19.9.21

O ÁLCOOL É O PROBLEMA DE DROGAS NÚMERO UM ENTRE OS JOVENS


A ampla disponibilidade, a generalizada facilidade de aceitação e a extensa promoção das bebidas alcoólicas dentro da nossa sociedade fazem do álcool a droga de maior uso e abuso.
. O uso do álcool está generalizado. Quando chegam à última série do curso secundário, quase todos os estudantes já experimentaram bebidas alcoólicas: dois em três são consumidores atuais; um em vinte são consumidores diários; e quase quatro em dez consomem cinco doses consecutivas ou mais pelo menos uma vez a cada duas semanas.
. A bebida tem efeitos acentuados sobre o corpo. A grande ingestão de bebida, feita com rapidez, como acontece geralmente com os jovens, altera sem demora o raciocínio, a visão, a coordenação e a fala e freqüentemente leva a um comportamento perigoso que assume riscos. Como os jovens têm corpo menos pesado do que os adultos, o jovem absorve álcool no sistema sanguíneo com maior rapidez do que o adulto e exibe maior dano por  um período maior. O uso do álcool não somente aumenta a probabilidade de envolvimento num acidente como também aumenta o risco de 
ferimento grave num acidente por causa de seus danosos efeitos sobre numerosas partes do corpo.
. Os acidentes rodoviários relacionados com o álcool são a principal causa de morte entre os jovens dos 15 aos 24 anos de idade. O uso do álcool é a principal causa dos acidentes de trânsito que envolvem motoristas adolescentes. Além do mais, cerca da metade das mortes de jovens em afogamentos, incêndios, suicídios e homicídios está relacionada com o álcool.
. Qualquer bebida alcoólica pode ser usada erradamente.  Ao contrário da crença popular, beber cerveja ou vinho pode ter efeitos similares aos do consumo de bebidas "fortes". Uma garrafa de cerveja, um copo de vinho ou uma garrafa de vinho  cooler contém mais ou menos a mesma quantidade de álcool etílico que um drinque feito com  bebida forte. Aqueles que dirigem  "sob a influência" do álcool apresentam maior probabilidade de terem bebido cerveja.
. O uso do álcool cedo na vida está associado com a subseqüente dependência desta droga e com os problemas de saúde relacionados. Os jovens que usam o álcool a uma idade mais baixa apresentam maior probabilidade de usá-lo grandemente e de experimentar problemas relacionados com o álcool que afetem seu relacionamento com a família e os amigos no final da adolescência. Seu desempenho escolar tem a probabilidade de sofrer  e eles a de serem vadios. Eles também apresentam maior probabilidade de abusarem de outras drogas e de se verem em dificuldades perante a Lei ou, quando se trata de moças, de engravidarem.
Apostila CEFAK - Centro Espírita Fraternidade Allan Kardec 

Nenhum comentário:

Postar um comentário