12.12.22

Natal Verde-Amarelo

Papai Noel,
o senhor me desculpe,
mas, neste Natal,
vou te dispensar a indumentária
tradicional,
para que, ao Brasil,
com o seu trenó
e as suas renas,
venhas vestido de verde-amarelo,
as cores predominantes
de nossa Bandeira!...
Sempre ficaste lindo
em tua veste encarnada,
todavia,
meu bom velhinho,
em ano de Copa do Mundo,
e congêneres,
embora o meu cepticismo
em relação ao Hexa,
eu me consolaria muito,
e até me emocionaria,
se, pela chaminé de minha casa,
na Terra,
ou no Mais Além,
chegasses de verde-louro,
esfuziante,
feito reluzente pepita de ouro
da Amazônia,
coberta do musgo
de nossa rica Floresta,
cobiçada pelo mundo inteiro!...
Querido Papai Noel,
como diz a canção,
vou fazer o meu pedido
para o dia de Natal:
não quero ouro nem prata,
nem o Hexa,
ainda que o fosse o Hepta,
eu não quereria –
quero sim,
emoldurada pela tua linda barba,
feita de algodão,
tão macia e tão terna,
que estejas trajado,
da cabeça aos pés,
de verde-amarelo –
com as tuas renas
e o teu trenó voador estrelejado –
uma constelação
de 27 estrelas! –
e, em vez do “Feliz Natal”,
cantasses,
em dim-dim-dom,
“Ordem e Progresso”,
Ordem e Progresso”...
Ho, ho, hô!...
O senhor me desculpe,
porém,
neste ano da Graça
de Nosso Senhor
Jesus Cristo,
se não for para que venhas
de verde-amarelo,
não precisas vir,
nem neste ano,
nem no outro,
nem mais em ano algum,
porque, doravante,
Papai Noel para mim,
só não será fake,
e só não será mentira
e fraude,
se estiver sob a chancela da
Bandeira do Brasil!...
 
INÁCIO FERREIRA - Blog Mediunidade na Internet
Uberaba – MG, 11 de Dezembro de 2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário