5.8.22

Crer ou Compreender

   Muitas pessoas que procuram os Centros Espíritas vão em busca de soluções para problemas diversos, que não estão conseguindo resolver pelos meios habituais. Antigamente, em muitos centros espíritas, ao chegarem perturbadas, doentes, intranqüilas, eram encaminhadas para a chamada "mesa da caridade" a fim de desenvolver mediunidade. Atitude evidentemente errada.
   Esta foi uma época de conhecimentos empíricos, onde se fundava centros espíritas por missionarismo, com total ignorância doutrinária de médiuns e guias, que apesar da boa vontade e boas intenções, não estavam aptos a dirigir uma Casa Espirita, porque apenas acreditavam, e o conselho de Allan Kardec é o de que, "Antes de Crer é Preciso Compreender".
   Hoje, via de regra, a pessoa é encaminhado a um setor do Centro onde vai conversar, expor seus problemas e dificuldades, para então ser encaminhado ao setor competente para auxiliá-lo, pois o caso pode envolver desde mediunidade à distúrbios psiquicos, emocionais, indução à doenças, como obsessão, distúrbios psiquiátricos e até carências materiais.
   Somos de opinião que a primeira impressão de quem chega à Casa Espírita é fundamental para que se sinta segura apoiada, e permaneça na casa. Entretanto, no desejo de ajudar, não podemos deixar passar uma falsa imagem do espiritismo. Se a pessoa veio em busca de coisas que o Espiritismo não pode lhe dar, é necessário esclareça-la para que tome conhecimento daquilo que a Doutrina Espírita oferece.
   Quase sempre ao chegar ao Centro Espírita o consulente já percorreu muitos lugares, submeteu-se a inúmeros tratamentos, participou de Work shops, leu literatura de auto-ajuda e muitas outras coisas. Não raro, o Espiritismo constitui-se na sua última esperança, e é natural que ele procure o passe, a cura, a consolação para que se reacenda a esperança, mas é preciso que após o tratamento ele seja estimulado a estudar, esclarecer-se, a adquirir o conhecimento espírita que poderá transformá-lo na sua intimidade, e levá-lo a mudar interiormente, e fazer as correções necessárias para não incindir nas mesmas falhas que o desequilibraram.
   O Espiritismo poderá lhe dar uma nova visão do homem e do mundo, mas através do estudo. É este estudo que lhe abrirá perspectivas do conhecimento sobre Deus, criação, alma e a sua imortalidade, reencarnação, progresso, causa e efeito, mediunidade...
   Mas não basta tomar contato intelectual com esses conceitos extraordinários. É preciso meditar sobre eles, compará-los com os conhecimentos anteriores, digerí-los como o alimento, o pão do espírito, para que, assimilado pela inteligência, possa circular por todo organismo do novo adépto, saturar as suas células, fazer parte do seu eu interior, pois somente assim transformará realmente a sua vida. 

Amílcar Del Chiaro Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário