5.3.15

REGRESSO AO MUNDO DOS ESPÍRITOS

Questão 287 do Livro dos Espíritos

A chegada das almas ao mundo espiritual é sempre diferente, cada uma levando o que tem para apresentar ao mundo da realidade. Certamente que a chegada de um justo é toda envolvida pela alegria. Aqueles que vêm ao seu encontro, após a quebra de seus laços com a carne, lhe oferecem flores de luz, e o ambiente é de verdadeira paz, de harmonia que alimenta, fazendo brilhar em todos os corações a esperança.
A chegada dos bem-aventurados é cercada de glórias. Eles receberão as bênçãos pelo que abençoaram, encontrando os frutos pelas qualidades das sementes semeadas em seu percurso no mundo.
Já o Espírito inferior que deixou em seu rastro na Terra somente confusão, que aproveitou os dons espirituais para distorção das leis, que esqueceu o tempo, matando-o com a inércia, que usou os pensamentos somente para destruir lares e complicar a sociedade, que alimentou por toda a sua vida as paixões inferiores, é recebido pelos seus iguais, onde a tristeza e a negatividade tornam o ambiente irrespirável e o magnetismo é toldado pela ignorância que domina. A negligência fê-lo esquecer o amor e, não acreditando na caridade, desencarna sem rumo. Ele não sabe para onde vai e, por vezes, nem onde se encontra.
As variações das chegadas são inúmeras; tudo é de acordo com a evolução de quem se desprende da matéria. O amor de Jesus é tão grande em favor da humanidade, que Ele mesmo veio, pisou na Terra, andou com os homens e conversou com eles acerca das verdades do mundo espiritual, e para tanto foi e voltou, cumprindo a promessa e mostrando a Sua grandeza como guia espiritual de todos os povos.
Se queremos chegar bem ao mundo da verdade, observemos o Evangelho do Senhor. Procuremos dar as mãos e persuadir aos que nos acompanham pela palavra e pelo exemplo, divulgando os Seus preceitos, que estaremos ajudando no preparo para a chegada desses irmãos, no amanhã, ao mundo espiritual, onde chegarão com os olhos abertos para a luz do entendimento.
Dias e noites se sucedem na Terra, chamando os homens para pensarem mais nas coisas do Espírito e fazerem as mudanças indispensáveis, como que a acender luzes no coração, pela magia do amor, com o fósforo da caridade.
Os livros que narram a vida dos discípulos do Mestre e descrevem seu retorno ao mundo espiritual enchem de esperança o coração do leitor, pela beleza dessa chegada, conseqüência de uma vida de lutas e de vitórias sobre si mesmos. Por que não fazemos o mesmo? Não temos mais tempo para pensar; já sabemos, e o mundo todo reconhece, que Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida.
Pensar para escolher o quê? Movamos as mãos no bem, que esse bem em forma de caridade coletiva nos dará a certeza de que chegaremos à pátria espiritual do mesmo modo que os primeiros cristãos, martirizados no Coliseu de Roma, por amor à causa da Boa Nova. Eles cultivaram as virtudes no coração e se esqueceram de todo o mal, produto de ilusões que deprimem, nublando todo o caminho.
Exortemos a nós mesmos todos os dias e avancemos em direção ao sol da verdade, o único que liberta todas as criaturas dos males criados por ela mesma. Se esquecermos o mal e perdoarmos todas as ofensas, com amor, fiquemos seguros da nossa chegada de luz, ao ingressarmos na eternidade de paz.
 

Livro: Filosofia Espírita - João Nunes Maia - Miramez

Nenhum comentário:

Postar um comentário