19.3.23

Carinhar

Uma aventura maravilhosa é viver.
Não temos consciência ainda de quão é maravilhoso viver.
O que acontece, na maioria das vezes, é que estamos demasiadamente preocupados com o ganho da vida material e nos esquecemos, deliberadamente, de lembrarmos da essência da vida.
A vida nos convida a contemplarmos cada coisa e cada ser vivente que nela existe.
É desta contemplação que vamos admirá-la cada vez mais e ao Pai Amantíssimo por também fazer parte da obra divina.
É maravilhoso saber, por exemplo, que somos irmãos primeiros das flores.
Já notaram como elas sorriem diariamente para nós? Elas se abrem pela manhã e nas noites elas se acasalam de amor com a natureza. Elas se manifestam de plena beleza para nossos olhos admirarem seu frescor e suas cores maravilhosas.
É maravilhoso conviver com nossos irmãos pássaros.
Já pararam para olhar o seu movimento febril e dançante de árvore para árvore? Eles passeiam e cantam. Cada um parece que deseja mostrar que seu canto é mais belo do que o do outro. Uma disputa maravilhosa de sons e encanto.
Há animais que nos procuram com a sua doçura e paz. Um animalzinho certa vez chegou bem pertinho de mim e olhando com olhos de “pidão” me falou baixinho como se eu entendesse o seu linguajar:
- Me faz um carinho, quero tanto um carinho.
Como pude deixar de ofertar para ele uns afagos e ele depois saiu sorridente. Era como se dissesse:
- Graças a Deus, alguém olhou para mim.
É isso mesmo, a natureza nos pede carinho, acolhimento, admiração. E mesmo que não façamos isso, ela, incansavelmente, todos os dias, faz o seu papel grandioso de nos acarinhar a vida.
Mas eu quero lembrar também de nossos irmãos de caminho, de mim e de você.
Nós também gostamos de carinho e atenção.
Não há um só ser vivente que não deseje ser ouvido e que alguém lhe dê a mão ou um abraço que toque ao coração.
Somos assim, como se diz, bichos carinhosos, mas precisamos ofertar o nosso carinho para que desperte no outro a mesmíssima vontade de igualmente carinhar.
Desperte em você, logo, a vontade de ir ao encontro de seu irmão de caminho e fazer nele um afago, seja ele qual for, mas diga a ele com os olhos, com as mãos, com a voz, o quanto ele é importante para você.
Eu quero dizer, em alta e boa voz, que onde estou, tenho a felicidade de encontrar tanta gente que se levanta de sua paralisia existencial somente porque lhe damos atenção e carinho.
É tudo que precisamos!
Um abraço, meu querido irmão, minha querida irmã, e que Deus te abençoe com muita vida e muito amor.
Helder Camara - Blog Novas Utopias

Nenhum comentário:

Postar um comentário