeno.
(*) Poetisa, contista, romancista, iniciou sua vida literária, quase menina, conforme afirma sua filha Lola de Oliveira em Minha Mãe!, escrevendo em inúmeros periódicos sul-riograndenses. Foi também teatróloga e aplaudida conferencista. Professora pela Escola Normal de Porto Alegre, com distinção em todas as matérias, a poetisa de Folhas Mortas lecionou em cursos particulares, em várias cidades gaúchas, depois de nove anos dedicados ao magistério público. Fundou um jornal literário feminino, O Escrínio, mais tarde transformado em revista ilustrada, e formou, segundo Antônio Carlos Machado, entre as maiores feministas brasileiras de sua época. De 1920 até à sua desencarnação, residiu na capital paulista. (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 12 de Junho de 1878 – S. Paulo, 19 de Junho de 1935.)
BIBLIOGRAFIA: Folhas Mortas; Preludiando, contos; Cruz de Pérolas, contos ; etc.
Livro: Antologia dos Imortais - Psicografia de Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira.
9.9.25
Mensagem publicada na página 4 da Gazeta de Limeira em 09/09/2025
A FORÇA DE DEUS
Quando
falamos da molécula primitiva, como narra "O Livro dos Espíritos", é
para se entender a matéria primitiva indivisível, e não a molécula divisível
conhecida pelos homens. A energia primitiva que circula em todo o universo toma
formas variadas, de acordo com a vontade divina. Já começa a modificar-se ao
desprender da forma geradora, e os Espíritos do Senhor, trabalham em todas as
operações de alta e baixa vibração da molécula primitiva, para que esta obedeça
a todas as mutações da vontade dominante, no grande laboratório da natureza.
Esse elemento, ao ser atraído pelo Espírito superior, mesmo encarnado, toma a
forma e o caráter que os seus sentimentos lhe emprestam para determinada
função. O Espírito superior respondeu a Allan Kardec, "que tudo está em tudo".
Ele sintetizou a mais profunda sabedoria nesta curta frase. As diferenças estão
nas mutações operadas pela vontade, ambiente e vibrações, sendo o mesmo
alicerce primitivo, que denominamos força de Deus. Recebemos sempre o que
merecemos. Quem reconhece a bondade de Deus não desconhece esta máxima. É bom e
racional que devamos fazer por merecer as bênçãos do Senhor, ou que assimilemos
essas bênçãos que caem sobre os homens como os raios do sol, dependendo de cada
criatura aproveitá-las, na qualidade de estudante da verdade. Se ainda sentimos
dificuldade em perdoar o nosso irmão, se ainda alimentamos o orgulho e o
egoísmo, se ainda desconhecemos os valores da caridade e do amor a Deus e ao
próximo, como conhecer os segredos profundos da natureza e de Deus? Beijemos a
Terra com gratidão e humildade, pelo que ela tem feito por nós, para depois
elevarmos os olhos aos céus e neste ambiente de luz, a consciência nos
facilitará meios de dialogar com a Inteligência superior.
Filosofia Espírita L.E.33 – João N. Maia
– Miramez – Toninho Barana
8.9.25
ARTE
167 –O grandes músicos, quando compõem peças imortais, podem ser também influenciados por lembranças de uma existência anterior?
-Essa atuação pode verificar-se no que se refere às possibilidades e às tendências, mas, no capítulo da composição, os grandes músicos da Terra, com méritos universais, não obedecem a lembranças do pretérito, e sim a gloriosos impulsos das forças do Infinito, porquanto a música na Terra é, por excelência, a arte divina.
As óperas imortais não nasceram do lodo terrestre, mas da profunda harmonia do Universo, cujos cânticos sublimes foram captados parcialmente pelos compositores do mundo, em momentos de santificada inspiração.
Apenas desse modo podereis compreender a sagrada influência que a música nobre opera nas almas, arrebatando-as, em quaisquer ocasiões, às idéias indecisas da Terra, para as vibrações do íntimo com o Infinito.
168 –Os Espíritos desencarnados cuidam igualmente dos valores artísticos no plano invisível para os homens?
-Temos de convir que todas as expressões de arte na Terra representam traços de espiritualidade, muitas vezes estranhos à vida do planeta.
Através dessa realidade, podereis reconhecer que a arte, em qualquer de suas formas puras, constitui objeto da atenção carinhosa dos invisíveis, com possibilidades outras que o artista do mundo está muito longe de imaginar.
No Além, é com o seu concurso que se reformam os sentimentos mais impiedosos, predispondo as entidades infelizes às experiências expiatórias e purificadoras. E é crescendo nos seus domínios de perfeição e de beleza que a alma envolve para Deus, enriquecendo-se nas suas sublimes maravilhas.
Livro “O Consolador” – Espírito: Emmanuel – Médium: Francisco Cândido Xavier
7.9.25
Democracia Renovada
O regime que aí está é eivado de falhas, o mexer em pedaços não serve para aquilo que o País necessita, uma completa reforma na sua forma de fazer política.
Os aventureiros da política, estes em maior grau, defendem tão somente a sua manutenção no poder para amealhar para si e para seus representados um quinhão de recursos. Os outros, os políticos de carreira, os profissionais da política, sabem manipular muito bem os fios que tecem o poder e se locupletam de tudo que este lhes pode dar. Finalmente, na última categoria, temos os idealistas. São os compromissados em fazer política com P maior, que enxergam na política um instrumento valoroso de melhoria da nação. Estes, infelizmente, são pequena minoria.
O que fazer então para se projetar uma mudança de vulto na política brasileira?
Não vejo outro caminho a não ser uma constituinte exclusivamente para este fim. Sim, defendo a convocação de uma assembleia constituinte para mudar o texto constitucional. Aberra-se quem possa imaginá-la sem a presença dos políticos atuais, mas é o único caminho que antevejo para sairmos deste impasse constitucional que envereda para o caos, simplesmente porque não há qualquer motivação em contrário das principais forças que fazem o Estado.
Tudo que está aí concebido está, em grande parte, carcomido, podre, inservível. O poder que emana do povo não é trazido para que a vontade do povo prevaleça. A representatividade existente é tímida para não dizer nenhuma. São adotadas práticas que estão obsoletas e que só servem para que os mesmos usufruam das benesses do poder.
O atual sistema político não garante a representatividade autêntica; não permite que os maus governantes sejam substituídos quando não mais servem aos interesses da nação; pouco ou quase nada se faz para prestar contas das ações realizadas; e, o que é pior, é fonte inesgotável de corrupção.
Enquanto o Brasil continuar adotando este sistema caduco não irá promover as principais mudanças que o Estado precisa implantar.
Tudo que se faça, por mais que tenham boas intenções de uns poucos, será jogo de cena. Haverá, na prática, a adoção de mudanças inócuas, mudanças daquelas que se espremerem bem não vai sair nada, entendem?
Precisamos dar um salto qualitativo na política brasileira, deixar o Estado mais enxuto para atender as suas diretrizes fundamentais. Não prego um estado liberal, ou mínimo, como dizem. Prego um Estado do tamanho que deva ter para atender às necessidades da população, haja vista que hoje é completamente “obeso”, à beira de um colapso vascular tamanha a quantidade de gordura de pessoal e de burocracia.
Em particular, vejo no sistema parlamentarista de governo uma iniciativa mais inteligente de gestão pública e política, mas infelizmente o que se fez com o parlamente brasileiro neste período republicano faz com que a população não veja esta saída com bons olhos.
A representatividade política necessita ser aperfeiçoada a partir dos municípios, incentivando que a população participe mais ativamente das decisões da sua cidade. Isto é possível, fácil e barato de se fazer. Pouco custo e muita democracia.
Penso que se estimularmos a participação popular no nível municipal começaremos a criar condições e cultura para que outros mecanismos de participação se fortaleça na esfera estadual e, consequentemente, no círculo federal de poder.
O gigantismo geográfico do Brasil não pode representar argumento para se inviabilizar tais iniciativas. Pouco a pouco, o povo vai pegando jeito e começará a influenciar mais decisivamente nos destinos da nação. O município deve ser o berço da democracia brasileira.
Se as mudanças começam pela base teremos condições de alavancar as principais modificações no Estado brasileiro.
É importante que a população se conscientize que tudo não será maravilhas por ter mudado o sistema político. Isso não. O que vai mudar é que uma vez a população exercendo mais diretamente a sua influência haverá, consequentemente, menos desmandos, menos equívocos, menos distorções nas decisões.
O processo político se aperfeiçoa ao longo do tempo com a participação gradativa da sociedade no seu mecanismo decisório. Apenas isso.
O povo brasileiro já deu demonstrações que quer mais democracia e menos falcatruas, mais participação e menos “arrumadinhos”.
Cabe agora arregaçar as mangas da camisa e mobilizar-se para as mudanças desejadas. Preguem isso nas chamadas redes sociais, de repente, e não será surpresa, estas ideias ganharão eco em locais não imaginados e se transformarão numa força de mudança incomparável.
Nada cai do céu gratuitamente, nem mesmo a chuva que precisa de fenômenos climáticos específicos para se precipitar, tampouco as mudanças políticas que o Brasil precisa.
Lutemos pela democracia renovada.
Lutemos pela representação popular mais ativa.
Lutemos por um futuro melhor com o entendimento de todos.
Joaquim Nabuco - Blog de Carlos Pereira.
6.9.25
ALMA E DOR
É um exímio artesão,
Que produz obra de arte
Da lama que extrai do chão.
*
Toda lágrima que choras,
Caindo em justa medida,
Aperfeiçoa em teus olhos
A visão que tens da vida.
*
Provação é tempestade,
Que, igual à terra em secura,
Ao desabar sobre a alma
Traz alegria e fartura.
*
Inda seja um só centímetro,
Em jornada audaciosa,
Por elevar-te do chão
Toda subida é penosa.
*
Deixa que falem de ti
O que quiserem falar,
Conjugando por resposta
O verbo silenciar.
*
Se Jesus perdesse tempo
Com as querelas do homem velho,
Ele não nos legaria
O tesouro do Evangelho.
Eurícledes Formiga - Blog Espiritismo em Prosa e Verso
(Página recebida pelo médium Carlos A. Baccelli, em reunião pública do Lar Espírita “Pedro e Paulo”, na manhã de sábado do dia 19 de setembro de 2015, em Uberaba – MG).
5.9.25
Psicografia de um Mentor.
Alfred Schutz
4.9.25
Comentário Questão 783 do Livro dos Espíritos
Existe o aperfeiçoamento natural e progressivo, estendido a toda a criação de Deus. Ele é lento, para que o homem possa participar na evolução, sua e de tudo que o cerca. A parte dos seres humanos deve ser acionada por eles, no equilíbrio que a vida lhes mostra. Aí, o bom senso deve imperar em todos os corações que a luz da verdade já começa a iluminar.
A ciência já sabe das transformações naturais que se operam na matéria, sem que a mão do homem possa interferir. Esse é o progresso natural da vida, que vem de Deus pelos canais do tempo. O homem pode ajudar ou apressar esse progresso, e deve fazê-lo quando o objetivo é para o bem da humanidade. Os homens avançam no progresso científico em demasia, no entanto, o progresso moral se nos parece lento. Para que haja equilíbrio, é preciso que os dois se ajustem na mesma velocidade, para que as forças se intercruzem no ritmo do amor e da verdade. Quando estão fora do nível uma da outra, aparecem os flagelos, as catástrofes, as pestes e a fome. O desequilíbrio se reflete na própria natureza física, mostrando que uma força deve esperar pela outra, para a paz de todas as criaturas.
Nos tempos em que se encontra a humanidade, a ciência mostra uma felicidade fictícia, material, com viagens espaciais para mais conforto do mundo externo, esquecendo que a ciência do amor deve fazer viagens internas, no ninho micro-cósmico da alma, para descobrir a felicidade do coração, pois ela é o alicerce da outra. Se vieram à Terra milhares e milhares de Espíritos cientistas renomados, para mostrar o valor da vida, o que se pode alcançar no plano físico, também comandado por Jesus vieram e continuam a vir milhares, ou milhões de cientistas do amor, para mostrar o valor do Espírito. Essas duas colunas têm a missão de equilibrar a vida, estabelecendo a felicidade e o céu no íntimo da alma.
Deus é tão bom que faz nascer a luz das trevas e, do ma!, o bem comum. Ninguém pode enganar a Força Soberana; Ela sabe o que faz e dirige todas as coisas, do modo que o Seu coração achar melhor. Mesmo assistindo ao espetáculo da natureza, que responde ao malfeito na Terra, devemos evitar a justiça com as próprias mãos. Somente Deus pode e deve fazer justiça, do Seu supremo comando.
Lembremos Paulo, em sua primeira carta aos Tessalonicenses, no capítulo cinco, versículo quinze, quando diz:
Evitai que alguém retribua a outrem o mal por mal; pelo contrário, segui sempre o bem entre vós, e para com todos.
As leis de justiça, somente Seu criador pode acionar, na corrigenda dos que desrespeitam a vida. O nosso primeiro impulso, quando ofendidos, é revidar a ofensa, no entanto, o Cristo, pelos Seus conceitos e vivência, nos mostra o contrário, amando a todos com o mesmo amor. O Mestre nos ensinou, morrendo na cruz para o mundo, a nascer nos corações dos próprios detratores.
O aperfeiçoamento da humanidade é lento, mas progressivo. Deus não tem pressa, sabemos disso, mas não pára nos Seus trabalhos para o nosso progresso espiritual.
Livro Filosofia Espírita - João Nunes Maia - Miramez
3.9.25
CONFIDÊNCIA
Senhor,
O carpinteiro
Trouxe a madeira pobre ao banco de talhar
E, manejando a enxó, o serrote e o formão,
5 Cortou-a sem piedade...
Ninguém lhe ouviu reclamação alguma.
Findos alguns instantes,
Era coluna simples.
Dentro de pouco tempo,
Ei-la peça lavrada,
Em caminhão barulhento,
E levada a servir nas construções dos homens,
Sem perguntar sequer,
Pelo próprio destino:
Se devia brilhar no teto de um palácio
Ou pisada no chão de cabana esquecida...
Ajuda-me, Senhor,
A entender a lição dessa coluna humilde!...
Que eu saiba agradecer
A dor que me depura
E depois receber
A mercê de servir-te,
Quando o quanto quiseres,
Como e seja onde for...
5. Leia-se pie-da-de-, com senérese.
(*) O poeta não se identificou perante reunião em que a página foi psicografada.
Livro: Antologia dos Imortais - Psicografia de Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira.
2.9.25
Mensagem publicada na página 6 da Gazeta de Limeira em 02/09/2025
SUBSTÂNCIA PRIMITIVA
Em O
Livro dos Espíritos o codificador insiste procurando a seiva dos conhecimentos
sobre a matéria. Para os estudiosos, do espiritualismo, a natureza é um segredo
de Deus. Desvendá-la requer qualidades que ainda não possuímos; mas não é por
isso que devemos cruzar os braços. O Espírito da Verdade chamava a matéria
primitiva de molécula primitiva, porque os homens daquela época desconheciam o
além da molécula. Quanto mais a ciência se aprofunda, mais se perde no regime
das substâncias da molécula. Partiu para o átomo, elétrons, elementos
inter-atômicos, e apoderou-se do sentido de que a viagem científica ao
microcosmo é infinita. Onde está a matéria primitiva? Confunde-se a matéria com
o Espírito, e este com Deus, o Criador de todas as coisas. Se não damos conta
de dominar a matéria física, e o que existe por trás dela, como entender os
fluidos de onde ela se originou. A escala das substâncias é infinita. A ação de
caridade é troca de substâncias que escapam à ciência da Terra, mas é uma
verdade no mundo dos estímulos. Os clarins de Deus tocam pelas bocas dos anjos,
a nos dizerem que chegamos no momento de modificarmos os nossos sentimentos, no
que se refere à vida. Mudarmos para compreender o sentido da verdadeira vida e
aprender pelo menos a saber perguntar aos luminares da eternidade o que
realmente nos faz melhores. A energia não tem forma determinada, a não ser na
sua profundidade que desconhecemos. Ela é orientada por altas inteligências e
vai baixando as vibrações. Nessa descida, vai tomando formas que garantem sua
expressão. Antes de pensarmos em conhecer a substância primitiva da matéria,
pensemos em pedir ao Senhor que nos ensine a perceber o amor do seu coração
para conosco.
Filosofia Espírita L.E.32 – João N. Maia
– Miramez – Toninho Barana.
Arte
169 –A emotividade deve ser disciplinada?
Qualquer expressão emotiva deve ser disciplinada pela fé, porquanto a sua expansão livre, na base das incompreensões do mundo, pode fazer-se acompanhar de graves conseqüências.
170 –Com tantas qualidades superiores para o bem, pode o artista de gênio transformar-se em instrumento do mal?
-O homem genial é como a inteligência que houvesse atingido as mais perfeitas condições de técnica realizadora; essa aquisição, porém, não o exime da necessidade de progredir moralmente, iluminando a fonte do coração.
Em vista de numerosas organizações geniais, não haverem alcançado a culminância de sentimento é que temos contemplado, muitas vezes, no mundo, os talentos mais nobres encarcerados em tremendas obsessões, ou anulados em desvios dolorosos, porquanto, acima de todas as conquistas propriamente materiais, a criatura deve colocar a fé, como o eterno ideal divino.
Livro O Consolador - Chico Xavier - Emmanuel
1.9.25
Filho de Deus
Olho para o céu e vejo estrelas a me guiar na vida. Elas cintilam avidamente pedindo que nós, seus irmãos astrais, que possamos um dia brincar com elas.
Neste dia, paro um pouco e reflito sobre meu passado não muito distante.
O pouco que fiz até hoje me rende honrarias. Mas o que fiz, Pai, senão tentar seguir os teus ensinamentos santos no meu modo ainda tacanho de enxergar as coisas de Deus.
Sou simples, nunca gostei de muitos artefatos a me ornar, não que não os ache belos nos outros, mas porque me preocupando menos com o que vem de fora, poderei, finamente, ater-me ao que de dentro de mim grita esperando a minha atenção.
Sou bem pequeno no plano do Criador, eu sei, mas possuo, na vida que me deste, a grandeza de ser teu filho, então a minha vida se ilumina de bençãos e amor.
Todos os teus filhos deveriam ter esta noção básica sobre a vida e o teu existir.
Procuro-te em todo lugar e literalmente te encontro.
Te encontro a passear pelas ruas a busca de um pouco de comida.
Te encontro nas calçadas, jogado ao relento, e reclamando por vida melhor.
Te encontro na face de todos os deserdados da sorte que nunca esmorecem esperando a tua santa ajuda.
Vou partir um dia do reino dos Céus para o reino das criaturas terrestres e, neste dia, mais uma vez, te louvarei e me colocarei a tua disposição para que tu possas te revelar como verdadeiramente tu és.
Teu filho,
Helder Camara - Blog Novas Utopias