21.7.22

Acolhimento Total

Uma vez, chamado a falar na Basílica do Carmo, por ocasião do dia santo dedicado a Maria Santíssima, confesso que senti certo frêmito ao falar.
O que era aquilo que se apoderava de mim?
Era uma força que me levava para frente. Algo que exprimia santidade. Elevava-me aos céus.
Um dia, contei esta minha experiência transcendental para o meu amigo Marcelo Carvalheira. Ele olhou-me, de alto a baixo, e disse-me sorridente como sempre fazia:
- A mãe de Deus tinha que realmente vir ao teu encontro, Helder, afinal, tu não a deixas sozinha um minuto sequer.
Rimos juntos com a sua tirada bem humorada.
No fundo, porém, guardava aquele argumento de meu bom amigo muita verdade.
É a Maria que sempre recorro nos momentos de dor e de intemperança.
Poderia recorrer a Jesus diretamente, mas parece que alguns filhos, como eu, sentem-se como mais aproximados à sua Mãe querida. É como se disséssemos a nós mesmos: vamos incomodar o mestre Jesus agora não, deixa para quando as coisas ficarem mais apertadas. Enquanto isso, vamos recorrer a Maria, nossa mãe querida!
É uma brincadeira com fundo de verdade.
Não é que não tenhamos afinidade e proximidade com o Nazareno, não se trata disso, mas é que o coração materno tem segredos que homem algum pode alcançar. É um jeito especial de ser acolhido.
Talvez por esta razão, nós marianos, nos sintamos muito à vontade uns com os outros, porque partilhamos deste mesmo sentimento de acolhimento total de Maria.
Neste dia em que se comemora no meu Recife a data de Nossa Senhora do Carmo, venho a ela e aos meus irmãos em Cristo dizer:
- Ave Maria!
O Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto de vosso ventre, Jesus!
Mas, neste instante sublime de reverência ao teu nome santo, desejo pedir pelos meus irmãos de caminho, sabendo antecipadamente que tu nunca os abandonas.
Há os que choram de dor nas calçadas e hospitais. Estai com eles nesta hora!
Há os que suplicam a misericórdia para que deixem de vez as suas labutas de sofrimento e solidão. Mãe santa, ficai com eles!
Há os que sentem fome, Mãe! Quero pedir comida e abrigo para todos eles, agora e sempre!
Há os que vivem na desesperança destes dias difíceis. Peço-vos que olhe, em especial, para cada um deles, no sentido de não desejar evadir-se da vida terrena.
Há aqueles que faltam a fé, ó, meu Deus, ficai com eles, Maria, a sustentar a sua ausência de paz interior.
De todos os males, há um que desejo destacar neste momento e te peço, de antemão, não nos deixe ficar presos no esconderijo do egoísmo febril. Aquele que isola as pessoas e as destacam erroneamente na multidão. Peço por eles e por todos os nossos irmãos de caminho.
Jesus e Maria, neste momento sublime e santo, peço-vos paciência para toda a humanidade. Para que possamos juntos superar as iniquidades destes dias que virão.
Terás mais trabalho, eu bem sei, mas não será sem tempo que tu abrigarás cada um destes teus filhos jogados ao relento das suas próprias vidas.
Ficai com o Pai, Maria, para junto a Ele e a Jesus derramar graças e esperanças para todos nós.
Agradecido sempre pelo teu amor incondicional, teu filho
Helder Camara - Blog Novas Utopias

Nenhum comentário:

Postar um comentário