7.2.13


Questão 193 do Livro dos Espíritos
    SUBIR E DESCER
    As leis, criadas por Deus não permitem que o homem, em uma reencarnação, desça, espiritualmente, mais baixo do que na reencarnação anterior. Isso seria dizer, e mesmo acreditar, que acontece a regressão.
     O espírito não regride; ele sempre avança para frente e para o alto. O que pode acontecer é a alma descer socialmente; regressão material é escola para o espírito; no entanto, o que aprendemos nunca mais esquecemos, pois, significa despertamento. Os valores espirituais adquiridos irradiam sempre em todas as reencarnações.
    O que por vezes acontece, é que o espírito em boas condições intelectuais pode voltar à Terra em outra vida física, sem condições de se expressar, o que, contudo, não significa regressão. O que ele sabe, está registrado para a eternidade. Ser-nos-á de grande valor conhecermos o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, e mediante o conhecimento, esforçarmo-nos para praticá-lo, mesmo que seja na gradação que a vida nos apresenta, porque nesse esforço constante nascerá em nós uma luz que nunca se apagará, capaz de nos trazer para o coração momentos de paz e de alegria, a nos dizer que existe a felicidade.
    A lei soberana é subir espiritualmente; descer, somente para as formas que são transitórias e educativas. Recebemos condições de estudos pelas nossas necessidades. Deus está presente em toda a criação, e mais visível no centro da alma. Temos valores enormes que desconhecemos dentro da consciência, e eles são nossa segurança nos caminhos da eternidade. Compete a nós outros buscá-los, encontrá-los e absorvê-los. Essa é a nossa parte, a parte do filho cujo Pai Se empenha para que ele a conheça.
    O homem pode descer na posição social até o zero, se essa for a vontade do Pai, se essa descida servir-lhe de educação para o aprimoramento. É por esse motivo que a alma passa de país para país, de família para família, sempre trocando de posições sociais. É, pois, um movimento constante, e é esse exercício que lhe faculta as reencamações, que o espirito imortal conhece a verdade.
    Quando encontramos homens que nascem mutilados nos seus sentidos, não quer dizer que esses homens regrediram espiritualmente. A regressão é aparente, pois a alma conserva no seu reservatório de vida as lições assimiladas na grande escola de Deus: a vida, a natureza. Subir é uma realidade, descer uma ilusão.
     Apeguemo-nos ao Evangelho de Nosso Senhor, da forma que Ele revive no Espiriitismo, que as lições de reformas, de entendimentos e de amor clareiam os pensamentos e dão forças para a vida que devemos levar em busca da libertação.
    Conhecemos o valor da Ciência, da filosofia ou outras direções que podem expressar as leis da Ciência; no entanto, não devemos nos esquecer do amor que, em forma da Divindade, traz em si todas as nuances de vida e de paz para os corações.
     Fora dele, não haverá estabilidade para os espíritos. Assim falamos, porque a Ciência e a Filosofia precisam, para viver, desse mesmo Amor.
Livro: Filosofia Espírita IV João Nunes Maia - Miramez

Nenhum comentário:

Postar um comentário