5.9.24

Logoterapia

 Somos todos viajantes no deserto da vida, e a cada momento, estamos caminhando em direção ao desconhecido. O que carregamos em nossos corações é o que realmente define quem somos, não as posses materiais, não o status, mas as escolhas que fazemos quando ninguém está olhando. O verdadeiro caráter de uma pessoa é revelado na solidão, na escuridão, quando não há ninguém para aplaudir ou criticar. E é nesses momentos, quando enfrentamos nossas batalhas internas, que descobrimos nossa verdadeira força. Não importa quantas vezes você caia, o importante é quantas vezes você se levanta e segue em frente, com coragem, com dignidade, e com a certeza de que a jornada, apesar de árdua, é o que realmente nos transforma. Porque, no fim, não se trata de onde você chegou, mas de quem você se tornou ao longo do caminho.

Autor: Viktor Frankl, Em Busca de Sentido (1946)
Muito boa reflexão. Eu Toninho Barana diria, que sabemos sim para onde estamos caminhando, temos dificuldade em admitir, pois queremos ocultar que nossos pensamentos e nossa vontades são ainda muito desarmoniosos e atrapalhados, mas o progresso é inevitável. Se não for feito com estudo e trabalho em benefício do nosso próximo, será com o sofrimento, pois o Pai nos criou simples e ignorantes mas com a perspectiva de nos tornarmos anjos, trabalhadores da seara do Mestre, mesmo que leve quantas encarnações se fizerem necessárias.
A logoterapia é um passo na ligação entre ciência e religião
A expansão da logoterapia nos dias que correm é mais um dado que comprova não estar muito distante o momento em que se dará na Terra a aliança entre a Ciência e a Religião, um fato antevisto por Allan Kardec, que escreveu, 146 anos atrás, que são chegados os tempos em que a Ciência, deixando de ser exclusivamente materialista e levando também em conta o elemento espiritual, e a Religião, deixando de ignorar as leis orgânicas e imutáveis da matéria, como duas forças que são, apoiando-se uma na outra e marchando combinadas, prestar-se-ão mútuo concurso.
Sistema teórico-prático de psicologia criado pelo médico psiquiatra vienense Viktor Frankl, a logoterapia tornou-se mundialmente conhecida a partir do livro Em Busca de Sentido (Um Psicólogo no Campo de Concentração), em que Frankl expôs suas experiências nas prisões nazistas e lançou as bases do seu pensamento. De acordo com Allport, "trata–se do movimento psicológico mais importante de nossos dias".

Nenhum comentário:

Postar um comentário