42 –Como poderemos compreender, pelo Espiritismo, o preceito da
Psicologia que afirma a experiência dos nossos cinco sentidos como todo o
fundamento de nossa vida mental?
-O Espiritismo esclarece que o homem é
senhor de um patrimônio mais vasto, consolidado nas suas experiências de outras
vidas, provando que o legítimo fundamento da vida mental não reside, de maneira
absoluta, na contribuição dos sentidos corporais, mas também nas recordações
latentes do pretérito, das quais os fenômenos da inteligência prematura, na
Terra, são os testemunhos mais eloqüentes.
43 –Estabelecendo a psicologia do
mundo como sede da memória, do julgamento e da imaginação, as partes do cérebro
humano, cujas funções não são ainda devidamente conhecidas pela Ciência,
retardam a solução de um problema que só pode ser satisfeito pelos conhecimentos
espiritistas?
-Distante das cogitações de ordem divina, a psicologia
terrestre efetua essa procrastinação, até que consiga atingir o profundo
estuário da verdade integral.
44 –Poderá a Psicologia chegar a uma solução
cabal do problema das desordens mentais, denominadas anormalidades
psicológicas?
-Movimentando tão-somente os materiais da ciência humana, a
Psicologia não atingirá esse desiderato, conservando-se no terreno das
definições e dos estudos, distantes da causa.
Os conhecimentos do mundo,
porém, caminham para a evolução dessa ciência à luz do Espiritismo, quando,
então, seus investigadores poderão alcançar as soluções precisas.
45 –A
psicanálise freudiana, valorizando os poderes desconhecidos do nosso
aparelhamento mental, representa um traço de aproximação entre a Psicologia e o
Espiritismo?
-Essas escolas do mundo constituem sempre grandes tentativas
para aquisição das profundas verdades espirituais, mas os seus mestres, com
raras exceções, se perdem na vaidade dos títulos acadêmicos ou nas falsas
apreciações dos valores convencionais.
Os preconceitos científicos, por
enquanto, impossibilitam a aproximação legítima da Psicologia oficial e do
Espiritismo.
Os processos da primeira falam da parte desconhecida do mundo
mental, a que chamam de subconsciente, sem definir essa cripta misteriosa da
personalidade humana, examinando-a apenas na classificação pomposa das palavras.
Entretanto, somente à luz do Espiritismo poderão os métodos psicológicos
aprender que essa zona oculta, da esfera psíquica de cada um, é o reservatório
profundo das experiências do passado, em existências múltiplas da criatura,
arquivo maravilhoso em todas as conquistas do pretérito são depositadas em
energias potenciais, de modo a ressurgirem no momento oportuno.
Da obra
“O Consolador” – Espírito: Emmanuel – Médium: Francisco Cândido Xavier
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