7.6.24

Sobre as Religiões Cristãs.

 Jesus foi formado na religião Judáica, com graduação para comandar reuniões nas Sinagogas. Nos últimos três anos de sua pregação passou a ser mal visto pelos Fariseus, que interpretavam as Escrituras baseados em dogmas, cumpridores rigorosos das práticas exteriores de culto e de cerimõnias, contrários ao partidarismo e inimigos dos inovadores. A eles Jesus justificava-se dizendo não ter vindo para "mudar as leis, mas para dar-lhes seguimento" disso resultou a crucificação de Jesus pelos romanos, precionados pelos religiosos judeus.
Jesus não deixou uma nova religião formada, ele vivia exemplificando como um cristão deveria proceder. Pouco tempo após a crucifação os apostolos liderados por Pedro e Paulo foram responsáveis pelo Cristianismo Primitivo do qual derivam várias seitas e religiões ocidentais fruto de divergências e disenções.    Toninho Barana
Trecho do livro Análise Espírita de Milton Felipeli:
A genalogia da "fé", bem como o avançado movimento pentencostalista no Brasil, podem ser examinados da seguinte maneira:
1- Do tronco católico surgiram os protestantes, que mais tarde deram origem aos pentecostais;
2- Em 1054 ocorreu a primeira cisão do catolicismo, originando a igreja ortodoxa;
3- Em 1517, Martinho Lutero, monge agostiniano deflagou a reforma protestante, rompendo com a "santa sé";
4- Em 1533, o rei Henrique VII, da Inglaterra, liderou uma nova cisão católica, de onde nasceu a igreja anglicana;
5- Em 1536, João Calvino provocou outra reforma protestante. Dessa reforma calvinista derivam a maior parte dos grupos evangélicos, incluindo presbiteriano e batista.
6- No século 18, na Inglaterra, John Wesley insurgiu-se contra o anglicanismo e criou uma nova igreja: metodista;
7- A igreja batista chegou ao Brasil no século passado. Nos anos sessenta, surgiu a Igreja batista renovada;
8- No mesmo periodo, aparece entre nós a igreja presbiteriana, sob influência do pentecostalismo. São independentes e carismáticos.
9- O movimento pentecostal, intitulado "Despertar Religioso", iniciado nos Estados Unidos em 1901, nunca foi uma igreja, porem possui numerosas variações religiosas;
*Evangelho Quadrangular (1928)
*Evangelho Quadrangular do Brasil (1942)
*Comunidade da Graça (dissidência do Evangelho Quadrangular)
10- Um forte movimento presbiteriano atinge imigrantes italianos em Chicago, Estados Unidos, com idéias pentecostais e encontra em um lider negro, Seymour, um expressivo agente para influenciar vários grupos marginalizados.
11- É fundada a igreja batista sueca, que oferece cultos destacando os poderes do Espírito Santo.
12- Em 1910, dois integrantes da igreja batista da Suécia chegam ao Brasil, em Belém, Para, trazendo na bagagem ideias novas sobre o pentecostalismo batista.
13- Em 1911, os suecos Vingrem e Daniel Berg, rejeitados pelos batistas, criam em nosso país a Assenbléia de Deus, o maior grupo pentescostal do Brasil.
14- Em 1950, surge o movimento Brasil para Cristo, do pastor Manoel de Melo, que foi posteriormente sucedido pelo seu filho Paulo Lutero de Melo.
15- Em 1962, como dissidência do movimento "Brasil para Cristo", aparece "Deus é Amor", praticando exorcismos e milagres em profusão.
16- Ampliadas as raizes da "Congregação Cristã", criada por Louis Francescon, imigrante italiano nos Estdos Unidos. No Brasil, foi organizado, em 1910, o primeiro grupo pentecostal.
17- È criada no Brasil, a igreja "Nova Vida", em 1960, destinada aos membros da classe média, com poucos templos.
18- Em 9 de julho de 1977, é fundada a "Igreja Universal do Reino de Deus", do bispo Edir Macedo que se insurgiu contra as orientações de Robert Mc Alister, bispo da igreja Pentescostal "Nova Vida" e cria a sua própria igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário