25.9.23

Conexão Divina

  A presença de Deus está em toda a parte.
Ele está aqui agora entre nós a nos elevar os pensamentos, a nos dirigir as ações, a influenciar nos nossos atos.
Para isso ocorra, no entanto, nós devemos nos entregar a Ele de toda a nossa alma e entendimento.
E o que significaria isto entregar-se a Deus?
Significa nos despojar de tudo aquilo que alimenta a nossa alma para nos atrasar no nosso progresso espiritual e, consequentemente, nos afastar Dele.
Eu sei que você poderia estar pensando:
- Mas eu não consigo estar sempre pensando em Deus. A vida é muito corrida, é muito cheia de atrapalhos, de idas e vindas, de altos e baixos, de tudo aquilo que nos afasta da comunhão com Deus.
É verdade! É claro que é verdade que os estímulos terrenos dos afastam de Deus. Concordo plenamente! Mas este é justamente o grande desafio humano: estar com Deus quando tudo a sua volta conspira para afastar-se Dele.
Ora, meus queridos irmãos e minhas queridas irmãs, se eu estou imerso em Deus todas as minhas ações estarão conectadas no seu pensamento e vontade, então eu terei a propensão natural de reproduzir a sua soberana vontade no meu dia a dia.
Não estou querendo dizer com isso que já somos capazes de proceder dessa maneira, muito pelo contrário, todos nós, inclusive eu, não conseguimos nos distanciar completamente das influências que nos dispersam do encontro verdadeiro com o Pai Maior.
Isso acontece, em boa parte, porque nos afastamos deliberadamente de alguns comportamentos que nos ajudaria a nos aproximar do Altíssimo.
E o que seriam estes comportamentos benéficos para nos deixar mais perto do Criador?
Um deles - e talvez o mais importante - seja o estado de permanente oração.
- Impossível, dom Hélder, ficarmos o tempo todo orando. Isto é impraticável nos dias de hoje.
Também concordaria plenamente, no entanto, você se esforça para tentar orar durante o seu dia quando isso é possível?
Uma oração não precisa ser de cinco a dez minutos para podermos nos conectar com o Criador. Uma rápida saída do que estamos fazendo e fixarmos o nosso pensamento Nele, segundos que sejam, já representa uma boa oração. E isto todos podem fazer.
Além do mais, orar, no sentido mais amplo, é se comunicar, é se expressar. Então, toda vez que você elogia alguém, fala bem de alguém, tem uma inclinação natural para o bem, por si só, por este comportamento voltado para o bem, você automaticamente já está orando.
Se orar é se aproximar de Deus pelo pensamento, mas também pelas ações, fazer o bem já representa uma grande oração.
- Mas dom Hélder, eu também terei dificuldades de fazer o bem o tempo inteiro. Isto é coisa para santo como o senhor.
Não, mil vezes não!
Primeiramente, porque não sou santo coisíssima nenhuma.
Em segundo lugar, repito, porque todos temos altos e baixos, mesmo quem está vivendo fora da matéria física. Aqui também eu me desequilibro, me distraio, me permito sair do nível de pensamento que deveria estar. Nesse momento, eu me desconecto de Deus. Aí, então, eu tenho que perceber isto imediatamente e me reconectar.
É assim também com você! Manter um padrão de vibração espiritual equânime é desafio maior de todos nós.
A prática da meditação; a preocupação em avaliar os próprios atos cotidianos; o examinar contínuo de seus pensamentos; o exercício do autocontrole; e o perdoar-se, são procedimentos que nos ajudam a manter esta equanimidade com o Pai a que me referi.
É um embate diário!
E um exercício sem tréguas!
É uma conquista gradual!
Nada de cobrar-se excessivamente, mas estar em vigilância e poder repetir os atos de conquista espiritual e inibir, pouco a pouco, as discrepâncias de comportamento.
É assim que se consegue, devagar e sempre, manter os pensamentos e os atos em conexão com o Pai Criador.
Coloque este desafio como meta de sua vida.
Porque quando nós conseguimos, minimamente que seja, esta aproximação com o Pai Maior, nossa vida ganha um colorido especial. Nosso espírito se enobrece. Nossa alma vive em intensa e contínua harmonia interior.
Ninguém disse que seria fácil, mas também não podemos deixar de registrar os enormes benefícios de nos mantermos, o tempo que pudermos, nas águas do pensamento do nosso Pai Amantíssimo.
Oremos hoje!
Oremos agora!
Oremos sempre!
Helder Câmara - Blog Novas Utopias

Nenhum comentário:

Postar um comentário