18.6.21

Anunciação

Quando Maria completou 12 (doze) anos, o sumo sacerdote convocou os viúvos e jovens não casados da tribo de Judá e pediu que cada um trouxesse um bastão. Em seguida, decidiu que aquele a quem Deus mostrasse um sinal seria o esposo de Maria. A escolha caiu sobre José que relutou, pois, segundo ele, aos 90 (noventa) anos já era viúvo de idade avançada e todos iriam zombar dele. Mas mesmo assim aceitou a escolha de Deus.
Estando em Nazaré, Maria foi com seu cântaro apanhar água na fonte e quando estava retirando a água, um anjo lhe anunciou que ela era bendita entre todas as mulheres.
Lucas narra esta visita do anjo Gabriel da seguinte forma: "No sexto mês o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. Entretanto onde estava, disse-lhe: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!" Ela ficou intrigada com essa palavra e pôs-se a pensar qual seria o sinal da saudação. O anjo, porém, acrescentou: "Não temas, Maria! Encontraste graça junto de Deus. Eis que conceberás no teu seio o darás à luz um filho, e tu o chamarás com o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado filho do altíssimo, e o Senhor lhe dará o trono de David, seu pai; ele reinará na casa de Jacó para sempre, e o seu reinado não terá fim." Lucas 1:26-38.
Não podemos deixar de registrar o grande espírito que foi Maria com a sua disponibilidade e fé inabalável em aceitar incondicionalmente a missão que Deus lhe confiou.
Avaliando-se a dificuldade inerente a uma jovem anunciar que seria mãe sem conhecer homem, numa época em que a mulher era apedrejada por adultério, é um fato que merece registro. No entanto, ela humildemente se submete à vontade de Deus e ao pronunciar para o anjo: "eis aqui a serva do Senhor faça-se em mim segundo a tua palavra". Lucas 1:38.
Deus sabe quem são os seus escolhidos e Maria foi a representação deles, pois foi, através dela, que recebemos a luz espiritual que habitou entre nós: JESUS.
Livro: O Evangelho e o Cristianismo Primitivo - Severino C. da Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário