27.11.20

SOFRER

Ao sofrer, reflita bem: por que estou nesta condição?
Por que o Pai me permitiu que eu assim chegasse?
Estas perguntas são importantes para que tenhamos a dimensão exata do que passamos.
Se estamos nesta condição é porque há algo maior que permitiu que eu estivesse assim, que eu passasse por esta privacidade. Não tem remédio melhor no mundo do que sofrer para aprender. Como somos ainda muito teimosos em não aprender pelo raciocínio provocamos a dor para reparo do erro.
Se todos nós soubéssemos os males que cometemos diariamente a outrem e a nós mesmos tomaríamo-nos de espanto. É incrível o quanto saímos do lugar certo das coisas, o quanto nos dispersamos em pensamentos toscos, o quanto falamos asneiras, sem falar naquilo que agimos em desaforo dos outros, ou, às vezes, deliberadamente, o que é pior.
O sofrimento, meus filhos, aparece como mecanismo reparador das nossas falhas. Grita lá dentro de nós que precisamos mudar, que as coisas não são assim como pensamos.
O que fazemos com a dor?
Como agimos quando somos deparados com tais situações?
Corremos a nos socorrer de toda forma. O que vier pela frente para nos livrar daquele incômodo topamos tudo. Não medimos esforços. E é assim, é? É. Para fazer o bem nos demoramos, para resolver os nossos males, decorrente dos nossos erros, apelamos.
Apelamos para tudo. Apelamos para os santos da Igreja Católica. Apelamos para o centro espírita ou terreiro de Umbanda. Procuramos o pastor ou queremos nos livrar daquela mal-querença num átimo de segundo.
Por que não tentar ver com aquela situação onde erramos? Será tão difícil assim? Pare um pouco para pensar, criatura de Deus. Se deu errado é porque tem alguma coisa errada, é lógico. Mas não, insistimos, insistimos, sem saber o porque e quanto mais mexemos mais difícil fica a resolução daquele problema.
Meus filhos, cuidai imediatamente de aprender com os vossos erros. Não há mais tempo a perder. Escutai as vossas falas interiores que gritam por reparação dos erros e por uma modificação na postura de viver.
Toda vez que você ouvir esta vozinha interior verá que ela só fala ao seu favor e tudo pode começar a se encaixar novamente.
É isso aí!
Helder Camara   - Blog Novas Utopias

Nenhum comentário:

Postar um comentário