31.7.23
Oppenheimer e a Construção da Paz Mundial
É um filme que incomoda. Incomoda quem minimamente já possui uma consciência planetária e, consequentemente, despertou para seu espírito de humanidade.
É impossível ficar indiferente, em sendo verdade os conteúdos trazidos pela película, ao advento do maior instrumento de morte inventado pelo homem: a bomba atômica.
O filme não tem o foco na abordagem desse tema, mas a vida do físico, sua tormentosa mente genial, a sua angústia ética após criar a bomba atômica e a perseguição política que sofreu.
O planeta nunca mais foi o mesmo depois da criação da bomba atômica. O mundo foi dividido em dois lados depois da segunda guerra mundial e, a partir daí, iniciou-se o que se convencionou chamar, até há pouco tempo e parece que agora se repete, de Guerra Fria.
Atualmente, nove países possuem armas nucleares: Rússia, Estados Unidos, Reino Unido, França, China, Índia, Paquistão, Israel e Coreia do Norte. A Rússia e os Estados Unidos, juntos, possuem quase 90% do arsenal mundial.
Segundo informações do Instituto Internacional de Estocolmo para a Pesquisa da Paz, ultimamente os governos estão ampliando seus investimentos em armas nucleares, sobretudo na sua modernização, o que é muito preocupante.
A bomba atômica existe para não ser usada.
Sua capacidade destruidora, utilizada em massa, equivaleria a um suicídio coletivo da civilização humana, haja vista que quem vier a detoná-la, receberia a resposta em grande intensidade e, daí por diante, o planeta estaria à deriva.
É esse o jogo de xadrez geopolítico que atravessa atualmente a humanidade. Nesse sentido, o filme vem em boa hora para lembrar que há um perigo iminente e de proporções catastróficas. O tabuleiro do poder está sendo ocupado pelos Estados Unidos e seus aliados, de um lado, principalmente a Europa; e de outro, a Rússia e a China, junto com seus protegidos.
É uma quebra-de-braço sem prognóstico de resultado. Se a bomba atômica for utilizada, todos serão perdedores – na Terra e fora dela.
E é a partir dessa preocupação estratégica que forças intra e extraterrenas se mobilizam, desde a última guerra de proporção planetária, para evitar o desequilíbrio no ecossistema cósmico.
Pelo menos é o que se encontra registrado em diversas fontes espirituais através de diferentes médiuns.
Em 1971, Chico Xavier, participando do Programa Pinga-Fogo, na então TV Tupi, inspirado pelo pensamento de Emmanuel, disse textualmente:
“Se os países mais cultos do globo puderem suportar a pressão dos seus próprios problemas sem entrarem em choques destrutivos como, por exemplo, guerras de extermínio, que deixarão consequências imprevisíveis para nós todos no planeta, então veremos uma era extraordinariamente maravilhosa, (...), mas isso terá um preço, o preço da paz.”
Esse é o desafio maior!
Como conciliar os interesses dos diversos países e convergir para um relacionamento pacífico e construtivo para resolução dos principais problemas mundiais?
Como evitar a sobreposição de poder de um país sobre outro e, ao mesmo tempo, criar um esforço cooperativo de diminuição das desigualdades em todos os níveis?
O modelo de governança mundial, do jeito que aí está, não colabora para essa união de intenções entre as nações.
Por essa razão que o depoimento é claro e direto: a vida próspera mundial somente ocorrerá “se” as grandes potências conseguirem superar a “pressão de seus próprios problemas.”
O perigo da autodestruição fez com que houvesse dois movimentos extraordinários de proteção do sistema solar e da galáxia.
Ângelo Inácio, no livro “OS ABDUZIDOS”, pela psicografia de Robson Pinheiro, apresenta uma série de movimentos realizados por extraterrestres no sentido de evitar uma catástrofe. Uns, tentando tirar proveito da situação; outros, tentando neutralizar os impulsos bélicos.
Confirmando as narrativas trazidas por estudiosos da Ufologia, Ângelo Inácio descreve os encontros dos extraterrestres com as autoridades dos Estados Unidos, mas que contataram também a União Soviética, Reino Unido e Canadá, durante e depois do embate global.
Uma parte deles propunha a troca de tecnologia avançada bélica e para a saúde em troca da autorização para experimentos biológicos. Estavam dissimulando porque o desejo real era dominar o planeta.
Outra parte dos extraterrestres solicitava apenas o compromisso de não proliferação nuclear.
Interessante, o depoimento de um representante desse grupo em conversa com o então presidente dos Estados Unidos, Dwight Eisenhower.
“Caso venham a desenvolver um aparato que coloque em perigo iminente seu mundo, estaremos atentos. Sobre cada uma das suas bases, avistarão nossas naves patrulhando; acima de cada arsenal militar, vigiaremos atentamente, a fim de evitar a destruição máxima. E não serão apenas um dos povos federados do espaço; serão várias raças a observar seu mundo. Detemos conhecimento e tecnologia suficientes para desarmar todo o seu arsenal e impedir tanto a fusão como a fissão nucleares.
Assim, terrestres, cuidem bem do seu mundo e atentem para o estrago que lhe podem causar.
Com o clicar de nossos aparelhos, podemos fazer toda a energia elétrica do planeta entrar em colapso, a partir de ondas elétricas potentíssimas, ou bloquear toda a comunicação por rádio, por exemplo, se isso for necessário para tolher uma hecatombe de proporções planetárias.”
Não é por outra razão que se multiplicam os relatos recentes de avistamentos de Objetos Voadores não Identificados na Ucrânia, principalmente na proximidade da maior usina nuclear da Europa, em Zaporizhzhia, ocupada pelos russos.
Na mesma direção, Geraldo Lemos, em “NÃO SERÁ EM 2012”, descreve uma conversa dele com Chico Xavier onde ele revelou que Jesus realizou encontro com outros governadores planetários do Sistema Solar, em 1969, para deliberar sobre o futuro do nosso planeta.
Na ocasião, foi concedida uma moratória de 50 anos à Terra para que os principais governantes mundiais afastassem, de uma vez por todas, a possibilidade qualquer risco de guerra nuclear, caso contrário, haveria uma intervenção maior das forças espirituais.
Em publicação recente, “A DECISÃO – CRISTOS PLANETÁRIOS DEFINEM O FUTURO ESPIRITUAL DA TERRA”, pelos espíritos André Luiz e Chico Xavier, pela psicografia de Samuel Gomes, é informado outro encontro ocorrido em 2018, exatamente para uma avaliação de progresso da reunião anterior.
Na sua fala final, Jesus teria assim se expressado:
Falta apenas um ano para que a moratória vença, atingindo a finalidade de dar uma oportunidade aos homens para que não se destruam a si mesmos e nem à sua casa planetária. Agora, se faz necessária uma intervenção mais direta de nossa parte, para produzir no planeta uma regeneração mais equilibrada e feliz.
As áreas espirituais onde predominam as características do mal serão limpas, concluindo a ação de retirada dos espíritos que ainda se encontram encarnados e destoam, em muito, dos novos propósitos de paz e concórdia que o planeta elegerá.
Retirando os últimos recalcitrantes no mal e no desequilíbrio e filtrando aqueles que apresentarem predisposição para mudar, esse orbe tomará novos rumos de crescimento, onde todas as dificuldades materiais, desafios existenciais e problemas que até agora existem terão suas soluções tanto na vida material quanto na espiritual, possibilitando sua espiritualização, transformando suas leis, seus recursos, capacidades e, consequentemente, seus corpos perispirituais e físicos, para que atinjam o clímax do equilíbrio sob a regência do amor.
Nossos irmãos da Terra, meus filhos do coração, poderão sentir a comunhão com o Pai e estabelecer uma nova ligação com essa fonte de nutrição íntima, para não ter mais fome de segurança, saciando a sede de suas carências interiores, enriquecendo a si mesmos de amor, rompendo as barreiras que os separam uns dos outros e, por fim, assumir a posição de autênticos Filhos de Deus no contexto da família universal.”
É possível que tenhamos nos próximos anos iniciativas bélicas de grande impacto e que podem acarretar insegurança geral. A “mão divina”, porém, evitará que mal maior aconteça, pois o bem prevalecerá sobre a Terra.
É o planeta em ebulição extirpando o mal das suas entranhas. Nada a temer porque Jesus está à frente.
A Julius Robert Oppenheimer cabe, no mundo espiritual, inspirar a tantos outros cientistas e homens de bem a trilharem o caminho da paz.
Que seu propósito, parafraseando as palavras que ele pronunciou do Bhagavad Gita quando testou a bomba atômica, seja de que o brilho de mil sóis irrompidos de uma só vez no céu seja a demonstração de esplendor do poderoso e que se torne a própria fonte da vida, construtora dos mundos.
Mundo novo e regenerado.
Mundo fraterno e de paz.
Carlos Pereira - Blog de Carlos Pereira
30.7.23
REFLEXÕES SOBRE O LIVRO “LIBERTAÇÃO” – André Luiz/Chico Xavier (1)
de fevereiro de 1949 – a obra está prestes e completar 70 anos! – prefácio
significativamente intitulado “Ante as Portas Livres”, salientamos apenas o
que escreveu o venerável Benfeitor, ao recontar a antiga lenda egípcia do
“peixinho vermelho”:
“O esforço de André Luiz, buscando acender luz nas trevas, é semelhante à
missão do peixinho vermelho.
Encantando com as descobertas do caminho infinito, realizadas depois de
muitos conflitos no sofrimento, volve aos recôncavos da Crosta Terrestre,
anunciando aos antigos companheiros que, além dos cubículos em que se
movimentam, resplandece outra vida, mais intensa e mais bela, exigindo,
porém, acurado aprimoramento individual para a travessia da estreita
passagem de acesso às claridades da sublimação.
Fala, informa, prepara, esclarece...
Há, contudo, muitos peixes humanos que sorriem e passam, entre a
mordacidade e a indiferença, procurando locas passageiras, ou pleiteando
larvas temporárias.
Esperam um paraíso gratuito com milagrosos deslumbramentos depois da
morte do corpo.
Mas, sem André Luiz e sem nós, humildes servidores de boa vontade, para
todos os caminheiros da vida humana pronunciou o Pastor Divino as
indeléveis palavras: - ‘A cada um será dado de acordo com as suas obras.’”
*
Conscientes, assim, da nossa condição de pobre bagre, que tenta escapar das
águas barrentas da lagoa existencial em que se movimenta, longe de nós
qualquer pretensão da missão que coube ao destemido “peixinho
vermelho”...
O que nos consola, porém, é saber, que já não mais pertencemos à classe dos
anfíbios anuros, que se contentam com sua condição de girinos, ou, no
máximo, de batráquios coaxantes.
INÁCIO FERREIRA – Blog Mediunidade na Internet
Veja também a Gravação do Estudo Detalhado do livro LIBERTAÇÂO
feito toda terça feira às 20h. pelo Skype
Francisco Cândido Xavier (autor)
André Luiz (espírito)
Prefácio ANTE AS PORTAS LIVRES
https://youtu.be/KZDd1JLUB1M
29.7.23
Somente Ele
Balsamiza as feridas que choramos,
Sorve conosco a taça de amargores
Sob o peso da cruz que carregamos...
Faz nascer nos caminhos tantas flores,
Nas trilhas empedradas que pisamos,
Converte em alegria os dissabores
Nas provações e lutas que enfrentamos...
Somente Ele é a nossa fé ardente,
Nas convulsões do mundo tão descrente,
Repleto de ilusão e de perigo...
Somente Ele a luz do Eterno Bem,
Que seguir para sempre nos convém:
- Jesus Cristo, o Amado Mestre Amigo!...
(Página recebida pelo médium Carlos A. Baccelli, em reunião pública da Casa Espírita “Bittencourt Sampaio”, na manhã de sábado do dia 22 de Julho de 2023, em Uberaba – MG).
28.7.23
MAESTRO DIVINO
Arauto da Verdade que anuncia
O despontar de um novo e lindo dia,
Ao sol do Amor que a Vida resplendora.
Sob o bordão da crença que te escora,
Com o teu verbo inflamado de alegria,
Segue entoando a excelsa melodia
Ao longo do caminho que se enflora.
Não te emudeças ante a luta imensa,
Que hás de travar, vencendo a indiferença,
De tanta gente alheia ao que é benquisto...
Pois do teu canto de fraternidade,
Que há de ecoar por toda a Humanidade,
O Maestro Divino é Jesus Cristo!...
Eurícledes Formiga - Blog Espiritismo em Prosa e Verso.
27.7.23
CRISTÃO EM LUTA
Que te parece altruísmo,
Não é senão, em quem chora,
Outra forma do egoísmo.
*
Existe quem seja assim,
Que vive a chorar a esmo,
Nas dores que os outros choram
Tendo pena de si mesmo.
*
Quase sempre quem pranteia
O morto sobre o caixão,
Só chora pensando em si
Em igual situação.
*
Quem, de fato, ama alguém,
Agindo no bem sem pausa,
Jamais se restringe à dor
Que a dor do outro lhe causa.
*
Enquanto a dor de quem sofre
Não doer na pele nossa,
Falar que ama o seu próximo
Não há na Terra quem possa...
*
Eis a luta em que se bate
Quem, por cristão, se traduz:
No momento do Calvário,
Perseverar com Jesus!...
Eurícledes Formiga - Blog Espiritismo em Prosa e Verso.
26.7.23
USO DA INTELIGÊNCIA NO APERFEIÇOAMENTO DAS RAÇAS
Nunca será contrário às leis da natureza o uso da inteligência visando ao progresso, se a recebemos de Deus para que, sob a força do tempo, fôssemos co-criadores na Sua obra.
Jesus Cristo foi, igualmente, um portador da sabedoria divina, que veio nos ensinar como empregar todas as nossas possibilidades de servirmos de instrumentos para a nossa própria felicidade. Quantas coisas não foram descobertas pelos homens de ciência, que hoje trazem a paz e o conforto para a humanidade? Porém, em tudo isso é preciso que se desenvolvam paralelamente os sentimentos de amor, no sentido de que a inteligência não se perca em caminhos sinuosos.
A vida enobrecida é luz para todas as direções. É justo que compreendamos o valor da inteligência e não a empreguemos em rotas contrárias ao bem comum. A ciência, com o advento da Doutrina Espírita, pode tomar um banho de fraternidade, afim de que a fé possa alcançar e dar força maior à esperança, para novos dias.
Não são contrários às leis naturais, nem o foram em tempo algum, os esforços dos homens em descobertas que elevem as coisas no respeito que pede a própria natureza. Compete a todos nós, do mundo espiritual, ajudar no que é devido para as descobertas que beneficiam a humanidade, e que os homens estejam à altura de receber as dádivas, sem despertar em seus corações sentimentos contrários à caridade.
A perfeição é uma meta de luz e, no que se refere aos homens, esses não devem esperar somente de Deus o progresso das coisas; necessário se faz que as mãos humanas se movimentem para o crescimento de todas as coisas. Tudo estamos fazendo para que o Evangelho caminhe na frente da inteligência, dando-lhe direção, em nome d'Aquele que é a vida.
Os grandes cientistas que estão no mundo ou que já passaram por ele, não vieram a este planeta por acaso; são, por vezes, missionários que devemos respeitar e orar por eles, pois às vezes, não lhes sobra oportunidade para a prática constante das atividades religiosas.
É necessário recordar que nada se perde na vida. Mesmo os que combatem a verdade, quando se aliam a ela, tornam-se gigantes na inspiração divina. Como exemplo, citamos o apóstolo Paulo, a quem se referiu Jesus, quando disse a Ananias: "Vai, porque esse é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos Filhos de Israel (Atos, 9:15).
Para sermos salvos de todas as tempestades da consciência, é preciso buscarmos a perfeição, e a perfeição está em sermos retos em tudo que possa nos acontecer.
E os que ouviram disseram: Sendo assim, quem pode ser salvo? (Lucas, 18:26)
Para sermos salvos, não é preciso irmos contra a natureza; basta acompanhá-la nos seus caminhos do progresso. Cada um pode cooperar nas suas mais difíceis operações de amor, onde a verdade não falta. O homem, ainda mais, tem o dever de trabalhar para a evolução das plantas e dos animais, naquilo que tange aos seus progressos, mas, é necessário discernir, pois somente a Deus pertence a vida.
A vida está em Deus. Nós outros, homens, animais e vegetais, somos filhos do Senhor. O trabalho dos homens para a perfeição de tudo e deles mesmos é norma divina, na divina função de enobrecer a própria vida.
Livro: Filosofia Espírita - João Nunes Maia - Miramez
Livro a venda na LER Livros Revistas Papelaria
25.7.23
APONTAMENTO
Ontem abusaste da alimentação, hoje pretendias uma excursão inconveniente.
Referiu-se teu pai às necessidades do espírito com acentuada tristeza; todavia, longe de lhe entenderes a nobreza do gesto, buscaste, intempestivo, os braços maternos, na ânsia incontida de aprovação aos teus caprichos juvenis.
Foste, porém, injusto.
O jovem que recusa a orientação acertada dos mais velhos que lhe desejam o bem, procede qual lavrador leviano que reprova a boa semente.
Estimas as longas incursões no pomar, quando as laranjeiras se cobrem de frutos e quando a parreira deita uvas doces.
Acreditas, no entanto, que as árvores excelentes teriam crescido sem cuidado? Admites que a vinha não necessitou de amparo em pequena?
Todas as plantas, mormente as mais tenrras , sofrem insistentes perseguições de detritos e vermes . Sem carinhosas mãos que as protejam, ser-lhes-ia impraticável o desenvolvimento e a frutificação; muitos dias de vigilância requerem do pomicultor antes de nos atenderem na chácara.
Ignoras que o mesmo acontece no campo do coração?
As más experiências de uma criança acompanham-na a vida inteira.
Diz o provérbio: "Com o tempo, a folha da amoreira converte-se em veludoso cetim"; mas não podemos esquecer que também com o tempo as águas desamparadas e esquecidas se transformam em pântano.
Não te revoltes contra a sementeira de reflexão e bondade que o carinho paterno realiza em teu espírito.
Sobretudo, não te impressiones com a fantasiosa opinião de colegas de rua. O tempo dará corpo aos princípios inferiores ou superiores que abraçares e, enquanto o companheiro estranho ao teu lar pode ser o amigo de alguns dias, o papai ser-te-á o amigo e benfeitor de muitos anos.
Livro: Alvorada Cristã - Francisco C. Xavier - Neio Lúcio.
24.7.23
Tráfico de Carne Humana
De minha parte, devo dizer a você que, na condição de espíritas-cristãos, carecemos de conservar a fé acima de quaisquer tribulações, por piores sejam, que, neste quarto de século do Terceiro Milênio, vêm contribuindo para que o cepticismo quase se generalize entre os de espírito invigilante...
Mentalmente, você me arguiu: - “Dr. Inácio, como a Terra poderá vir a se tornar Mundo de Regeneração com tanta desumanidade entre os que nos consideramos criaturas humanas, inclusive promovendo o tráfico de carne humana?!... Crianças, adolescentes e adultos, principalmente, os que perambulam pelas ruas, com alguma debilidade psíquica, têm sido sequestrados para que os seus órgãos sejam arrancados e transplantados naqueles que pagam fortunas por eles, através da ação escusa de cirurgiões mercenários, regiamente remunerados para tanto?!... Depois, Doutor, os seus corpos são descartados como se fossem menos que animais, quando sabemos que os próprios animais nos merecem respeito na condição de nossos irmãos na escala evolutiva... Os seus corpos mutilados, dos quais quase todos os órgãos foram extraídos criminosamente, são incinerados, esquartejados e os seus restos encaminhados para alimentar cães e porcos... Eu não creio, Doutor, que, sem que ocorra uma grande “limpa” na Humanidade, a Terra venha, em curto ou médio espaço de tempo, ser um mundo melhor, o tão sonhado Mundo de Regeneração, que muitos esperam para daqui algumas décadas...”
Olha, minha irmã, eu estou com você no que tange ao tempo para que a Terra seja guindada à condição de Mundo de Regeneração, e também não acredito que tal venha a suceder sem que aconteça uma grande “limpa”, que a última pandemia ensaiou, mas não fez...
Muitos confrades e muitas confreiras que nos merecem respeito afirmam que, dentro de pouco mais de trinta anos, o Mundo de Regeneração será uma realidade, todavia, de minha parte, eu quase que multiplicaria por dez semelhante expectativa – a menos que, essa “grande limpa”, de fato, venha a ser um imenso tsunami que varra o orbe em todas as direções, porque, quando da pandemia, infelizmente, mais de 90% dos que foram vitimados pelos vírus, é gente muito boa, que, moralmente, desfalcou a Terra com a sua ausência involuntária.
Você me fala dos sequestros para a venda de órgãos humanos, mas... e as crianças pobres que desaparecem para serem imoladas nas seitas satânicas, as meninas e meninos vítimas de pedófilos e tarados sexuais que ainda fazem do planeta um mundo de horrores, quase pior do que a deplorável condição daquela “cidade estranha” que André Luiz descreve no livro “Libertação”?!...
Não obstante, minha cara, não percamos a fé em Deus e em Nosso Senhor Jesus Cristo, porque a “limpa” que você menciona já está se esboçando nas entranhas do inconsciente humano, e não vai demorar para que a Lei Divina faça com que ela emerja de suas profundezas, suscitando choro e ranger de dentes até mesmo deste Outro Lado da Vida, onde muitos de vocês, encarnados, imaginam que não mais sejamos portadores de glândulas lacrimais em nosso corpo espiritual, e, por este motivo, estejamos livres de prantear qual Jeremias pranteou por Jerusalém...
A Terra, um dia, será, sim, Mundo de Regeneração, no entanto, a respeito desse dia e hora, peço a você que me permita repetir o que disse Jesus: “...ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai.”
INÁCIO FERREIRA - Blog Mediunidade na Internet
Uberaba – MG, 23 de Julho de 2023.
23.7.23
Brincar de Deus
O que o homem faz hoje - ou supõe fazer - é brincar de ser Deus.
Não há nada mal nisso - antecipo logo.
Mas devo dizer que para imaginar-se como um deus necessita antes, no
mínimo, tentar entender como Deus pensa e sente.
Isso não é fácil, porém, não é coisa de outro mundo.
Se tomarmos em conta que Deus é a suprema inteligência e bondade, então
começaremos a caminhar mais proximamente do seu pensamento e sentimento.
Se não fizermos este esforço de divinização, então seremos simulacros de
Deus. Uma ideia pálida e delirante. Vazia mesmo! Eivada do mais profundo
egocentrismo.
E Deus é, acima de tudo, holocentrismo, isto é, Ele está aberto para o
bem do outro e não de si mesmo.
Por que afirmo isso?
Porque Deus, sendo a suprema bondade, respira somente amor. Amor
abundante ao outro, aos seus filhos, as suas criaturas de origem naturalmente
divinas.
O que perdemos, ao longo da estrada das nossas existências, é este
contato com Deus, melhor dizendo, esta familiaridade, esta intimidade com o
Deus que reside em nós.
Somos deuses - esta é a grande verdade! Não devemos jamais nos esquecer
disto.
Deus, em sua suprema bondade, repito, pede-nos unicamente que possamos
dar vazão a esta qualidade inerente a todos nós.
Portanto, se desejamos querer brincar de ser deus, necessitamos
primeiramente aprendermos a amar.
Por que afirmo isso?
Porque ao buscar copiar Deus no sentido de criar vidas inteligentes
utilizando os avanços da tecnologia da inteligência artificial e da biologia,
ou mesmo de outras tecnologias possíveis, o homem não deve esquecer jamais de
conjugá-los com a essência do pensamento e sentimento de Deus.
Se fizer isso, se estiver em sintonia com a essência divina que reina
dentro dele, então que sejam bem-vindos todos os progressos tecnológicos.
Como isso ainda não acontece, a tecnologia avançada em mãos erradas pode
se tornar trágica para a raça humana.
Jesus nos advertiu que onde estivesse o nosso tesouro estaria lá o nosso
coração.
A pergunta é simples e direta: onde está o tesouro, o valor supremo, dos
analistas tecnológicos e dos investidores?
Será que está no bem do ser humano ou a serviço de seus interesses
particulares?
Esta é a grande pergunta!
Se tivermos bons propósitos, a tecnologia beneficiará toda a comunidade
humana.
Se tivermos más intenções, a tecnologia provocará a derrocada
humana.
Pense nisso!
Reflita muito bem sobre isso!
Porque a sua vida, como a minha do lado de cá, vai depender muito dessas
decisões, infelizmente, de meia dúzia de pessoas.
O mundo nunca esteve tão delicado porque poucos podem muito, muito
mesmo, e a maioria esmagadora da humanidade pode bem pouco.
Se, porém, prevalecerem os valores ético-morais do Cristo e das grandes
filosofias e religiões da Civilização, então teremos absoluta esperança de que
dias melhores virão e que todos, indistintamente, haverão de compartilhar as
grandes benesses da tecnologia.
Se o ser humano se comportar como um ser humano, renderemos graças ao
Senhor.
Se, no entanto, inventar-se como um deus de terceira categoria poderá
estar criando um buraco profundo para ele mesmo se sucumbir.
Deus, que é todo amor, certamente não deixará que seus filhos pereçam
para a eternidade.
As sementes de sabedoria estão sendo espalhadas em toda parte e quando
elas começarem a crescer e gerar frutos, ninguém haverá de deter a força
esmagadora da paz, da fraternidade e do amor.
Hélder Câmara – Blog Novas Utopias
22.7.23
Apóstolo da Fé
(Página a Chico Xavier)
Sei
que te consumiste igual à chama
De
abençoada vela que produz
Sublime
claridade que reluz,
Como
reluz a alma de quem ama...
Em
ti, a luz do Céu que se derrama,
E
resplendeu, um dia, sobre a cruz,
Continuou
brilhando com Jesus
No
coração da crença que se inflama...
Estrela
que desceu da Imensa Altura,
Na
Terra iluminando a noite escura
Da
Humanidade a caminhar sem norte...
Foste
grande na luta meritória,
E
humilde, então, entraste para a História,
Apóstolo
da Fé vencendo a morte!...
Eurícledes
Formiga - Blog Espiritismo em Prosa e Verso
21.7.23
CURRÍCULO DE BONDADE
Quando desencarnei, ninguém queria saber qual era o meu nome, endereço, tampouco os títulos que eu possuía - aliás, ninguém queria saber nada de mim, nem me perguntava coisa alguma.
A minha consciência é que, insistentemente, me pedia contas.
A bem dizer, a minha condição de espírita nada significava, e nem significa até hoje.
Sem a intenção de ser redundante, o que vale é o valor - o seu valor pessoal, sem rótulos, ou faixas, de qualquer espécie.
Deste Outro Lado, a única coisa capaz de lhe valer é o seu currículo - o seu currículo de bondade! Porque, no fundo, é isto que irá proporcionar a você algum réstea de luz, para que, mesmo caminhando na escuridão, consiga evitar o abismo...
Não cometa a tolice de imaginar que, na Vida de além-túmulo, o espírita possa ser tratado com deferência. Privilégio, ou o famoso "jeitinho" brasileiro, é algo que por aqui não existe!
Chico Xavier dizia, e com razão, que os espíritas estavam desencarnando mal - estavam, e, em geral, ainda estão!
Sinceramente, o único predicado que eu invejo numa pessoa, seja ela qual for, é a bondade! Depois que a gente larga a carcaça, para quem é realmente bom, aqui todas as portas se abrem, e todos os caminhos se desimpedem! Em vez de ele pedir audiência com os anjos, são os anjos que pedem audiência com ele!...
Por isto, eis o conselho que lhe dou: teorize menos, e procure servir mais!
O mundo é um caldeirão que ainda vai continuar fervendo durante muito tempo... É possível que você vá desencarnar e tornar a reencarnar, nele encontrando amanhã quase tudo como está agora.
De uma encarnação a outra, o espírito melhora muito pouco... A evolução, para quem não se conscientiza, acontece quase que a passo de lesma - dessas que deixam o seu rastro gosmento no chão!
Não creia ser diferente.
Não estou querendo desanimar a quem seja, mas, se você se interessa pela Verdade, ei-la aqui de maneira nua e crua.
"Nosso Lar", a colônia espiritual que muita gente na Terra almeja habitar, tem muito mais católicos, protestantes, umbandistas, e até mais ateus, do que espíritas...
Não, não se creia o suprassumo, porque você não o é!
Como é que eu posso dizer isto?! Ser espírita é só acréscimo de responsabilidade espiritual - nada mais do que isto. O que nós já sabemos é mais que suficiente para que, pelos nossos erros, a nossa consciência nos penitencie por muitas e muitas encarnações.
Conheço muita gente que não quer saber o que a gente sabe só para não ter que responder pelo que respondemos, ou responderemos.
Deixe, pois, de professar o Espiritismo como quem toca um clube de futebol, ou um partido político.
Enquanto é tempo, pára de fazer "guerra santa" - contra os outros, e contra os próprios companheiros que você considera equivocados!
Guardião da Doutrina, você?! Ora! Aceite os meus pêsames...
Cuide-se, porque a morte lá vem chegando, e ela é uma locomotiva, que, para atropelá-lo, não pedirá licença!...
INÁCIO FERREIRA - Blog Mediunidade na Internet
20.7.23
ALVORADA CRISTÃ
As páginas de Neio Lúcio, consagradas à mente juvenil em todos os padrões da experiência física, são, em verdade, valioso curso de iluminação espiritual.
Sementeira de princípios renovadores, aqui
encontramos avançadas noções de justiça e bondade para a elevação da vida. E a
luta terrestre, em seus fundamentos, ainda mesmo considerada no setor
expiatório, resume-se na obra educativa para a eternidade.
A instrução é, sem dúvida, a milagrosa
alavanca do progresso. Sem ela, perseveraria a mente humana nos resvaladouros
da Ignorância, confinada á miséria, à ociosidade, a indigência e ao infortúnio,
através da delinquência na praça pública e da correção na penitenciária.
Mas não basta esclarecer a inteligência,
repetiremos ainda e sempre. É imprescindível aperfeiçoar o coração nos caminhos
do bem.
Nero, o tirano, era discípulo de Sêneca, o
filósofo.
Tito, o príncipe admirável, que costumava
dizer “perdi o meu dia”, quando a noite o alcançava sem algum gesto excepcional
de bondade, mandou massacrar mais de dez mil Israelitas doentes, abatidos e
mutilados, depois de arruinar Jerusalém.
Marco Aurélio, o Imperador virtuoso e
sábio, consentiu no morticínio de cristãos Indefesos.
Inácio de Loiola, maravilhosamente
bem-Intencionado, tinha o cérebro cheio de letras quando incentivou a
perseguição religiosa.
Marat, o demagogo sanguinário, era
jornalista de mérito e intelectual de renome.
Todos os fazedores de guerra, ditadores e
revolucionários, antigos e modernos, foram incubados no convívio de professores
ilustres, de páginas científicas, de livros técnicos ou de universidades
famosas.
Razão sem luz pode transformar-Se em
simples
Cálculo
Instrução e ciência são portas de acesso à
educação e à sabedoria.
Quem apenas conhece nem sempre sabe.
A cultura do espírito vai mais longe:
ajuda o homem a converter-se em santuário vivo, através do qual se irradia o
Poder Soberano e Misericordioso.
Necessário, pois, semear pensamentos
enobrecedores e santificantes, amparando a mente que recomeça a lição de
aprimoramento Individual.
Esquecer a Infância e a juventude será
desprezar o futuro.
Regozijando-nos, assim, com a tarefa do
amigo que nos doou estas páginas, cheias de sentimento paternal e de idealismo
superior, saudamos, em companhia dele, a alvorada sublime de amor e paz, que
resplandece, com Jesus, para a Terra de amanhã, regenerada e feliz.
EMMANUEL
Pedro Leopoldo, 21 de junho de 1948.
Livro “Alvorada Cristã” - Espírito de Neio
Lúcio - Psicografia de Francisco C. Xavier.
19.7.23
Oração proferida por Cipriana
Oração proferida por Cipriana no último capítulo do livro No Mundo Maior de Francisco C. Xavier – André luiz
<<Senhor Jesus,
Permanente inspiração de nossos caminhos,
Abre-nos, por misericórdia,
Como sempre,
As portas excelsas
De tua providência incomensurável...
Doador da Vida,
Acorda-nos a consciência
Para semearmos ressurreição
Nos vales sombrios da morte;
Distribuidor do Sumo Bem,
Ajuda-nos a combater o mal
Com as armas do espírito;
Príncipe da Paz,
Não nos deixes indiferentes
À discórdia
Que vergasta o coração
De nossos companheiros sofredores;
Mestre da Sabedoria,
Afugenta para longe de nós
A sensação de cansaço
À frente dos serviços
Que devemos prestar
Aos nossos irmãos ignorantes;
Emissário do Amor Divino,
Não nos concedas paz
Enquanto não vencermos
Os monstros da guerra e do ódio,
Cooperando contigo,
Em tua augusta obra terrestre;
Pastor da Luz Imortal,
Fortalece-nos,
Para que nunca nos intimidemos
Perante as angústias e desesperos das
trevas;
Distribuidor da Riqueza Infinita,
Supre-nos as mãos
Com teus recursos ilimitados,
Para que sejamos úteis
A todos os seres do caminho,
Que ainda se sentem minguados
De teus dons imperecíveis;
Embaixador Angélico,
Não nos abandones ao desejo
De repousar indèbitamente,
E converte-nos
Em teus servidores humildes,
Onde estivermos;
Mensageiro da Boa Nova,
Não permitas
Que nossos ouvidos adormeçam
Ao coro dos soluços
Dos que clamam por socorro
Nos círculos do sofrimento;
Companheiros da Eternidade,
Abençoa-nos as responsabilidades e
deveres;
Não nos relegues à imperfeição
De que ainda somos portadores!
Dá-nos, amado Jesus, o favor de servir-Te
E que o Supremo Senhor do Universo Te
glorifique
Para sempre.
Assim seja!...
17.7.23
PERSONALISMO - OUTRA VEZ!
Todavia, nesta semana, focarei, outra vez, a questão do personalismo, que, infelizmente, parece estar grassando entre nós de maneira assustadora.
Vejamos algumas falas, que, aqui e ali, facilmente poderemos anotar por sua sintomatologia:
- Ninguém entende mais de Doutrina do que eu, pois, há anos sou estudioso do assunto... (Será que, pelo menos, tem colocado em prática um pouco do muito que diz saber?).
- Especializei-me no conhecimento do passe... Tenho dado vários cursos a respeito!... (É provável que, em nenhuma Casa Espírita, quem assim o diz trabalhe na transmissão do passe).
- O meu tema é sexo... Tenho me aprofundado nele, inclusive estudado Psicologia! Precisamos quebrar tabus... (Em termos de sexualidade, estes "donos da verdade", quase sempre, são héteros ou homossexuais tendenciosos).
- Mediunidade é algo muito complexo... Escrevo artigos e livros a respeito, e faço conferências!... (Talvez, no entanto, nunca tenha frequentado uma reunião mediúnica, e, na prática, sequer saiba o que seja "incorporar" espíritos sofredores).
- Sobre caridade, eu tenho uma ideia completamente diferente... Nada de assistencialismo!... (Nada de assistencialismo, e nada de assistência também - só conversa!).
- O Espiritismo precisa ser científico... Carecemos de estudar "O Livro dos Espíritos" e "A Gênese"!... (Sou capaz de apostar que, do começo ao fim, nunca estudou a nenhum destes dois livros! Para impressionar o "eleitorado", quer mostrar ares de intelectual na tribuna...).
- Aqui no nosso Centro procuramos inovar... (Todavia, a renovação íntima está fora de pauta! Tal dirigente costuma ser mais grosso que corda de amarrar navio...).
- Os meus Guias me têm dito... (Os Guias dos médiuns só podem dizer o que eles sabem, e, na maioria das vezes, trata-se de opinião isolada - existem muitos Guias precisando ser guiados!.
- Convivi com Chico Xavier! Foi ele quem me orientou... (Quase sempre, isto não é verdade! O que se anda, indevidamente, usando o nome do Chico por aí é uma grandeza!).
- Sou espírita de berço, e, portanto, falo de cátedra... (Nenhum espírita, nem mesmo o de berço, está habilitado a falar de cátedra!).
- O meu Centro Espírita é filiado... E o seu, é?! (Sim, o "meu" Centro Espírita, graças a Deus, é filiado a Jesus Cristo! E o seu, é?!).
- A educação de filhos é um problema... Muitos espíritas que conheço têm falhado neste quesito!... (Este sequer lida com crianças na Evangelização Infantil - e quer ensinar aos pais como educar os seus filhos! Deveria, pelo menos, ser mais humilde, e não falar apontando o dedo em riste para os pais na plateia!).
- O meu currículo espírita inclui viagens ao Exterior... (Humm! E pelo interior do Brasil, falando nas Casas Espíritas mais pobres, inclui?!).
- Eu pertenço a tal "Associação"... (Ah, o Chico dizia que também pertencia a uma "AME" - à "Associação dos Mendigos Espíritas"!).
- Sou um ferrenho defensor da pureza doutrinária... (Eu fico com Jesus, que não lavava as mãos para comer... Pureza por pureza, meu irmão, eu fico com a minha sujeira que é capaz de ser mais limpa!).
- Nós fazemos um trabalho, que, da maneira que a gente faz, me parece ser o único... Queremos implantá-lo em vários lugares!... (Ora, pára com isto! Como diz um amigo meu, antes ouvir isto do que ser surdo!).
Se você escutou, nos últimos tempos, alguma coisa semelhante por aí, deve ser mera coincidência. Talvez, eu esteja exagerando, não é?!...
INÁCIO FERREIRA - blog Mediunidaded na Internet
16.7.23
Evangelho de Maria Madalena
Texto gnóstico encontrado em 1945 em Nag Hammadi, no Egito. São textos religiosos que contam a história de Jesus Cristo, apresentando uma visão diferente da vida e do ensinamento de Jesus daquela que temos na Bíblia. Conta a história de uma conversa entre Jesus e Maria Madalena após a ressurreição de Jesus. Ela é apresentada como uma discípula privilegiada, que recebeu ensinamentos especiais de Jesus.
O Evangelho de Maria Madalena foi rejeitado pela Igreja Católica como um texto apócrifo. Isso porque apresenta uma visão diferenciada da vida e do ensinamento de Jesus. No entanto, o Evangelho de Maria Madalena é um texto importante para o estudo do cristianismo primitivo e do gnosticismo. Nos ajudando a entender melhor as diferentes crenças e práticas que existiam no primeiro século do Cristianismo.
Karen L. King esclarece: “A redescoberta do Evangelho de Maria agora fornece direta evidência dos argumentos do Cristianismo inicial em favor da liderança de mulheres, e nos permite ver que as opiniões que excluíam mulheres eram nada menos que um lado de uma questão ardentemente debatida” (King, 1993: 601).
A confusão de Marias nos Evangelhos Canônicos. O nome Maria parece ter sido muito popular na época de Jesus. As Marias mencionadas nos evangelhos canônicos são:
– Maria da Betânia, a irmã de Marta e Lázaro (Lucas 10:38-42 e João 12:03-11)
– Maria Madalena (Lucas 8:02; Marcos 15:40 e 47, e 16:01)
– Maria, a esposa de Cléofas (João 19:25)
– Maria, mãe de José (Marcos 15:47)
– Maria, mãe de Tiago (Marcos 16:01)
– Maria, mãe de Tiago e de José (Marcos 15:40), às vezes duvidosamente identificada com a Mãe de Jesus (Marcos 6:03)
– a outra Maria, mencionada em Mateus 28:01
– Salomé, depois conhecida como Maria Salomé nas lendas medievais (Marcos 15:40 e 16:01) e
– a pecadora arrependida, identificada depois no Cristianismo Ocidental com Maria Madalena (Lucas 7:36-50).
Excluindo Maria, mãe de Jesus, a identificação e a distinção de uma Maria com outra, nas passagens dos Evangelhos Canônicos, dependem, em muitos casos, de interpretações. O Cristianismo Ortodoxo do Oriente nunca aceitou a identificação de Maria Madalena com a pecadora arrependida ou a prostituta penitente. Nesta vertente, ela sempre foi vista como uma virtuosa companheira de Jesus, a qual, juntamente com outras, lhe assistia em suas despesas e lhe acompanhava nas viagens (Lucas 8:01-04).