10.3.14


Razão do Sofrimento

- Porque sofro demais é que estou aqui, por favor, me ajude, Dom Hélder.
- Calma, minha filha, vou ver o que posso fazer. Confie em Deus, Todo Poderoso, e as coisas podem se resolver.
- Não sei, Dom Hélder, tenho feito preces e mais preces e parece que Ele não me ouve.
- Ouve, sim, minha filha, mas Ele responde de seu jeito.
- Então, eu não ouvi ainda o que Ele quer me dizer, se é que disse alguma coisa.
- Minha filha, o que eu posso fazer por você enquanto Deus não responde de seu jeito.
- Dom Hélder, tenho duas filhas pequenas, de pais diferentes. Eles só queriam o “bem bom” e depois deixam a gente na rua da amargura. Elas, frequentemente, não têm o que comer, mas tenho como morar. Se não fosse uma puxadinha que minha mãe deixou eu fazer, eu estava morando era no meio da rua.
- Sei, imagino que sua vida seja de tormentos, mas o que eu posso fazer é falar com alguém que lhe dê um emprego e se tiver alguma coisa de alimento lá na dispensa podemos organizar um farnel, mas você tem que encontrar a causa do seu sofrimento para não sofrer mais. O que acha que lhe aflige tanto?
- Não sei, Dom. Eu queria alguém que me levasse a sério, que não quisesse somente dormir comigo e mais nada, mas eu não encontro.
- Será que você está procurando direito, minha filha?
- Tenho, Dom.
- Tem mesmo?
- Bem, eu tenho a minha graça e se me simpatizo com alguém dou bola para ele e aí...
- E aí vêem estas menininhas que nada têm a ver com as suas simpatias inconsequentes.
- Mas homem é tudo uma coisa só, Dom, não querem outra coisa, não querem responsabilidade.
- Não creio que são todos assim, acho que talvez você não esteja procurando direito, mas, por enquanto, o que vale mesmo é você procurar um emprego, que vou lhe ajudar, e tocar a sua vida. Quer um conselho?
- Diga, Dom.
- Dê um tempo para homem, pelo menos enquanto até as suas crianças crescerem um pouco mais. Você vai ter que priorizar a sua vida para elas de agora em diante.
- É mesmo, mas o que faço com as minhas carências?
- Troque por trabalho, dê em carinho para suas filhas, venha me ajudar nas tarefas por aqui, se quiser, o importante é colocar a sua atenção e energias em outras coisas, até tudo se arrumar.
- Sei não...
- Talvez esteja aí a razão de seu sofrimento, minha filha. Na vida tudo tem a sua hora e o jeito certo de fazer. Não será que você é muito impaciente e precipitada?
- Pode ser, mas todo mundo merece ser feliz, Dom.
- É certo que todo mundo tem direito a felicidade, mas não uma felicidade qualquer conquistada a qualquer preço. É preciso também pensar se a felicidade de hoje não será a infelicidade de amanhã.
- Parece que é o meu caso.
- !
- É, Dom. Vou seguir aos seus conselhos e dar um tempo, por enquanto, a homem, mas se aparecer um bem intencionado?
- Pense bem antes de fazer qualquer trela.
- Está bem!
Meus queridos irmãos, reproduzi acima um dos diálogos dos muitos que tive com os meus irmãos na nossa sacristia que me procuravam pedindo algum tipo de ajuda. Maioria das vezes, encarnava-se de teimosia e a imprevidência. Na vida é assim, o que a gente não pensa direito antes de fazer pode trazer consequências por muito tempo.
Pense nisso!
Helder Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário