1.2.22

O CARÁTER DO VERDADEIRO PROFETA

 Comentário Questão 624 do Livro dos Espíritos

O verdadeiro profeta é de caráter nobre, dentro da nobreza de Deus, porque somente fala a verdade, e por vezes ela lhe custa a própria vida física, como sucedeu ao Divino Amigo Jesus.

É fácil de ser reconhecido o homem de bem, pela sua vida, que ajuda outras vidas. É ele o homem que ama e em todos os seus passos ele prega e vive o amor. Todas as religiões são dignas de respeito, alguns dos religiosos é que são falsos dentro da própria comunidade.

O Espírito, para ser elevado, não precisa certamente de freqüentar tais ou quais religiões, mas que faça a caridade com amor. O missionário legítimo é aquele homem que respeita aos outros, que não fere, que não insulta, que não critica, que não tem ódio, que não tem inveja nem ciúmes, que perdoa sempre as ofensas alheias, que segue a linha de Jesus, vivendo os Seus preceitos, que o Evangelho registrou pelo poder do amor dos Seus discípulos.

O Mestre partiu para planos superiores, mas enviou falanges e mais falanges de Espíritos puros, para a carne e fora dela, a fim de dar continuidade à Sua mensagem de fraternidade universal. E esse trabalho continua a ser feito pelo poder dos anjos; notadamente aparece na França o Consolador prometido por Jesus há quase dois mil anos, na forma de uma Doutrina, para ensinar as mesmas coisas que disse Jesus e, ainda mais, o que o povo de Sua época não suportaria ouvir. Esse Cristianismo renascente se chama Doutrina Espírita, filosofia abençoada pela Luz, que somente nos traz paz e trabalho, nos traz luz e entendimento.

Nesse processo de maturidade das almas, nos vinte séculos passados, volta Jesus para levantar os caídos, alimentar os famintos e instruir os ignorantes, curar os enfermos e tranqüilizar os corações sofredores. É bom que anotemos o feito do passado, para nos inteirarmos do que ele pode fazer no presente, nas claridades modernas, face a face com a razão.

Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu, e ele se levantou (Marcos, 9:25). Jesus, voltando desta forma, estende as mãos para todos nós, encarnados e desencarnados, de todas as filosofias do mundo, e ordena que nos levantemos da ignorância, berço no qual dormimos, erguendo-nos com Ele para a luz da verdade. É o "educar e instruir" do Espiritismo, doutrina ditada pelo Espírito de Verdade que, por onde passa, liberta. E esse é o caráter do verdadeiro cristão, que passa abençoando e servindo, aprendendo e ensinando, amando e perdoando, falando das vidas sucessivas e mostrando que ninguém morre, e o que semeamos colhemos, que com a mesma medida que medirmos seremos medidos, amando a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Esse é o verdadeiro profeta, que esquece o mal e somente vive no bem, que esquece o ódio e vive no amor, que esquece a injúria e vive no perdão.

O verdadeiro espírita se encontra integrado na luz do Cristo e em si faz brilhar o Cristo de Deus, porque essas coisas são motivos de glória da vida e pela vida.


Livro: Filosofia Espírita - João Nunes Maia - Miramez

Livro a venda na LER Livros Revistas Papelaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário