25.7.22

ELEMENTAR, MEU CARO WATSON!

Elementar, meu caro Watson!
Desculpe-me a brincadeira, mas se você não fica satisfeito com a tese que defendemos de que Chico Xavier foi a reencarnação de Allan Kardec, nada posso fazer...
Sendo o Espiritismo a doutrina da Reencarnação é natural que o fenômeno continue sendo estudado, exaustivamente, por aqueles que por ele se interessam - sinceramente, de minha parte, não vejo qualquer heresia doutrinária no assunto!
Por exemplo: os que são contrários à tese afirmam que o Codificador era um homem de personalidade austera, ao passo que Chico era cândido em excesso, como o seu próprio nome...
Eu não concordo - não com a candura de Chico, mas com a impossibilidade que atribuem a Kardec de ser incapaz de um sorriso, ou mesmo de uma ironia fina...
Quando o Professor Rivail - que ainda não era Kardec - manteve o seu primeiro contato com Zéfiro, que havia sido seu contemporâneo, e subalterno, nas Gálias, o descontraído espírito saudou o antigo chefe druida, com efusão: - Salve, caro pontífice, três vezes salve!... Correspondendo àquela inocente pilheria, longe de se agastar, Rivail respondeu, arrancando sorrisos de todos os que se encontravam na casa da família Baudin: - Minha bênção apostólica, prezado filho!...
Um pouco mais tarde, na casa da Sra. Cardonne, hábil leitora das linhas da palma das mãos - era, pois, uma quiromante -, ela lhe disse que observava com ele o signo daTiara Espiritual... - Quereis dizer que serei Papa? - gracejou o futuro Codificador. - Se isto tivesse de acontecer, não seria certamente nesta existência!...
Depois de oito anos, encontrando-se, de novo, com a Sra. Cardonne, Kardec, com o senso de humor que não lhe transparece nos quadros da época, diz a ela que ainda não estava sentado no trono de São Pedro...
Ao que, enfática, respondeu a respeitável dama:
- Não sois, de fato, o chefe da Doutrina Espírita, reconhecido pelos espíritas do mundo inteiro? Vossos escritos não constituem a lei? Não se contam aos milhões os vossos adeptos? Existe algum homem mais autorizado que vós em assunto de Espiritismo? Não vos dão espontaneamente os títulos de Pontífice e até mesmo de Papa?!...
Penso, Watson, que se a resposta de Kardec tivesse sido registrada, ouviríamos mais ou menos o que Chico Xavier disse a um repórter que, igualmente, o chamara de Papa do Espiritismo:
- Papa, eu?! Só se for papa de angu, na panela!...
Com o meu abraço, pedindo-lhe elementarmente, meu caro Watson, eu que sou um admirador seu e de Sherlock Holmes, que não me queira mal, sempre o amigo,

INÁCIO FERREIRA - Blog Mediunidade na Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário