10.1.21

Vida Boa

Do que é feita a vida, meus irmãos?
De muita coisa, não é verdade, de uma imensidão de coisas que não dá nem pra falar direito, mas tem coisas que ficam mais marcadas na nossa mente.
Uma delas é o desconforto com o que chamamos de sofrimento. Sofrer é a pena que recebe aqueles que não gostam de aprender com a vida, porque sofrimento nada mais é do que um teste, com hora marcada, que cada um de nós passa, e que se souber direitinho qual é a lição a ser aprendida, vai passar com nota boa. Agora, querer passar sem estudar, aí não dá certo não.
Eu sofro todas as vezes que teimo em não querer ver em mim as coisas que precisam de remendo, ou melhor, de conserto mesmo.
A vida está aí para ser vivida, quem tem olhos para ver e ouvidos para ouvir vai aprender a lição rapidinho e não vai repetir de série.
O sofrimento é para quem não estuda a si próprio. É para quem deixa pra lá as lições do dia a dia. É pra quem esquece de fazer o dever de casa e depois fica reclamando da vida.
Isso não pode não.
Não venha culpar a vida pelo que você fez dela.
Não vá colocar na mão de Deus o que é responsabilidade sua.
Não vá transferir para outra pessoa o que você deixou de fazer.
Eu vejo muita gente por aí reclamando da vida.
- Calunga, eu não tenho mais dinheiro pra nada.
- Minha vida está um inferno, tudo que eu faço dá errado.
- Esse homem não me quer mais, o que foi que eu fiz para ser tão infeliz?
- Blá, blá, blá...
É uma queixa só!
Ninguém se pergunta o porquê a vida está desse jeito.
Ninguém se pergunta o que fez para a vida estar desse jeito.
Todo mundo é santo.
Todo mundo faz as coisas certinhas.
Ora, será mesmo?
Será que não é uma forma distorcida de ver a vida que faz a sua vida estar sempre de cabeça para baixo.
Você dá ordens a sua mente sobre como é a vida, o mundo, as pessoas, e quando a realidade mostra que é diferente você rejeita os fatos, então o problema não é mundo, minha filha, é você. Seu jeito torto de ver a vida. Aí vem o sofrimento. É a teimosia de querer que todos funcionem do jeito que você acha que tem que ser.
O mundo não está troncho porque é obra de Deus. Bote Deus nisso não. O mundo está troncho porque as pessoas, boa parte delas pelo menos, estão tronchas.
Se você se endireitar, então o mundo vai tomar jeito.
Quando você vê a vida com outros olhos, olhos mais generosos, mais realistas, mais próximos do que está acontecendo e entende isso, aí a vida terá outro colorido, ficará mais bela, mais interessante e você vai se sentir mais feliz.
Eu tenho uma vida tranquila do lado de cá. É tanta gente boa circulando por aqui. Aí eu faço minha parte e está tudo bem.
- Mas Calunga, você está no céu, aí as coisas ficam mais fácil de acontecer.
Não é isso não, minha filha, porque tem gente com juízo frouxo por aqui também – e não é pouca não -, mas é que a lei de sintonia vale pra aí e vale pra aqui também.
Quando eu sintonizo no bem vem o bem pra mim.
Quando eu sintonizo o que não presta, eu arrasto estas coisas pro meu lado, tem milagre não.
O único milagre que a gente pode fazer - e está ao nosso alcance - é o milagre da vida boa.
Vida boa é conversar assunto interessante, instrutivo, que eleve a inteligência e os sentimentos, que dê tranquilidade à alma.
Vida boa é pensar no bem, é fazer o outro feliz o quanto você puder, e distribuir o que você tem de melhor para ele.
Vida boa é não ficar se encucando com coisas que não te levam pra lugar algum.
Vida boa é ter a consciência tranquila de que fez aquilo que tinha que fazer, que não meteu a mão naquilo que não era seu, que foi correto nas suas relações, que foi leal aos seus melhores princípios.
As pessoas que se dão mal na vida é porque não se concentraram naquilo que elas têm de melhor e depois ficam inventando desculpas esfarrapadas para justificar os seus tropeços.
Eu estou bem porque tento me melhorar. Não pensar em coisas que vão me atrasar, andar pra trás. Isto é vida boa.
Pense nisso e tente remexer seu miolos de vez sem querer ficar procurando nos outros aquilo que você pode fazer.
É isso aí!
Calunga - Blog de Carlos Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário