29.3.23

TUDO NA NATUREZA

Comentários Questão 677 do Livro dos Espíritos

Tudo na natureza trabalha, cada um na sua espécie, onde Deus lhe determinou operar. Embora pareça automático o movimento de vida da natureza, há inúmeros agentes de Deus impulsionando com inteligência o mourejar de todos os reinos.
Árvores e animais trabalham, em sentido mais profundo, não somente para se manterem vivos; todas as divisões da natureza laboram crescendo. Em tudo que existe, Deus depositou algo mais importante para ser despertado. Se não notamos progresso nos animais e nas plantas, como no ser humano, é porque ele não é visível tanto quanto nesse último, no entanto, há uma maturação, pode-se dizer, uma fermentação da inteligência, que no amanhã pode despertar convenientemente.
O transformismo está na lei divina: a luz que sai do Grande Foco se transmuta em variadas formas, cresce no seu despertar e se divide ao infinito; o animal trabalha no seu modo de ser, e o crescimento de cada espécie vai mudando o modo pelo qual ele deve trabalhar. No princípio, ele opera para garantir sua vida física, para depois a tarefa ir se aperfeiçoando,de modo que todo o trabalho se funde e espiritualiza pelos pensamentos, que engloba todos os recursos usados até então.
Trabalhamos pensando, trabalhamos olhando, trabalhamos falando e trabalhamos fazendo. As modalidades são inúmeras. Cada vez mais podemos glorificar a Deus pelo labor mais perfeito.
Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: homem, estão perdoados os teus pecados. (Lucas, 5:20)
A fé se acumula na consciência pelo trabalho no bem, logo é fruto do trabalho na lavoura da mente. Desta forma, ela limpa as faltas cometidas e é fonte do trabalho para a cura de todas as enfermidades das criaturas. Tudo na natureza acumula vida e experiências, de modo a enriquecer o campo de vida da alma.
Não percamos tempo; aproveitemos todos os ensejos que vierem a aparecer em nossos caminhos, pois essas oportunidades passam e se não as aproveitarmos, ficamos às margens do caminho esperando que venham outras. Valorizemos o trabalho, seja qual for; façamo-lo com amor, para que a alegria cresça em nossos corações. Esforcemo-nos no esquecimento de todas as ofensas e amemos a Deus em tudo o que sentirmos. Passemos a amar, igualmente, ao próximo, com todo empenho, que esses gestos far-nos-ão conhecer a verdade que nos tornará mais livres.
Em muitos casos, um sorriso é um bom trabalho; ele pode levar às criaturas mais vida e mais esperança, dependendo dos sentimentos que conduzem essa expressão de amor.
Mesmo cuidando de nós mesmos, não nos esqueçamos da perfeição espiritual. Que o ato de lavar o corpo, de vestir a roupa, de comer, de respirar, sejam todos feitos com harmonia, porque harmonia é trabalho para a nossa paz.
Livro: Filosofia Espírita - João Nunes Maia - Miramez
Livro a venda na LER Livros Revistas Papelaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário