27.3.23

Lógica Divina

Os estudos teológicos são abundantes em afirmar que a lógica divina é incompreensível para os homens. É uma lógica toda especial. É única e indizível. Mas o que podemos apreender dela?
Algo que podemos supor, imaginar, é que ela é soberanamente justa.
Não se poderia conceber jamais que a Fonte Criadora de tudo e de todos fosse ser injusta com a sua criação. Inconcebível pensar dessa forma.
Ela tem uma lógica diferenciada que não se trata da lógica compreendida pelos homens - uma lógica absolutamente limitada de entendimento.
O que podemos afirmar numa alusão à Justiça Divina é que ela se encarrega de “ajustar” a tudo que existe. Aparentemente ela poderia parecer injusta, mas, no fundo, não é.
Não é porque o homem ainda não consegue açambarcar o todo. Ele é limitado pela compreensão das suas ideias atuais. Isto o limita no entendimento da realidade e da verdade.
Portanto, a lógica humana é, por esse modo, limitadíssima, uma vez que não compreende como realmente as coisas funcionam, daí imaginar que a humanidade ainda passará por contínuas revisões no seu modo de pensar e agir.
O que temos hoje já é melhor do que se tinha até um passado recente, mas, indiscutivelmente, é bastante limitada.
Sendo assim, o que inferirmos como certo ou errado estará completamente no campo da relatividade.
Um aspecto poderoso dessa lógica divina diz respeito ao que somos.
Uma pessoa que imagina ser apenas uma estrutura de carne e ossos vai ficar no meio do caminho para entender a lógica divina, pois que ela é intrinsecamente espiritual na sua essência.
Casar-se, batizar-se, confessar-se e outros procedimentos da liturgia católica, por exemplo, seguem a um rito de lógica da Igreja e não se assegura, de modo algum, a salvação celestial, mas para aqueles que acreditam nela isto se torna imprescindível. É uma lógica a parte e que deve ser respeitada.
Usei a lógica que me é cara para dizer a tantos que respeitem a lógica de cada um porque elas fazem sentido de algum modo, mesmo que não compreendamos.
A lógica divina, lembro bem, é universal, e não apenas local.
Isso é poderoso imaginar porque se não está circunscrita ao nosso planeta, devemos deduzir que há muito a descobrir sobre nós e esse é um ponto a se investigar cada vez mais e, com isso, atualizarmos a lógica que detemos.
Jesus trouxe-nos a lógica do amor como caminho maior para a salvação das nossas almas.
Ao entender essa lógica, de modo algum podemos ficar de braços cruzados diante das situações da vida. É uma lógica que, por si só, impõe um movimento, uma ação, e não uma contemplação.
A lógica do amor não é passiva, é extremamente ativa.
Sigamos essa lógica para direcionarmos as nossas vidas.
Não há outra lógica melhor na Terra.
Creia nisso!
Helder Camara - Blog Novas Utopias

Nenhum comentário:

Postar um comentário