13.5.22

Vigilância

Faz-se necessário, nos dias atuais, muita vigilância. Vigilância consigo mesmo e vigilância perante as situações diárias. Todos nós precisamos estar atentos com os fatos que nos ocorrem para, com isso, ter uma postura mais adequada na vida.
A propósito, venho vos dizer que essa vigilância está pautada nos pensamentos que alimentamos. Quando nos alimentamos de pensamentos sãos, quando nos vestimos com as nossas melhores intenções, quando fixamos a nossa atenção nas coisas de Deus fica mais fácil exercer esta vigilância.
Quando penso em Deus, quando fixo o meu pensamento no Pai Criador, vejo-O atuar sobre a minha vida e me guiar nos meus raciocínios diários, mas é necessário eu estar conectado com Ele. Esta conexão se dá quando pensamos em algo que se identifique com Ele, com algo que seja da Sua natureza.
Conectar-se a Deus é fazer coisas boas no cotidiano.
Conectar-se ao Pai requer segurança nos propósitos.
Conectar-se ao Criador faz com que pensemos mais nos outros do que em nós mesmos.
Conectar-se com o Altíssimo representa se despojar de todas as vaidades e imperfeições para colocar-se ao Seu serviço.
Não há fórmulas mágicas de conexão com o Maior, cada um tem o seu jeito próprio, mas é indispensável para o bem-viver manter-se em pensamento elevado, em atenção redobrada para que possamos amainar as pressões diárias ou tirar delas bom proveito.
Quando estava entre vocês, no corpo físico, eu buscava ler mais quando algo estava dando muito fora do planejado, quando percebia que as coisas não iam bem. Lia e orava. Eram um santo remédio e, logo-logo, eu estava novamente conectado ao Criador Deus-Pai.
Por que, no entanto, isto é tão importante?
Na prática mesmo, para dizer numa linguagem bem direta, é para não fazer besteira.
Quando não estamos em vigilância, quando estamos com a guarda desguarnecida, então todo tipo de pensamento pode nos invadir a alma e estaremos sujeitos às investidas não muito desejadas.
Quando estamos em alerta, sintonizados com os outros e o meio-ambiente, nossa possibilidade de errar, de cometer deslizes, diminui.
A tudo agradeço ao Pai. Ele já me fez escapar de muitas ciladas. As armadilhas são constantes na nossa vida, mas quem está de "butuca"atenta sabe discernir o joio do trigo, dispensar o que não nos faz bem e seguir adiante. Isto exige exercício e determinação, mas é fácil conseguir com o tempo.
Fiquem atentos, meus irmãos, não deixem que a luta do dia-a-dia faça vocês menores ou com a iminência de alguém passar-lhe a rasteira.
Fiquem atentos e depois, o nosso Deus-Pai tudo resolve.
Fiquem com Ele sempre.

Helder Camara 

Nenhum comentário:

Postar um comentário