27.4.22

MELHORES CONDIÇÕES

Comentário Questão 634 do Livro dos Espíritos
As melhores condições que Deus deveria criar para os homens, Ele já o fez em todos os sentidos na vida e pela vida. Se Ele é todo amor e todo sabedoria, como criticá-Lo e dar-Lhe conselhos?
Pela visão fraca do homem, cujos limites parecem não sair da própria atmosfera, o homem deveria ser criado para não sofrer essas limitações e desde o princípio gozar da felicidade tão almejada por ele. No entanto, Deus sabe o que fazer, nos dando certa liberdade e nos convidando para o crescimento, onde o esforço próprio é motivo da alegria de viver.
Os Espíritos foram criados simples e ignorantes, mas trazendo guardado no cofre da consciência, em estado de sono, todas as qualidades dos anjos, a serem despertadas pelos esforços de cada criatura,
A Doutrina dos Espíritos está doando aos homens modalidades inúmeras de os homens despertarem, mostrando regras e conceitos de luz, de modo a cada um andar com mais proveito, aproveitando o tempo para conhecer a si .mesmo, aparando arestas e fazendo ambiente para o seu crescimento espiritual. Mas, no fundo, tudo vem de Deus, esse ser que ainda desconhecemos, porém, já temos a certeza de contar com um Pai de amor, que somente nos deseja o melhor.
Se ainda te faltam melhores condições na tua vida, consulta a consciência; se ainda continuas a duvidar, ora e vigia; se ainda não entendeste, trabalha com amor em todos os rumos da tua existência que, esperando, Deus não esquece Seus filhos de boa vontade, e dá a todos o mesmo carinho e as mesmas oportunidades de elevação.
Deus deixa que Seus filhos escolham seus próprios caminhos, mas vigia para onde eles vão. Com o passar dos tempos, devemos ir nos libertando de certas dependências, no sentido de sermos guiados pela consciência, onde se encontram as leis vivas criadas por Ele e escritas na profundidade dos seres. Sem incentivar o egoísmo, nem alimentá-lo, o certo é que o Espírito aprende. Depois de Deus, tudo depende do homem, de onde vem a sua própria salvação, a sua cura de todos os males e a sua iluminação interior. Enquanto estiver buscando fora o que já traz por dentro, ele não passa de homem primitivo.
O "conhece-te a ti mesmo" é a revelação da mais alta lei de vida e de verdade. Não existem melhores condições para a libertação da alma do que essa de conhecer as suas forças e saber usá-las. Quando já estamos trabalhando em favor dos outros, é o caminho se abrindo para nós, sem o trabalhador atinar para essa verdade. Em todo trabalho que fazemos em favor dos outros, estamos ajudando é a nós mesmos. Os outros somente são verdadeiramente ajudados quando passam a conhecer a si mesmos.
O que chamamos de bem e mal são condições necessárias que Deus permite, para o despertamento dos valores das almas; se assim não fora,não existiria o mal. Para que os homens compreendam as leis na sua profundidade, são necessários ainda muitos milênios na purificação dos seus sentimentos. São vidas e mais vidas em cadeia, respeitando as mesmas leis de Deus, com diferenciações de acordo com o grau alcançado.
O mal não se encontra na natureza, porque ele não existe como se expressa o termo; o que realmente existe são processos de despertamento das qualidades imortais do amor, que se divide ao infinito para a felicidade de todos os filhos de Deus, porque Ele é o Pai, fonte do bem universal
Livro: Filosofia Espírita - João Nunes Maia - Miramez
Livro a venda na LER Livros Revistas Papelaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário